Postagem do Canal! Ussssssss Games.
Conhecendo um pouco o jogo Matem o Rei.

Matem o Rei é um jogo criado por Jorge Martins, de 2 a 4 jogadores onde cada jogador tem o objetivo de matar o Rei.
Parece fácil, porém ao seu lado o Rei possui bravos guarda costas dispostos a protege lo a qualquer custo. (E dar-lhe de bandeja a seu assassino).
Vamos conhecer um pouco de como é o jogo MATEM O REI.
Em Matem o Rei cada jogador assume o papel de assassino e guarda costas do Rei. Como assassino seu objetivo e matar o Rei para ganhar o jogo (obvio) por sua vez como guarda costas você deve proteger o rei dos demais assassinos dos outros jogadores, garantindo assim o Rei vivo para que você possa mata-lo.
No começo do jogo cada jogador ganha 2 cartas de mascaras, uma representando o assassino (que deve ser sempre mantida na vertical) e outra representando o seu guarda costas (esta deve ser mantida na horizontal). Detalhe ambas as cartas devem ser mantidas em segredo viradas para baixo. Só o seu jogador deve saber qual carta possui.

As mascarás são divididas em 4 cores e 4 animais diferentes, o leão, a raposa, o pássaro e o cavalo. Cada uma representa um dos marcadores colocados no tabuleiro, por isso das cartas de assassino e guarda costas serem reveladas apenas ao seu detentor. Durante o jogo você nunca saberá se aquele pássaro amarelo que está a 2 quadrados do rei é um assassino ou um guarda costas adversário.
Hummmmmm....... O jogo começa a se mostrar.
Após todos os jogadores terem sorteados suas 2 cartas de mascaras aleatoriamente. Cada jogador recebe uma carta de arma. (também aleatoriamente)
São 3 tipos de cartas de armas usadas pelo assassino, veneno, adaga e bomba. Cada uma com sua particularidade, o veneno só pode ser usado a 1 espaço de distância, a adaga a 2 espaços de distância e as bomba a 3 espaços de distância. As armas são as únicas cartas que ficam abertas sobre a mesa, mostrando aos demais jogadores que tipo de arma seu assassino tem a disposição para matar o Rei.

Falta pouco para o jogo possa começar. Vamos agora colocar os marcadores de máscaras no tabuleiro.
Os marcadores de máscara devem ser virados para baixo e embaralhados, sorteados aleatoriamente entre os jogadores. Cada jogador vai colocar o marcador sorteado no tabuleiro em um dos quadrados indicados (no exemplo marcados com a cor azul). O processo se repete. O jogador que tirar o rei o coloca na área central do tabuleiro, este felizardo será o primeiro jogador. (Todas as peças devem ser colocas no tabuleiro).

Devemos embaralhar todas as cartas que sobraram em um único monte e cada jogador deve receber 3, que podem ser trocas na mesma quantidade.
Setup feito. É hora de começar a partida.
Yeahhhhhhh
No seu turno o jogador pode realizar as seguintes ações:
- Usar uma carta de movimento:
- Tentar matar o Rei.
Além de realizar a quantidade de troca de cartas que ele puder.
As troca possíveis são:
- Trocar a mascara do guarda:
- Trocar a arma.
As trocas são feitas conforme a situação do jogo sorri para você. Se no tabuleiro tem um marcador de máscara amarelo na distância certa do seu veneno para matar o rei e seu assassino é azul, nada melhor que trocar o seu assassino pela carta de mascara da cor do marcador e assim poder assassinar o rei.
Mas antes de chegar ai, vamos dar uma olhadinha nas cartas de movimento e ver como fazemos para movimentar os marcadores de máscara no tabuleiro. (Para mim o ponto alto do jogo)
Existem tipos de cartas de movimento diferentes:
As baseadas em cores. Que você pode mover apenas os marcadores da cor da carta jogada. (Detalhe importe a movimentação dos marcadores pode ser feita apenas em uma única direção e eles não saem do tabuleiro se por ventura chegarem a sua borda).

Assim que você jogar uma carta de movimento você deve escolher para qual lado todos os marcadores de máscara daquela cor deve se mover e quantas casas de 1 a 3 espaços. (Sim todos os marcadores do tabuleiro, CAOS TOTAL).

E temos também as cartas de movimento especiais. Porque pouco caos é bobagem.
As cartas de movimento cinza (seta)o jogador que a lançar pode escolher qual a cor dos marcadores que ele quer mover. Da mesma forma Como a carta de máscara cinza. O jogador que a lançou pode mover por exemplo todos os marcadores de leão do tabuleiro. E por ultimo e não menos poderosa a com as 4 máscaras, onde o jogador escolhe qual tipo de marcador de mascará moverá.

Eis os marcadores de máscara.

O Rei.
Já deu para ver que a grande graça do jogo é a movimentação dos marcadores no tabuleiro.
A estratégia toda fica em como mover os marcadores pelo tabuleiro e não perder a oportunidade de posicionar da melhor forma possível o seu assassino, ou aquele marcador que você tem a carta na mão para fazer seu assassino mudar de cor.
PERA LÁ!!!!!!!!!!!!! E CADE O RAIO DO GUARDA COSTAS QUE NÃO APARECEU POR AQUI AINDA.
Calma, deixa eu molhar o bico e falar deste que é tão importante quanto o assassino.
O guarda costas é o seu retaguarda do rei no jogo, pois somente ele pode evitar que seu adversário consiga matar o rei antes de você.
Como posso fazer isso, você deve estar se perguntando?
Basta ter um marcador de máscara adjacente ao rei da mesma cor que a sua carta de guarda costas. Assim que algum jogador anunciar que matará o Rei o próximo jogador tem a oportunidade de evitar o ataque, revelando ter uma carta da cor do marcador de máscara adjacente ao rei ou entre o rei e o assassino. Este passo deve ser repetido caso o próximo jogador do turno não tiver tal carta. Se ninguém tiver como evitar o assassinato o Rei é morto e a partida termina.
Matem o Rei é um jogo muito fácil e divertido de se jogar, mas não se engane. Você tem que ter muita atenção e sagacidade para conseguir manter tanto seu assassino e guarda costas apostos para poderem aproveitar sua oportunidade.
Espero que tenham gostado desta resenha e tenham o prazer de conhecer este grande jogo em uma caixinha pequena, como diria o grande mestre Alan Farias.
Obrigada gente.