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Transformar RPG em um jogo de tabuleiro - Parte 1 (A Tese)

Gloomhaven
  • avatar
    Ricardo Gama08/02/17 06:00
    avatar
    Ricardo Gama
    08/02/17 06:00
    4575 mensagens MD

    Por Cephalofair
    Fonte: http://www.cephalofair.com/2015/01/turn-rpg-board-game-147-easy-steps-part1.html

    Eu adoro contar histórias. Eu adoro fazer um monte de coisas diferentes, mas as histórias são muito boas para começarmos.

    A coisa sobre histórias, porém, é que elas podem ser um pouco limitantes. Porque histórias, por definição, têm certas características necessárias. Coisas como "começos" e "fins" e "enredos". Não me interpretem mal, porém - essas coisas são grandes. Uma história boa e linear, bem contada, pode ser uma coisa mágica. Anotá-la em um pedaço de papel e você pode ter um grande romance. Coloque a história no filme e você pode fazer um grande filme.

    O que eu sempre fui obcecado mais do que nas histórias, porém, é a interação. A única maneira de uma audiência interagir com uma história imutável ajustada à página ou ao filme é talvez falar sobre ela mais tarde com seus amigos. Eles não podem mudar a história, apenas talvez mudar sua percepção dela.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/173/cpew5o.jpg


    Então eu acho que essa é uma razão pela qual eu nunca procurei escrever ou fazer cinema como uma saída criativa. Eu queria criar algo com o qual uma audiência poderia interagir diretamente. "Jogos" seria a melhor palavra para isso, eu acho.

    O exemplo mais rudimentar desta interação é provavelmente uma história de "Choose Your Own Adventure" que escrevi há muito tempo. Isso foi muito divertido. É essencialmente um conjunto de histórias interconectadas lineares e ao leitor é dado a escolha de qual ler. Interação muito básica. Ainda está na internet em algum lugar, e, apesar do seu tema banal e imagens bobas, ainda estou orgulhoso dela.

    Vamos falar sobre Dungeons & Dragons, ou, mais geralmente, RPGs de mesa. RPGs de mesa são definitivamente meu meio favorito de contar histórias inteiramente interativas. Você é um contador de histórias em contato direto com seu público, e como eles reagem à história, você pode reagir às suas reações para criar a melhor experiência mais interativa possível. É trabalho duro e é preciso de habilidade, no entanto. Na melhor das hipóteses, eu sou provavelmente um mestre de jogo adequado, mas ainda há um monte de diversão para tentar.

    A audiência máxima para um RPG de mesa é quantas pessoas cabem em torno de uma mesa, e eu sempre fui interessado em apresentar minhas criações para quantas cabeças forem possíveis. Assim, algumas ramificações foram necessárias, e a primeira parada - muitos, muitos anos atrás - foi jogos de vídeo game. Obviamente, um RPG eletrônico vai ter diferenças marcantes de um RPG de mesa, mas nos melhores casos, algo parecido com Baldur's Gate, você pode contar uma história fantástica.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/215/r5mewe.png


    Não que eu tivesse qualquer aspiração de criar o próximo Tormenta, mas eu tinha uma história para contar e um dungeon crawling em primeira pessoa baseada em turnos que eu queria implementar, então comecei a programar um jogo em Flash. Não funcionou, é claro, principalmente devido a uma limitação de experiência em programação, mas foi divertido e, de uma forma ou de outra, me levou à busca de jogos de tabuleiro.

    Jogos de tabuleiro são bestas complicadas, no entanto. Por um lado, você está retornando à mesa, onde a narrativa interativa está no seu melhor, mas você está fazendo isso de uma maneira incrivelmente limitada. Com algum papel, lápis e talvez alguns dados, um grupo de jogadores pode fazer o que o mestre do jogo sonha. Quando você está interagindo com uma caixa cheia de componentes específicos, sua gama de experiências possíveis é muito mais estreita. Na maioria das vezes, você não está realmente contando histórias fora de algo como, "Jim fez um jogo muito bom no turno 4, fez um monte de pontos e acabou ganhando o jogo."

    Acho que Forge War ainda contém histórias, mas elas são, possivelmente, a forma mais rudimentar possível - uma coleção de números e símbolos em um cartão de missão. É suficiente, no entanto, para despertar a imaginação em algumas mentes dos jogadores, e isso é bom o suficiente para uma primeira excursão na minha opinião.

    Eu passei muito tempo pensando em como retornar ao RPG de mesa, no entanto. Dar aos jogadores uma caixa de componentes que lhes permitam mergulhar em personagens e explorar um mundo cheio de escolhas e possibilidades. Haverá limitações, com certeza, mas o trabalho é transcender essas limitações e chegar a uma experiência digna de ter.

