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  3. Power Grid
  4. Conhecendo um pouco do jogo Power Grid

Conhecendo um pouco do jogo Power Grid

Power Grid
  • avatar
    Belvasques31/05/16 10:02
    avatar
    Belvasques
    31/05/16 10:02
    671 mensagens MD

    Postagem do Canal! Jogando com a Bel.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/994/q68q40.jpg



    Já pensou em ser dono de uma companhia de energia elétrica? 


    Este é Power Grid, neste jogo os jogadores são donos de companhias de energia e competem entre si para ver quem tem a maior companhia e abastece o maior número de cidades.


    EEEEEEEE, não parece interessante.


    Calma lá....... O jogo é muito bom e inteligente.
     
    Vamos dar uma olhadinha no que vem nele.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/930/i0ytz9.png





    A caixa do jogo vem com um mapa dupla face representando dois países, Estados Unidos e Alemanha.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/414/c1mc3k.jpg





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/736/s4c94g.jpg





    As cartas de usinas.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/473/txy43g.jpg





    Nas cartas de usinas podemos ver no canto superior esquerdo o número da usina assim como o seu valor em elektros (dinheiro do jogo) que custa cada usina.

    Na parte inferior podemos ver o recurso utilizado pela usina assim como a quantidade consumida para abastecer um número x  de casas.

     

    Tokens e mais tokens de madeira.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/328/5coqux.jpg





    Os tokens represtam os recursos a serem adquiridos durante o jogo e também as casinhas que serão colocadas no tabuleiro.
     

    E por fim os Elektros.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/864/yj6ci0.jpg





    Vamos dar uma olhadinha melhor nas cartas de usina?



    Percebemos que cada usinas utilizam tipos diferentes de recursos, vamos ver quais seriam estes.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/089/lb78l6.png





    Na imagem acima podemos ver o recurso com o token que o representa em jogo. Muito legal.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/433/l1sqza.png





    O número no canto superior esquerdo além de indicar o número é também o valor mínimo que deve ser oferecido para se comprar a usina em um leilão.
     

    Leilão? Como assim?


    Calma que mais a frente explicamos.


    Então podemos dizer que a carta abaixo tem um custo mínimo de 14 elektros para compra em leilão. Utiliza lixo como recurso para gerar energia e com o custo de 2 lixos eu posso mandar energia para 2 casas?





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/691/fefgnz.png





    Simmmm, isso ai.



    Já pegamos o jeito com as usinas vamos ver o mapa mais de perto.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/476/5pvq06.png





    No centro da foto vemos a cidade de Menphis, podemos notar que ela é subdividida em 3 partes, 10 pontos, 15 pontos e 20 pontos. Estes pontos representam o valor a ser pago para pode colocar uma casinha na cidade. Porém naprimeira etapa apenas um jogador pode colocar sua casinha em uma cidade. Isso muda quando vão se mudando as etapas do jogo.


    Na foto ainda temos as conexões e seus valores.



    Vamos supor que temos uma casinha em Memphis e queremos expandir nossa rede para St. Louis. O custo da conexão entre as duas cidades é de 7 elektros, e o custo para por uma casinha na cidade é de 10 elektros.  Temos ai um investimento de 17 elektros para atingirmos a cidade desejada.


    Uau, tem muita conta no jogo?



    Sim praticamente tudo que se faz durante o jogo exige uma continha. Mas se o fizermos uma por vez não assusta nem tem como errar.


    Vamos ver agora o mercado de recursos, uma das partes mais importantes desse jogo.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/381/phg6n3.jpg





    É através desta tabela que teremos os valores e os recursos a venda.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/151/g3yuop.png





    Na foto fica fácil de identificar oque se tem nesta tabela.


    Podemos notar que temos apenas uma unidade de óleo para venda com um custo de 3 elektros.


    Com a demanda na procura de alguns de recursos eles acabam ficando escassos e por consequência seus valores acabam ficando maiores. 


    Chega de lero lero e bora para o jogo.
     

