Escrita por: Rodrigo Neves.

Ficha do Jogo:
Em The Climbers a partida começa com uma torre compacta, construída a partir de blocos de diferentes tamanhos. Em seu turno, cada jogador pode mudar a posição de um bloco, visando abrir caminho para que seu escalador suba o mais alto possível. Ao fim do jogo, quem terminar a partida no ponto mais alto será o vencedor. É um jogo do pouco conhecido designer Holger Lanz, com visual original e blocos de madeira maciça, lançado pela Chili Spiele em 2008. Atende a partidas de 2 a 5 jogadores e dura apenas 40 minutos de duração, além de ser totalmente independente de idiomas. É um quebra cabeça de cores em três dimensões, com proposta abstrata e grande interação entre os jogadores.
Mecânicas:
- Colocação de Peças;
- Construção de Rotas;
Síntese do Jogo:
O primeiro ponto que chama a atenção em The Cimbers é a sua caixa. E não me refiro a cor laranja de tom forte... Bem diferente dos tamanhos padrões das caixas atuais de boardgame, a caixa deste jogo é literalmente uma mistura de caixa de sapato com embalagem de sorvete Kibon. Isto se dá, por ser um jogo de cunho artesanal, de uma empresa alemã pequena chamada Chili Spiele, cujos jogos são raros pela baixíssima tiragem. Fundada por Klaus Zoch, com a missão de vender jogos com componentes especiais que são impossíveis de produzir com maiores tiragens, ela ficou pouco anos no mercado. Outros jogos da mesma editora são Cobra e Hinkel & Stein (sem entradas aqui na Ludopedia) e o clássico Neue Heimat.

Apesar da caixa não ser muito grande, ela vem abarrotada de componentes, em sua maioria de blocos de madeira... aliás, todos os componentes aqui são de madeira. É bastante pesada por isto. Os blocos são de diversos tamanhos, e praticamente todos tem seis lados nas cores: cinza, roxo, amarelo, vermelho, azul claro e azul escuro. A exceção é dada pelas duas peças maiores, que são totalmente cinzas.
A cor cinza representa uma face neutra, cor na qual todos os jogadores poderão subir, simultaneamente inclusive. As demais 5 cores correspondem as cores dos 5 jogadores. Cada jogador recebe no início da partida o seu peão, uma “pedra” de bloqueio e duas escadas, uma curta e outra longa. A pedra e as escadas são componentes especiais que poderão ser usados durante a partida, a critério dos jogadores, para bloquear um bloco e permitir escaladas maiores. Atente ao fato que todas estas peças especiais são de uso único, mas de vital importância para trazer emoção ao jogo.
A unidade paras as peças neste jogo é de 1 cubo. Existem peças que valem por 2 cubos, 3 cubos e as menores, valem meio cubo apenas. É importante salientar que os escaladores somente sobem alturas de ½ cubo por vez, sem o uso limitado das escadas. Por isto, as peças menores se movem bastante durante a partida, e se tornam cada vez mais disputadas quando se aproxima o final do jogo.
Para o setup do jogo, os blocos triplos cinzas são colocados em pé, um ao lado no outro no centro da mesa. Todos os demais blocos devem ser colocados ao redor deles, até que estes se encontrem totalmente ocultos. Todos devem ser colocados aleatoriamente, e estimula-se que todos os jogadores participem deste processo. Detalhe importante: a regra de ouro aqui é que todo bloco colocado por cima, deve fazer contato total com os outros blocos que já estão embaixo, e nenhuma parte sua deve ficar pendente para fora da construção.
No começo todos os escaladores se colocam sobre a mesa, e os jogadores irão atuar em turnos no sentido horário, seguindo a seguinte sequência:
1 – Movimento dos escaladores: no início de um turno, todos os escaladores dos jogadores inativos, ou seja, que não são do jogador da vez, podem ser movidos, desde que não mexam na estrutura. Eles podem andar qualquer distância e escalar, desde que se movam pela mesa, blocos de sua própria cor ou neutros.
