
Outro dia teve um debate por aqui sobre fazer reviews com ou sem imagem. Nem sempre dá vontade de postar fotos, hoje deu porque a fofura dos componentes merece. Descobri porque não gosto de colocar fotos nas resenhas. A diagramação fica horrível aqui e não tem aquela opção de deixar o texto alinhado em volta (ou o tosco aqui é que não sabe como fazer).
Bem, Rescue Polar Bears: Data & Temperature é uma boa surpresa dentre os lançamentos deste ano. Antes de tudo, é preciso avisar que a frequência de jogos cooperativos nas mesas que participo é mínima, entretanto resolvi dar uma chance a alguns este ano tais como o RPB e o Raid on Taihoku, que deve ver mesa em breve (sim, deixei de fora o Pandemic II por enquanto, afinal, chutar cachorro morto é covardia, já sei que deve ser legal demais e que vai ser lançado no Brasil, então, prefiro aguardar enquanto exploro alguns outros que devem demorar mais a chegar; isso se alguma editora nacional se animar a trazê-los).
Em Rescue Polar Bears nós temos que salvar os ursos polares do aquecimento global. E para isso temos algumas coisas a nosso favor.
Quatro belas embarcações de papel cartonado dobrado e encaixado (são cinco disponíveis, mas entram quatro no máximo em uma partida), cada qual com seu poder especial e habilidades a serem expandidas. Sete fichas de helicópteros para salvar ursos que porventura venham a cair no mar gelado quando o gelo sob seus pés vier a derreter (e derreterão, fatalmente). E algumas cartas de apoio em quantidade limitada que são obtidas em alguns locais específicos. Começando por elas, seu apoio é fundamental. Obrigado cartas de apoio, sem vocês eu não teria conseguido vencer logo nessa primeira partida. Sei que coop em que se vence na primeira partida tende a ser um coop bonzinho, que resulta em baixa rejogabilidade. Mas a experiência foi tão divertida que vejo este jogo retornando à mesa em futuro próximo. A tarde de natal vem aí e me parece ser bem adequado ao natal da coca-cola.
E como se ganha? Coletando vinte fichas de informações sobre o clima.
E como se perde? a) se a temperatura estiver acima de 20 graus no início da jogada de alguém; b) se tiver que salvar algum urso se afogando e não tiver mais helicópteros para resgatá-lo.
E como se faz para ganhar ou perder? jogando. Cada jogador tem 3 fichas de ações durante sua rodada. São quatro tipos de ações: mover, pegar urso, pegar ficha de informações, descarregar ursos e quebrar o gelo.
1) É possível mover seu barco pelos espaços de água e cada barco tem uma capacidade inicial, 3 hexágonos normalmente. 2) Carregá-lo com ursos, de acordo com a capacidade do barco. Pegar 1 ficha de informações sobre o clima, fichas são o objetivo principal, ahá, você achou que seria salvar os ursinhos da extinção? Eles podem fazer você perder, mas pra ganhar tem é que se pegar as fichas mesmo (sempre que não tiver mais fichas no tabuleiro, abre-se uma carta com a indicação de onde se deve colocar uma nova ficha, e a cada 3 ou 4 fichas é possível fazer um upgrade nas habilidades dos barcos). 3) Descarregar os ursos na base. 4) Quebrar um hexágono de gelo. Fazemos isso para abrir espaços para o transito dos barcos e para reduzir um pouco a temperatura ambiente. Porém, se algum urso estiver no hex de gelo, ele terá que migrar para um gelo adjacente ou cairá no mar. Só isso. Ou quase. Depois de fazer as ações, vem a fase de Reprodução. Rola-se um D20 para ver em qual hexágono irá brotar um filhote, se lá tiver um casal, é claro. Aliás, um não, mas dois filhotes. Ok, mas cada hexágono só comporta 3 ursos no máximo. E como faz? Os ursos migram para os hexágonos adjacentes. E se não tiver espaço? eles se afogam e um helicóptero tem que vir salvá-los. Se não tiver um casal, mas algum filhote, este filhote cresce e se torna um adulto (à escolha do jogador). Se não tiver nem casal nem filhote? isso irá esquentar a chapa da próxima fase. Fase de Aumento da temperatura: rola-se um D6 onde o mínimo é 2 e o máximo é 5. A fase anterior também pode fazer com que se adicione +1 ao resultado. Se a temperatura subir muito, ultrapassando limites determinados por fichas de Alerta (que eu não tinha mencionado até agora), pode causar o degelo em algum hexágono. Se este hexágono tiver ursos, eles migram para os vizinhos, se não tiver espaço, eles se afogam. Se não tiver helicópteros suficientes para salvá-los, babau. Perdemos. Mas se tudo correr bem, a temperatura acaba caindo cinco graus e uma nova ficha de alerta é aberta. As fichas de alerta determinam o ponto em que a temperatura pode chegar antes de acontecer um novo degelo. Estas fichas são numeradas de 1 a 20 e correspondem a 20 hexágonos numerados, portanto, elas podem fazer o jogo acabar mais cedo também, se por acaso uns dois hexágonos repletos de ursos derreterem em seguida e eles não tiverem como migrar e cairem no mar, por exemplo.
Enfim, como primeira partida foi muito divertido jogar RPB, serviu para me familiarizar com as regras, as expansões dos barcos, o apoio das cartas. Eu estava sentindo falta de ter que alimentar os ursos de vez em quando com um ou dois pinguins, mas me lembrei que no polo norte não tem pinguim e é bom jogar alguma coisa onde volta e meia a gente tem que alimentar a família. Nada contra, só para variar mesmo.
Esse jogo entra para a coleção como um bom coop light, no estilo Forbidden Desert e nível de dificuldade semelhante. Obviamente as regras trazem 3 variantes que deixam o jogo mais desafiador. Testaremos.