    O setup do jogo é bem tranquilo.
    Cada jogador escolhe com que cor quer jogar e pega todas as casinhas da cor desejada para si. Assim como também recebem 50 elektros.



    O mercado de recursos é preenchido da seguinte forma:
    3 carvões em cada espaço do 1 ao 8.
    3 óleos em cada espaço do 3 ao 8.
    3 lixos em cada espaço do 7 ao 8.

    1 urânio em cada um dos espaços do 14 e 16.



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/792/suzvpz.png





    Ficando como a foto a cima o setup do mercado de recursos.

    Podemos ver que o carvão no começo do jogo é o recurso mais barato com valores iniciais de 1 elektro, o óleo com valores iniciais de 3 elektros, o lixo 7 e o urânio 14.



    Feito o mercado de recursos, vamos fazer o mercado de usinas.



    São separadas as usinas de números 3 a 10 formando 2 fileirinhas de 4 cartas como a foto a baixo.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/765/47welv.png





    E por ultimo será escolhido quem será o primeiro jogador. E é posicionada uma casinha de cada  jogador na trilha de  casas construídas.



    Ficando assim o tabuleiro após o setup.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/143/cj7tzg.jpg





    Bora jogar.


    O turno consiste em:
    -Comprar usinas;
    -Comprar recursos;
    -Construir casas;
    -Gerar energia e r
    eceber elektros pelo número de cidades iluminadas, reabastecer mercado de recursos e atualizar o mercado de usinas (burocracia);


    O primeiro jogador começa então seu turno escolhendo a usina que quer comprar. Os demais jogadores podem oferecer mais dinheiro se a usina os interessar. Está é a fase de leilão das usinas.


    Vale lembrar que até chegarmos a terceira fase do jogo apenas as usinas da fileira superior estão abertas a compra.


    Esta fase de compra de usinas termina assim que todos os jogadores tiverem comprado uma usina ou então passado sua vez.
     

    A Segunda fase é a compra de recursos.


    Ela é feita no sentido contrario, começa pelo ultimo jogador comprando a quantidade de recursos desejar e puder estocar. (só se pode comprar e estocar o recursos que a usina usar, assim como a quantidade é no máximo o dobro que a usina utiliza) Como a foto abaixo.





    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/127/9vcceu.png





    Comprado os recursos está na hora de construir, está fase também é jogada em sentido contrario do ultimo jogador ao primeiro.


    O jogador então escolhe em qual cidade quer começar sua rede. Comprada a primeira cidade o jogador só poderá comprar uma próxima pagando o custo de conexão entre as cidades.


    Feita a compra de cidades, vamos para a próxima etapa. 


    A burocracia.



    Começando do primeiro jogador.

    Aqui os recursos são gastos para gerar energia suficiente ou não para iluminar todas as suas cidades. É pago a cada jogador um valor x por cidades iluminadas, por exemplo se um jogador ilumina 2 cidades ele recebe 33 elektros, não importando que ele tenha 4 cidades, o que vale aqui é quantas ele iluminou. É isso que da dim dim.



    Após todo mundo ter recebido seus elektros devemos atualizar o mercado de usinas e o de recursos da seguinte forma.


    Usinas:
    Coloque a usina de custo mais caro para debaixo da pilha de usinas.


    Recursos:

    Atrás do manual vem uma tabela para reposição de recursos para cada etapa e para o número de jogadores.



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/152/op5zq4.png





    O jogo é dividido em 3 etapas diferentes.


    A primeira etapa é a inicial do jogo onde os jogadores só podem construir nas cidades com custo de 10 pontos.



    A segunda etapa é atingida quando algum dos jogadores construir a sua sétima cidade. Na segunda etapa notamos que a tabela a cima,  a de quantidade de recursos abastecidos no mercado muda, além disso já podemos construir casas em cidades com custo 15.


