Era setembro/outubro de 2018 e ainda existia uma editora batizada pelo titã que era dono do tempo.
Infelizmente, a editora teve o mesmo destino do titã.
Eu mesmo tinha perdido a fé no meu
pledge.
Todavia, pela intervenção do sacro colégio de cardeais, que reunidos, renovaram minhas esperanças e o milagre chegou.
Atrapalhadas e confusões à parte. Preciso primeiro destacar que as fotos da chave e moedas são mimos do KS e não fazem parte da expansão propriamente. Inclusive no anual informa que a chave é a que vem no jogo base.
O manual tem a linguagem muito parecida com o do jogo base, com trocadilhos e tudo, mas para fazer isso, usa até um vocabulário um pouco mais rebuscado, afinal de contas essa é a expansão do serviço público da Rainha! O que seriam dos servidores sem decretos, estatutos e regimentos?!
Contraintuitivamente, esse manual vem com conteúdo que serve para quem tem apenas o jogo base ou a edição limitada (do Brasil ou da Espanha). A variante "
Less Red Tape" e uma mudança de setup inicial "
Heritage Proprieties".
Exatamente num manual sobre serviço público, temos uma variante desburocratizante. Nas regras originais temos momentos para:
1) alocação de trabalhadores;
2) obtenção de recursos (com bônus para maioria);
3) alteração da ordem de turno (possibilidade);
4) pagamento de tributos; e
5) execução de ações (construção/venda/compra/etc).
Com 3 turnos de pontuação.
Com as regras desburocratizadas, o jogo se torna uma alocação de trabalhadores normal: alocou o trabalhador, produziu o resultado imediatamente e quando o jogador recolhe todos os seus trabalhadores, seu marcador pessoal move-se para a próxima estação. Assim, a pontuação de cada jogador pode ocorrer em momentos distintos e, no limite, o jogo pode terminar em tempos diferentes para cada jogador. Não é só isso. Há mudanças no setup, na função de alguns prédios, guildas e assistentes. Eu nunca me incomodei com o tempo de jogo e pessoalmente gosto dessa ideia de mudar a ordem do turno durante o turno, mas talvez outros gostem da variante desburocratizante.
Já os Bens Patrimoniais Sociedade de Preservação Histórica de Belfort é um setup que funciona para partidas com 2 a 4 jogadores. Para cada distrito de Belfort, um prédio será ocupado e os jogadores não podem construir nele. Além disso, esses prédios competem como 1º, 2º ou 3º lugar para a contagem de pontos por maioria de construções, ainda que não precisemos manter a contagem. Todas as demais regras se aplicam - e o jogo fica ligeiramente mais apertado.
Então, para quem não vai pegar a expansão, se quiser seguir essas regras, fiquem à vontade.
E para quem está interessado:
É importante fazer um pequeno disclaimer aqui: eu nunca gostei das guildas interativas (marcadas com I no verso). Meu setup preferido eram 3 guildas básicas (B) e 2 de recurso (R). Já joguei com um setup 2B/3R e achei muito folgado, mas já falei disso e não vou voltar no
assunto. Esse meu conceito está para mudar. Ou não. Não muito.
O módulo "A Rainha de Belfort" vem com uma prancha (plank), um marcador e 10 cartas. Sempre que o jogar construir num distrito, ele receberá o benefício escrito na carta. Já quem coloca o trabalhador na prancha da rainha pode movê-la para outro distrito. Por benefício, leia-se, em geral, recursos. Tudo é bom ou muito bom. Acrescenta uma camada de competição no jogo e não altera em nada o tempo de partida.
O módulo "Ms. Parks & Mr. Rex" funciona quando a respectiva guilda entra em jogo. Se o jogador ocupar esta guilda, poderá mover um ou outro para outro distrito. Esses notáveis servidores públicos alteram os valores da pontuação padrão de maioria distrital, apenas onde eles estiverem. E... nada mais. Não altera o número de decisões na mesa e nem o tempo de jogo. Se Rainha, Parks e Rex estiverem em jogo, eles devem ocupar distritos diferentes o que cria níveis diferentes de interesse por distrito (e por pranchas).
O módulo "A Chave para Belfort", tal como o módulo anterior, funciona com a respectiva guilda. São 14 cartas com benefícios que variam entre proteção contra furtos, aumento dos recursos ou pontos que o jogador ganharia, caso esteja com a chave. Quem tem a chave (quem ocupou mais recentemente a guilda do serralheiro -
locksmith), ativa todas as cartas de chave que tem em seu poder. Como as cartas não são transferidas de um jogador para outro (todos começam com uma carta e vão pegando mais cartas à medida que vão ocupando a guilda), ter a chave nas mãos pode não ser tão bom para um jogador do que para outro.
Como dá para perceber, o módulo da chave foi o que menos gostei por vários motivos: acrescenta um force a sua sorte com um custo alto e pode se tornar uma opção de decisão desbalanceada na partida. Se for para colocá-la em jogo, vou usar o mesmo setup das cartas de projetos: duas abertas e uma pilha fechada. Se eu já tinha uma regra da casa para não colocar guildas interativas dentro do sorteio, uma mudança como essa é coisa pouca.
Dadas as ressalvas, a expansão é muito bem-vinda, especialmente a Rainha, Parks e Rex. E é bem provável que eu queria usar o setup mais apertado tombando certos prédios de valores históricos inestimáveis!