Devido a crescente demanda que tenho recebido para que, além dos vídeos, o canal tenha um material em texto, acabei criando uma nova coluna para o canal do Dr. Meeple. Essa coluna vai se chamar Diagnóstico e o objetivo é analisar algum jogo, de modo objetivo, terminado com
uma opinião mais pessoal a respeito do "diagnóstico" final do jogo. Espero que curtam!
O primeiro jogo que vai passar pelo nosso exame é o Blacksmith Brothers, da Ludofy!
O primeiro jogo que vai passar pelo nosso exame é o Blacksmith Brothers da Ludofy.
Ficha técnica: Ano - 2016 Design - Nicholas Pasqualis Arte - Diego Sanchez 2-4 jogadores Tempo médio de partida - 80 minutos Preço sugerido - R$:199,00 Dependência de idioma - Baixa
Mecânicas: Euro médio Alocação de trabalhadores Administração de recursos
Tema: O reino de Hammer Stones, famoso pela qualidade de suas forjas, perdeu o seu mestre ferreiro . O rei está procurando candidatos para ocupar esse importante cargo e, para isso, ele sairá do seu castelo, dará uma volta em todo o seu reino e, ao retornar ao castelo, escolherá quem está a altura de se tornar o novo mestre ferreiro.
Gameplay: Cada jogador irá alocar seus dois meeples em alguma das localidades do reino. Cada local possui uma função específica, seja para coleta de recursos ou para execução de objetivos. Os jogadores devem obter recursos ( ouro, prata, ferro, cobre e carvão ) para poder forjar armas e, assim, obter prestígio diante os Nobres do Reino. Além de obter pontos de prestígio ( que servirão para a pontuação final do jogo ), ao forjar uma arma o ferreiro ganhará upgrades para sua oficina. Fase de alocação: Primeiro cada jogador aloca seus meeples, um de cada vez. Deve-se atentar que algumas localidades tem capacidades específicas, baseada no número de jogadores presentes (2-4).
O belo tabuleiro do jogo. A esquerda local para alocar os pontos de prestígio.
Fase de resolução: serão ativadas as habilidades de cada local . Esta fase se divide em: rolagem de dados para o tabuleiro de recursos, ativação das localidades, movimentação do token que representa o Rei, reposição das cartas de encomenda. A rolagem dos dados serve para saber quantos recursos poderão ser adquiridos na mina. Cada recurso tem um determinado custo.
Após essa rolagem é realizada a ativação das localidades, parte extremamente estratégica do jogo. Nas minas ocorre a aquisição dos recursos para a sua cesta, no vilarejo o jogador escolhe uma encomenda ( carta que representa um item a ser forjado ), nas carroças o jogador transfere os recursos de sua cesta para a sua oficina, na forja acontece.. a forja, na casa dos nobres ocorre a "venda" da encomenda , em troca de pontos de prestígio e de melhorias para a sua forja.
Tabuleiro individual. A esquerda local para melhorias, a direita sua cesta e , no meio, espaço para forja.
Mas calma, essas ações que eu citei são somente as ações básicas de cada local. Além delas existem ainda as ações complementares, que são ativadas geralmente por meio do pagamento de selos reais ( que são adquiridos durante o jogo ).
Essas ações complementares dão um charme a mais para o jogo, pois você pode usar os selos reais para aumentar sua aquisição de recursos naquele turno, re-rolar os dados, trocar sua encomenda com a encomenda de outro jogador, dentre outras ações. Uma outra mecânica bem bacana é a passagem do Rei por localizações específicas que geram eventos modificadores ( tiles aleatórios que são colocados de cabeça para baixo e somente revelados na passagem do Rei ). Essa ação em particular faz o jogo ter uma alta rejogabilidade, pois sempre são colocados, aleatoriamente, 7 de 14 tiles possíveis, modificando as mecânicas. As cartas de encomenda exigem recursos específicos e fornecem uma pontuação também específica para troca por pontos de prestígio. Aí entra outro detalhe do jogo: o espaço do tabuleiro para os pontos de recurso é uma parte muito estratégica, uma vez que você não pode ter dois cubos juntos na mesma linha, devendo então alternar as suas pontuações de venda de recurso para poder pegar novos espaços.
Não se pode alocar dois cubos em sequência na mesma linha.
Acaba o jogo no momento em que algum jogador completar todos os espaços da melhoria de sua oficina ou quando o Rei der a volta completa no reino e retornar ao seu castelo.
Quando o jogo acaba é feita a contagem de pontos, que inclui dentre outra coisas: Pontos da tabela de prestígio, pontos para os recursos que estiverem na oficina ( dentro da cesta não conta ), ponto para quem estiver com a carta Mestre da Guilda ( que representa o jogador inicial) .
Diagnóstico do Dr. Meeple:
Ótimo euro médio, com boa rejogablidade e temática muito bacana! Jogo muito recomendado para quem esta iniciando nos eurogames, mas que também vai ser bem apreciado para os velhos arrastadores de cubo.
Pontos positivos:
Mecânicas bem amarradas
Alto fator replay ( rejogabilidade )
Fácil de ensinar / aprender
Componentes bem acabados e arte muito bonita.