    A terceira etapa entra em vigor quando compramos no baralho de usinas a carta de etapa 3. Além de mudar novamente a reposição do mercado de recursos e abrir para compra as cidades de custo 20, podemos comprar qualquer uma das usinas no mercado, não mais só as da linha superior, mas também eliminamos a usina de menor valor.


    O jogo termina quando o primeiro jogador conseguir construir e iluminar um número x de cidades (casinhas). No caso de 3 a 4 jogadores 17 cidades.




    Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho dobre o jogo Power Grid.



    Valeu gente, obrigada companhia e até a próxima.





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    Comentários:

  • Dodow
    239 mensagens MD
    avatar
    Dodow31/05/16 10:50
    Dodow » 31/05/16 10:50

    Muito bom é um dos meus jogos favoritos.

    4
  • Filosofo_R
    380 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R31/05/16 10:52
    Filosofo_R » 31/05/16 10:52

    Ótima resenha, parabéns. Power Grid é um jogo econômico maravilhoso e que pode ter uma profundidade estratégica tão grande quanto a meticulosidade dos jogadores em fazer contas e ajustar o mercado através da compra e estocagem das matérias primas nas usinas. O jogo em si traz soluções mecânicas muito interessantes como a mudança na ordem de jogo nas fases de compra de recursos e construção e o leilão em si é fantástico. Contudo, não considero um jogo perfeito por 3 razões:

    1) O mapa poderia ser melhor. Ponto. Não há como discutir isso, acredito que até os mais mimizentos devem concordar que o mapa poderia ter uma indicação melhor sobre o custo de construção nas cidades e o valor das conexões entre elas. O mapa é feio, com design ruim.

    2) O dinheiro do jogo é horrível. Fica todo amassado com o tempo. E afasta os jogadores que não conhecem o jogo por causa da "síndrome do dinheirinho de papel do Banco Imobiliário", rsrs.

    3) Falando do jogo em si, se um dos jogadores dispara na frente e ganha bem mais dinheiro que os outros, vai construir mais, vai pegar usinas melhores, iluminar mais e ganhar mais dinheiro. Pará-lo é difícil pra quem está começando no jogo e não força tanto nos leilões, não estoca matérias-primas nas usinas pra deixar o preço mais caro para o adversário e não tenta obstruir sua rota. Isso acontece muito quando há muitos novatos na mesa e acaba fazendo um "Kingmaking" no jogo. Nada que mais umas partidas não resolvam (pois as pessoas pegam a manha com o tempo), mas, noto um ligeiro desequilíbrio nesse sentido.

    Abraço e que venham mais resenhas bacanas como essa. Ligado no canal.

    4
  • Belvasques
    671 mensagens MD
    avatar
    Belvasques31/05/16 11:05
    Belvasques » 31/05/16 11:05

    Dodow::Muito bom é um dos meus jogos favoritos.

    Filosofo_R:: Ótima resenha, parabéns. Power Grid é um jogo econômico maravilhoso e que pode ter uma profundidade estratégica tão grande quanto a meticulosidade dos jogadores em fazer contas e ajustar o mercado através da compra e estocagem das matérias primas nas usinas. O jogo em si traz soluções mecânicas muito interessantes como a mudança na ordem de jogo nas fases de compra de recursos e construção e o leilão em si é fantástico. Contudo, não considero um jogo perfeito por 3 razões:

    1) O mapa poderia ser melhor. Ponto. Não há como discutir isso, acredito que até os mais mimizentos devem concordar que o mapa poderia ter uma indicação melhor sobre o custo de construção nas cidades e o valor das conexões entre elas. O mapa é feio, com design ruim.

    2) O dinheiro do jogo é horrível. Fica todo amassado com o tempo. E afasta os jogadores que não conhecem o jogo por causa da "síndrome do dinheirinho de papel do Banco Imobiliário", rsrs.