    Então por onde começamos? Para mim, a questão fundamental é: "Como pode uma caixa de coisas substituir um mestre de jogo?" Você sempre poderá fazer um jogo que exija um mestre de jogo, mas, vamos lá, ser um mestre de jogo é um trabalho ingrato, e bons mestres são muito difíceis de encontrar. Esta é realmente a vantagem fundamental de um jogo de tabuleiro sobre um jogo de RPG de mesa. Ninguém tem de ser o mestre do jogo e todos se divertem. Tudo o que você precisa está lá naquela caixa, e você só tem que abrir e desfrutar da experiência.

    Então, agora que eu esbocei meu objetivo sublime, na próxima semana eu entrarei em como se pode transformar um jogo e um mestre em, digamos, um baralho de cartas (ou, em vez disso, vários baralhos) com experiência variada, imensamente agradável e espacialmente compacto.

    Cephalofair
    https://ludopedia.com.br/uploads/01/689/3hi1q3.jpg

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    Comentários:

  • Leinad
    187 mensagens MD
    avatar
    Leinad08/02/17 07:31
    Leinad » 08/02/17 07:31

         Olha Ricardo, muito bacana sua ideia. Realmente me identifico com as palavras aqui postadas. Sou jogador de RPG desde 1997 e depois de Never Winter Nights, a vontade de ter uma ferramenta para contar histórias cresceu e tentativas frustradas se repetiram. Atualmente o Roll20 é o que meu grupo utiliza, mas ainda não é o que eu gostaria.
         Apenas recentemente entrei no âmbito dos Jogos de Tabuleiro com o Zombicide Black Plague. O que despertou uma vontade de unir RPG e Jogo de Tabuleiro de maneira simples e intuitiva para que todos se divirtam. Leio tudo que encontro aqui na Ludopédia sobre Design de Jogos e espero poder criar jogos que tenham também interação e diversão.
        Acompanharei com bastante interesse esta matéria.

    Obrigado.

    0
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7608/02/17 08:11
    ricardosantos76 » 08/02/17 08:11


    Mas isso já foi feito pela Hasbro, que transformou D&D em jogo de tabuleiro com a 4a Edição... :D

    3
  • Roberto Rocha
    771 mensagens MD
    avatar
    Roberto Rocha08/02/17 10:08
    Roberto Rocha » 08/02/17 10:08

    ricardosantos76::
    Mas isso já foi feito pela Hasbro, que transformou D&D em jogo de tabuleiro com a 4a Edição... :D

    E foi aí que parei de jogar D&D.

    Eu, particularmente não gosto de jogos de tabuleiro que "imitam" um RPG, como os inúmeros Dungeon Crawlings que existem. Prefiro jogar RPG do que jogar esses jogos. 

    2
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama08/02/17 11:07
    Ricardo Gama » 08/02/17 11:07

    Pessoal, só para esclarecer. Eu não sou autor destas matérias. Apenas postei a tradução. O responsável por este material é o designer do jogo Gloomhaven.

    3
  • hildebrando
    499 mensagens MD
    avatar
    hildebrando08/02/17 11:49
    hildebrando » 08/02/17 11:49

    Por isso continuo utilizando o bom e velho AD&D (segunda edição). Na minha humilde opinião tentar transformar o RPG de mesa em tabuleiro é o maior erro (e acredito que essa nem seja a intenção do designer). É insubstituível! Migrar para o tabuleiro é um paliativo para quem não pode ou não consegue mais reunir um grupo de RPG de mesa.

    Não estou menosprezando os jogos de tabuleiros que tentam imitar o RPG, longe disso, estou apenas diferenciando os dois.

    1
  • Leinad
    187 mensagens MD
    avatar
    Leinad08/02/17 13:18
    Leinad » 08/02/17 13:18

    Concordo que RPG é uma coisa e Jogo de Tabuleiro é outra, mesmo que um tenha evoluído do outro.

    Mas creio que a proposta do autor é dar mais interatividade do Jogo de Tabuleiro. Mais imersão e não apenas mecânicas interessantes e/ou divertidas.

    Sou veterano em RPG, mas novato em Jogos de Tabuleiro e isso não significa para mim que um é paliativo do outro, e sim jogos diferentes.



    E é claro, pode-se contar histórias com um Jogo de Tabuleiro ^^.

    2
  • raonipires
    176 mensagens MD
    avatar
    raonipires08/02/17 16:47
    raonipires » 08/02/17 16:47

    Leinad:: Concordo que RPG é uma coisa e Jogo de Tabuleiro é outra, mesmo que um tenha evoluído do outro.

