Escrito Por: Rodrigo Neves

Ficha do Jogo:
Em Assyria, um euro pouco conhecido e valorizado de Emanuele Ornellas, os jogadores representam tribos morando na Mesopotamia, tentando se desenvolver na área deserta e infértil localizada entre os dois rios que dividem o tabuleiro. Na sua missão por poder (pontos de vitória), jogadores constroem Ziggurats (templos ou tipos de pirâmides permanentes), fontes, fazem sacrifícios para os deuses tentando obter favores com os nobres de Assur (capital da Assyria).
Lançado em 2009 pela Editora Ystari, Assyria é um euro médio de administração/seleção de cartas e alocação de trabalhadores. Possui uma duração de partida média para alta, indo de 2 à 3 horas, mas não depende de idiomas.
Sinopse do Jogo:
O jogo se desenrola em fases. Em primeiro lugar há uma oferta e disputa inicial por comida em cada rodada. São liberadas algumas colunas com duas cartas cada, contendo bens consumíveis da época: palma, trigo, tâmara, sal e frutas. Os jogadores disputam pelos melhores ofertas, abrindo mão da ordem do turno para disputar as melhores opções. Isto porque na hora de revelar as cartas, existe uma regra que leva as melhores para o final da lista.
Em seguida, devemos alocar nossas cabanas no board. Cada hexágono necessitará de um tipo de alimento específico. Após esta alocação, o jogador deve alimentar suas aldeias, ou elas serão perdidas, inclusive as que estavam no tabuleiro das rodadas anteriores, devem ser novamente alimentadas... É dureza alimentar todo mundo, as perdas a cada rodada são inevitáveis. Localizar as aldeias de acordo com a estratégia e alimentos disponíveis é um tremendo brain burn neste jogo.
Cabanas sobre os rios trazem camelos na próxima fase, mas não pontos de vitória. Cabanas fora do leiro dos rios dão pontos de poder. Entre os rios valem dobrado, lugar onde a disputa por áreas é bem limitada e acirrada. Porém, não é permitido construir fontes aqui, que dão pontos mais altos e imediatos aos jogadores. É muita tomada de decisão neste momento.
Os camelos obtidos na fase anterior são usados para alocação de trabalhadores agora. Eles podem ser usados para construir e aumentar os Ziggurats, para comprar comida extra, melhorar a influência ou fazer sacrifícios na corte Assur. Tirando a comida, cada uma destas escolhas trazem estratégias de pontuação diferentes ao fim do reinado. Após algumas rodadas surge o fim do reinado com uma pontuação geral. E com ela vem a inundação, tirando do jogo todas as cabanas sobre os rios. O jogo rola durante 3 reinados. No fim vence o povo com mais poder.
Avaliação:
Assyria é jogo um euro médio, feito sob o dilema de pontos ganhos a curto prazo vs investimentos a longo prazo. Possui um visual bacana, mas nada de fantástico. Além disto, tem uma duração de partida média para alta, indo de 2 à 3 horas. É um jogo de decisões difíceis, muita AP e apesar das regras simples, frita bem o cérebro. Um título excelente para a coleção dos eurogamers de carteirinha. Tem umas sacadas bem temáticas. Vale a pena conhecer e jogar uma partida, se gosta de desafios e jogos um pouco mais pesados.