    3) Falando do jogo em si, se um dos jogadores dispara na frente e ganha bem mais dinheiro que os outros, vai construir mais, vai pegar usinas melhores, iluminar mais e ganhar mais dinheiro. Pará-lo é difícil pra quem está começando no jogo e não força tanto nos leilões, não estoca matérias-primas nas usinas pra deixar o preço mais caro para o adversário e não tenta obstruir sua rota. Isso acontece muito quando há muitos novatos na mesa e acaba fazendo um "Kingmaking" no jogo. Nada que mais umas partidas não resolvam (pois as pessoas pegam a manha com o tempo), mas, noto um ligeiro desequilíbrio nesse sentido.

    Abraço e que venham mais resenhas bacanas como essa. Ligado no canal.



    Eba, obrigada gente.

    O mapa não me preocupa muito, mas o dinheiro realmente é bem fraquinho.

    3
  • Luizperes
    5 mensagens MD
    avatar
    Luizperes31/05/16 11:05
    Luizperes » 31/05/16 11:05

    Parabéns pela resenha! 

    Esse é um jogo top. Só não curto muito o design dele e as ilustrações. Acho que desistimulam o primeiro contato com o jogo. Mas o payoff vale a pena!

    E esse dinheirinho de papel é irritante... rs, mas pode ser facilmente substituído por fichas de poker.

    ;)

    4
  • RMaia8
    2251 mensagens MD
    avatar
    RMaia831/05/16 11:06
    RMaia8 » 31/05/16 11:06

    Esse dinheirinho de papel é sofrível. Parece que o cara tá jogando banco imobiliário.
    Quem tiver a oportunidade, compre a versão "Deluxe". Recomendo!!!!

    1
  • RMaia8
    2251 mensagens MD
    avatar
    RMaia831/05/16 11:08
    RMaia8 » 31/05/16 11:08

    Tem outra coisa que eu tenho implicância, e queria ouvir dos mais experientes: essa coisa do placar sempre muito justo me incomoda. Tipo, placar final 18, 16, 15. O cara se puxou, deu um laço nos demais, horas de concentração e a diferença pro segundo colocado é de... 2 pontos.

    Só eu fico meio frustrado com isso? :)

    1
  • Dodow
    239 mensagens MD
    avatar
    Dodow31/05/16 11:20
    Dodow » 31/05/16 11:20

    RMaia8::Tem outra coisa que eu tenho implicância, e queria ouvir dos mais experientes: essa coisa do placar sempre muito justo me incomoda. Tipo, placar final 18, 16, 15. O cara se puxou, deu um laço nos demais, horas de concentração e a diferença pro segundo colocado é de... 2 pontos.

    Só eu fico meio frustrado com isso? :)

    só

    2
  • Belvasques
    671 mensagens MD
    avatar
    Belvasques31/05/16 11:24
    Belvasques » 31/05/16 11:24

    Luizperes::Parabéns pela resenha! 

    Esse é um jogo top. Só não curto muito o design dele e as ilustrações. Acho que desistimulam o primeiro contato com o jogo. Mas o payoff vale a pena!

    E esse dinheirinho de papel é irritante... rs, mas pode ser facilmente substituído por fichas de poker.

    ;)

    Ebaaa, brigada.
    Então as fichas de poker ajudam em bem. O dinheirinho realmente é horrível.
    Dodow::
    RMaia8:::Tem outra coisa que eu tenho implicância, e queria ouvir dos mais experientes: essa coisa do placar sempre muito justo me incomoda. Tipo, placar final 18, 16, 15. O cara se puxou, deu um laço nos demais, horas de concentração e a diferença pro segundo colocado é de... 2 pontos.

    Só eu fico meio frustrado com isso? https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/smile.png


    só


    Aw nunca parei para pensar nisso. 
    Vou me lembrar de ver isso na próxima vez que jogar.

    2
  • andersonaju
    326 mensagens MD
    avatar
    andersonaju31/05/16 20:17
    andersonaju » 31/05/16 20:17

    Review muito bom!! Parabéns!!

    Acho essa disputa acirrada do final sensasional!! O jogo é super balanceado e acho que ele consegue fazer isso muito bem com a inversão de ordem dos jogadores.
    Todo final de jogo é só tensão.

    3
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