Em seguida vem as ações exclusivas do jogador ativo:
2 – Movimento do peão: O jogador pode realizar qualquer movimento possível, que o deixe em uma posição mais alta. Ele pode também a qualquer momento usar suas escadas, inclusive uma em seguida da outra, mas nunca juntá-las para um movimento único. Elas devem ser descartadas após o uso. Os escaladores somente sobem alturas de ½ cubo por vez, sem o uso das escadas. É terminantemente proibido:
- Andar sobre blocos com cores de outros jogadores;
- Mover-se diagonalmente;
- Colocar mais peões do que cabem no bloco;
- Usar escadas de outros jogadores, mesmo com consentimento;
- Usar mais de uma vez a mesma escada;
3 – Mover blocos de lugar: o jogador ativo pode retirar qualquer bloco que esteja livre, ou seja, sem nada sobre ele (peões, pedras de bloqueios ou outros blocos) e colocá-lo em outro ponto da estrutura. Vale rotacionar o bloco durante o movimento, sendo fundamental fazê-lo na maioria das vezes. É permitido ao jogador pular este deslocamento de blocos ou apenas girá-lo, deixando-o no mesmo lugar. Quando um bloco muda de lugar, ele não precisa tocar com uma de suas faces totalmente na estrutura, mas vale se for apenas metade dela. Se necessário é permitido empurrar os peões para colocar novas peças, desde que não o derrubemos. É terminantemente proibido:
- Colocar blocos inclinados, tortos ou de modo instável;
- Colocar blocos sem contato com a estrutura;
- Deixar a construção cair.
4 – Movimento final do escalador: O jogador pode realizar qualquer movimento possível, que o deixe em uma posição mais alta. Ele pode também a qualquer momento usar suas escadas, se ainda as tiver. Ao fim da sua jogada, ele pode usar a sua pedra de bloqueio, dado que ela impede que um bloco seja retirado do lugar, ou que outra seja colocado sobre ele, até voltar a sua vez. Um bloco bloqueado também não permite movimento: ninguém pode nem ao menos passar por ali.
Caso nenhum dos jogadores consiga mover seus escaladores durante uma rodada completa, ou seja, nenhum jogador conseguiu se mover em seus respectivos turnos, o jogo pode estar chegando ao fim. É dada uma última oportunidade ao primeiro jogador que não se moveu. Se ele conseguir escalar para um ponto mais alto, o jogo prossegue. Em caso negativo, ele termina imediatamente. Vence que estiver com seu peão na posição mais alta neste momento. Em caso de empate, quem chegou por último naquele andar será o ganhador.
Avaliação:
Começando com todos os blocos montados em um grande cubo, os jogadores movem blocos e sobem na torre gradualmente, sem escadas para pequenos passos, e com escadas para maiores subidas. Pedras de bloqueio podem ser usadas para manter um certo bloco no lugar e desocupado por uma rodada. Mas pedras de bloqueio e escadas só podem ser usadas uma vez durante o jogo. O vencedor é aquele que chegar ao ponto mais alto ao fim do jogo.
The Climbers até se enquadra na categoria de family games de destreza, mas o equilíbrio envolvido no ato de empilhar as peças é o que menos importa aqui. O foco é uma original corrida ao topo de uma estrutura que se cria ao longo da partida. Este é um belo quebra cabeça tridimensional interativo, onde os jogadores retiram e reorganizam as peças para criar rotas que levem seus escaladores ao ponto mais alto possível.
É bacana os bloqueios que podem ser feitos sobre os demais jogadores, e que não são exclusivos pela sua pedra especial. Saber retirar o bloco certo, no momento adequado, assim como saber se posicionar para passar a vez, já pode gerar ótimos bloqueios. É importante pensar mais à frente, deixar espaço para subir mais nas rodadas seguintes. As escadas e pedra de bloqueio são importantes para dar um sprint e chegar no líder ao fim do jogo, e devem ser usadas com bastante moderação e cuidado.
Apesar de ser um jogo com material antigo e peças coloridas, é importante enfatizar que The Climbers é um grande abstrato de proposta espacial, complexo para alguns adultos não gamers inclusive, e não deve ser confundido com brinquedos para criança ou materiais educativos, como material dourado por exemplo. É um grande demérito com seu potencial e design, além de grande falta de conhecimento pedagógico em confundir tais coisas.
A caixa dele é estranha e pesa bastante, diga-se de passagem um terror para se encaixar com harmonia na estante. Partidas ficam melhores e mais acirradas com 4 ou 5 jogadores na mesa. Apesar de ser um jogo difícil de se encontrar, tem a vantagem de ser um jogo relativamente simples de se produzir uma versão artesanal ou PnP, desde que tenha acesso a algum marceneiro ou ferramentas de marcenaria. É um jogo original e divertido para quem gosta deste estilo de desafio.