Pontos negativos:
O tabuleiro é muito bonito e ficaria mais valorizado se fosse um pouco maior, além de dificultar as vezes o encontro dos locais de alocação ( principalmente quando jogado em 4 jogadores, pois a mesa fica muito "poluída" ).
Nota final: 9 / 10
Para quem se interessou, seguem os vídeos que fiz para o canal, apresentando o unboxing e o gameplay.
Experimentei esse jogo no Diversão Offline que teve esse ano e não gostei muito. Achei o tabuleiro muito complicado. Os ícones não me pareceram muito intuitivos e ele é bem pequeno, com tudo muito apertado. Também achei chato o fato de os cubos que você vai pegar depender de rolagem de dados. Ficou muito "na sorte". Na explicação do jogo, também vimos que você não podia pegar dois produtos para tentar produzir e também não podia trocar por um outro produto. Ou seja, escolheu um, tem que ficar com ele até produzi-lo. Eu não li a regra, então não sei se a pessoa do estande passou isso corretamente, mas se realmente for assim não achei legal. Eu fui animada para até comprar o jogo, mas depois do primeiro teste desisti. Para ter uma idéia, nem consegui jogar até o final. Mudando de assunto, gostei da sua análise! Vou acompanhar daqui pra frente!! :-)
lysmarie::Experimentei esse jogo no Diversão Offline que teve esse ano e não gostei muito. Achei o tabuleiro muito complicado. Os ícones não me pareceram muito intuitivos e ele é bem pequeno, com tudo muito apertado. Também achei chato o fato de os cubos que você vai pegar depender de rolagem de dados. Ficou muito "na sorte". Na explicação do jogo, também vimos que você não podia pegar dois produtos para tentar produzir e também não podia trocar por um outro produto. Ou seja, escolheu um, tem que ficar com ele até produzi-lo. Eu não li a regra, então não sei se a pessoa do estande passou isso corretamente, mas se realmente for assim não achei legal. Eu fui animada para até comprar o jogo, mas depois do primeiro teste desisti. Para ter uma idéia, nem consegui jogar até o final. Mudando de assunto, gostei da sua análise! Vou acompanhar daqui pra frente!! :-)
Entendo seus comentários.
O tabuleiro ao meu ver fica confuso justamente pelo tamanho reduzido. Ele é muito bonito ( e depois que você joga algumas vezes você decora certinho os locais ), uma pena ter sido feito pequeno. Se fosse do tamanho tradicional de outros boards com certeza chamaria mais atenção.
Em relação a rolagem de dados. Realmente ela adiciona o fator sorte a um Euro, porém, ao meu ver, esse fator não é grande e existe a possibilidade de você optar pelo gasto de um selo real para re-rolar os dados, caso seja sua estratégia.
Para trocar o produto que você quer produzir, você precisa usar um selo real ( mas é possível sim ); além disso caso você de upgrade na sua forja você pode ficar com dois produtos a serem produzidos ao mesmo tempo na sua cartela.
O jogo tem visto muita mesa por aqui, minha noiva foi uma que adorou!
Tente dar mais uma chance que acredito que vai te agradar.
E seja bem-vinda ao canal
Jogando Solo::Nunca joguei, mas é um jogo que desdo início fiquei interessado em jogar. Sem grana, infelizmente rsrs. Bela análise. Aguardando outras. Abraços.
Obrigado!
Por sinal vi que existe um projeto para criar um "jogador automático" para o jogo, criando assim um modo solo. Você que é especialista no assunto, dê uma conferida!!
Jogando Solo::Nunca joguei, mas é um jogo que desdo início fiquei interessado em jogar. Sem grana, infelizmente rsrs. Bela análise. Aguardando outras. Abraços.
Obrigado!
Por sinal vi que existe um projeto para criar um "jogador automático" para o jogo, criando assim um modo solo. Você que é especialista no assunto, dê uma conferida!!
Ouço muita gente falar do tamanho do tabuleiro. Qual as dimensões dele? Tenho a impressão que é um tamanho A3. Estou correto? Não sei como o jogo flui na mesa, mas pelo manual dele bateu a vontade de jogar.
professor::Ouço muita gente falar do tamanho do tabuleiro. Qual as dimensões dele? Tenho a impressão que é um tamanho A3. Estou correto? Não sei como o jogo flui na mesa, mas pelo manual dele bateu a vontade de jogar.
Medi aqui meio por cima: 27x39cm.
O jogo flui muito bem. Mecânicas amarradas e bom valor replay.
Uma folha de A3 possui 420 mm por 297 mm. Talvez tenha sido o formato de impressão e o que falta para chegar em 390 mm por 270 mm tenha sido utilizado como sangria/margem de segurança.
Eu gostaria de assistir um gameplay honesto ou experimentar o jogo antes de comprar. Mas a matéria feita por ti @TiagooMD ficou bastante esclarecedora e concisa. Gostei bastante. Eu senti falta de umas fotografias. Acho que prefiro muito mais fotografias. Fico no aguardo de mais matérias escritas.