Ficha do Jogo:
Em Barony, os jogadores são barões tentando estender o seu domínio e ascender em títulos, em um reino medieval. É um jogo de controle de área e de tabuleiro modular, com excelente jogabilidade, Além disto, ele possui um visual matador... realmente é muito bonito e elegante.
Desenvolvido em 2015 por Marc André, autor de Splendor, o jogo aceita de 2 a 4 jogadores e dura em média 30 minutos por jogador. É um jogo leve, com regras fáceis, totalmente independente de idioma e com grande fator de rejogabilidade, dando para jogar várias partidas diferentes apenas com o jogo base. Apesar de não possuir tradução em português,já existe uma versão em Espanhol para download.
Visão Geral:
Barony possui tanta peça de madeira, que encantará até o eurogamer mais purista. O jogador recebe peças da cor escolhida de aldeias, fortes e castelos, além de alguns cavaleiros. Existe ainda um player board, que serve apenas com uma fonte de resumo do jogo, muito bem explicado e iconográfico.
No início da partida, os jogadores montam o tabuleiro com nove placas por jogador; cada placa é composta de três hexágonos, com cada hexágono sendo um dos tipos de paisagem: floresta, planície, campo, montanha e lago. Cada um tem suas peculiaridades.
Durante o jogo, todos se revezam no sentido horário, com cada jogador fazendo exatamente uma ação entre as seguintes disponíveis:
Recrutamento: Adicione dois cavaleiros em uma cidade, ou três cavaleiros se a cidade ficar ao lado de um lago.
Movimento: Mova um ou dois de seus cavaleiros um espaço cada. Na água não é possível atravessar. Caso dois cavaleiros da sua cor entrem em um espaço com um único cavaleiro adversário ou uma aldeia, considera-se um ataque, e estes serão imediatamente eliminados.
Construção: Remova um ou mais dos seus cavaleiros do tabuleiro e substitua cada um com uma vila ou fortaleza, ganhando um recurso simbólico do terreno sob o qual foi construída a estrutura.
Nova Cidade: Substitua uma de suas vilas pela cidade e ganhe 10 pontos de vitória.
Expedição: Retire os dois cavaleiros de sua reserva, colocando um deles de volta na caixa do jogo e outro em qualquer espaço vazio na borda do tabuleiro.
Título Nobre: Descarte pelo menos 15 pontos de recurso, e em seguida, atualize o seu título: barão para visconde, então conde, marquês e, finalmente, duque.
Uma vez que um dos jogadores ganha o título de duque, o mais alto possível no jogo, temos decretada a rodada final, e em seguida, registram-se os pontos de vitória, com os jogadores marcando pontos para os recursos ainda em seu poder, para a sua classificação no jogo, e o número de cidades que construíram. Ganha o jogo quem tiver a maioria dos pontos de vitória.
Avaliação:
Barony é um jogo muito bem amarrado, extremamente bem produzido e muito temático... você se sente explorando novas regiões, preparando armadilhas para atacar as aldeias dos seus oponente ou buscando criar uma barreira inexpugnável com sua posses. Isto é bastante interessante e forma um jogo divertido e prazeroso de jogar.
A explicação das regras é bem ligeira e o conjunto delas bem intuitivo. O player board a primeira impressão, pode parecer meio poluído e confuso. Mas a iconografia usada é de boa qualidade, e depois das regras explicadas, fica fácil recorrer a ele para sanar as dúvidas.
Além do jogo ser relativamente curto em duração, cada jogador na sua vez só pode executar uma única ação, o que favorece à um downtime baixo e partida dinâmicas, que deixam aquela vontade de jogar uma segunda partida logo em seguida.
Em Barony é importante investir em expansão e construções, para captação de recursos que serão convertidos em pontos de vitória. Entretanto, os ataques bem sucedidos permitem que você roube recursos a sua escolha do seu oponente. Esta mecânica cria uma preocupação constante com a manutenção de uma rede defensiva, necessária para manter seus bens e pontos. É muito importante explorar corretamente as peças e características dos terrenos para conseguir se defender. Recomendo fortemente conhecer, que vale a pena.
É um jogo novo no mercado, e regularmente encontra-se disponível para compra nas grandes stores americanas a um preço bastante amigável. Excelente opção para aquela mala do amigo viajante.