NOTA: Micro-review é um estilo de postagem bem concisa, visando apresentar aqui no portal, superficialmente, alguns jogos com pouco material, mas que de alguma forma, merecem uma divulgação.
The King Is Dead é um jogo de política e luta pelo poder situado na caótica Bretanha após a morte do Rei Arthur. Pelo bem do país, um líder precisa unir os escoceses, galeses e os romano-bretões - não através da conquista, mas pela diplomacia. É a reimplementação de um clássico chamado King of Siam.
É um belo jogo de controle área e administração de cartas. A arte desta reimplementação ficou muito elegante e sóbria. O jogo é bem rápido, se passa em apenas 8 rodadas, onde em cada uma, teremos uma das províncias do jogo conquistadas por maioria simples. Em casos de empate, nenhum povo ganha, sendo considerada uma invasão saxônica.
Estes 3 povos citados acima são representados por cubos das cores azul, vermelha e amarela. Os jogadores possuem um conjunto de 8 cartas iguais, que inserem ou trocam cubos de províncias no tabuleiro. Cada vez que um jogador usa uma carta sua, ele deve capturar um cubo qualquer para si, de qualquer província do tabuleiro. No fim, ganha quem tiver mais cubos do povo (cor) que conquistou a maior quantidade de províncias. O jogo termina na oitava rodada ou de forma abreviada quando a quarta invasão saxônica ocorre.
The King is dead rola melhor com 3 pessoas, e mesmo com a simplicidade das regras, traz decisões bastante complexas. É aquele tipo de jogo coberto curto... a cada ação sua, você tira cubos de uma cor do tabuleiro. Você precisa ter mais cubos do povo vencedor no final para ganhar. Só que quanto mais cubos de uma cor saem do tabuleiro, mais fraco aquele povo vai ficando para as disputas das próximas províncias. São decisões delicadas.
Outro ponto interessante do jogo é a gestão das cartas. Cada jogador inicia com um conjunto de 8 cartas idênticas, mas que serão usadas uma única vez até o fim da partida. Sim... nenhuma carta volta a mão do jogador. São oito cartas e oito rodadas. Mas o jogador não é obrigado a usar uma por cada rodada. Ele pode pular a vez e não gastar cartas ou até usar várias cartas na conquista de uma única província.
Caso seja apressado, o jogador não terá ações no fim da partida para interferir nas disputas decisivas. Se esperar demais, pode não sobrar cubos suficientes para se ganhar. Em uma palavra: tenso! Um jogo excelente e recomendado para quem gosta de controle de área.