    Mas creio que a proposta do autor é dar mais interatividade do Jogo de Tabuleiro. Mais imersão e não apenas mecânicas interessantes e/ou divertidas.

    Sou veterano em RPG, mas novato em Jogos de Tabuleiro e isso não significa para mim que um é paliativo do outro, e sim jogos diferentes.



    E é claro, pode-se contar histórias com um Jogo de Tabuleiro ^^.


    Discordo que um tenha evoluído do outro.
    Diria que são parentes com a mesma ascendência.

    Muito pertinente a discussão.
    Inclusive, estou em um processo produtivo com um protótipo que tem tudo haver.

    Espero em breve postar o processo por aqui.

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7608/02/17 18:53
    ricardosantos76 » 08/02/17 18:53

    hildebrando::Por isso continuo utilizando o bom e velho AD&D (segunda edição). Na minha humilde opinião tentar transformar o RPG de mesa em tabuleiro é o maior erro (e acredito que essa nem seja a intenção do designer). É insubstituível! Migrar para o tabuleiro é um paliativo para quem não pode ou não consegue mais reunir um grupo de RPG de mesa.

    Não estou menosprezando os jogos de tabuleiros que tentam imitar o RPG, longe disso, estou apenas diferenciando os dois.



    Pois é, Hildebrando, eu também ainda sou fiel ao AD&D 2a Edição por vários motivos: tenho muito material, inclusive algumas linhas completas, como al-Qadim; conheço o sistema a fundo; e quando saiu a 3a edição (que até tem algumas coisas interessantes em termos de regras que adaptei pro meu AD&D) nem eu nem meu grupo tivemos interesse em mudar.

    Infelizmente faz uns 2-3 anos desde que mestrei a última vez, pois devido a compromissos familiares e profissionais estava complicado reunir o grupo aqui em São Paulo.

    Quanto aos Dungeon Crawlers, realmente são uma experiência completamente diferente - jâ começando pelo fato de que o Overlord, ao contrário do Mestre (ou dos bons mestres, pelo menos.... hehehe) joga contra os jogadores. Mas para quem não consegue manter um grupo comprometido, ou quer uma diversão mais leve, é válido.

    1
  • hildebrando
    499 mensagens MD
    avatar
    hildebrando09/02/17 14:23
    hildebrando » 09/02/17 14:23

    ricardosantos76::
    hildebrando::Por isso continuo utilizando o bom e velho AD&D (segunda edição). Na minha humilde opinião tentar transformar o RPG de mesa em tabuleiro é o maior erro (e acredito que essa nem seja a intenção do designer). É insubstituível! Migrar para o tabuleiro é um paliativo para quem não pode ou não consegue mais reunir um grupo de RPG de mesa.

    Não estou menosprezando os jogos de tabuleiros que tentam imitar o RPG, longe disso, estou apenas diferenciando os dois.



    Pois é, Hildebrando, eu também ainda sou fiel ao AD&D 2a Edição por vários motivos: tenho muito material, inclusive algumas linhas completas, como al-Qadim; conheço o sistema a fundo; e quando saiu a 3a edição (que até tem algumas coisas interessantes em termos de regras que adaptei pro meu AD&D) nem eu nem meu grupo tivemos interesse em mudar.

    Infelizmente faz uns 2-3 anos desde que mestrei a última vez, pois devido a compromissos familiares e profissionais estava complicado reunir o grupo aqui em São Paulo.

    Quanto aos Dungeon Crawlers, realmente são uma experiência completamente diferente - jâ começando pelo fato de que o Overlord, ao contrário do Mestre (ou dos bons mestres, pelo menos.... hehehe) joga contra os jogadores. Mas para quem não consegue manter um grupo comprometido, ou quer uma diversão mais leve, é válido.


    Somos dois. Tenho tanto material de AD&D 2a. edição que não compensava migrar para a 3a. Ainda mais que os 'Players Options' que lançaram na segunda edição supriram minhas expectativas por regras melhores de magia e combate (digo Player´s Options: "Spells and Magic" e "Combats and Tactics"). Por conta disso, eu e nem meu grupo sentimos necessidade de mudar para a 3a. edição.

    Tenho quase toda coleção de Dragonlance e boa parte de Planescape, este segundo foi fundamental para eu continuar com o AD&D pois que cenário perfeito e muito bem trabalhado.

    Tb sou de São Paulo e sei como é difícil reunir o grupo com tantos compromissos que vamos contraindo com o passar dos anos (família, esposa, filhos, trabalho,etc). No meu caso conseguimos jogar apenas uma vez em 2015 e uma vez o ano passado.

    Já boardgame consigo jogar toda semana com a esposa, ou amigos, outros amigos, e por ai vai. Até minha sogra.

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