Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
A Noite dos Magos, ou Magician's Night na edição em inglês, é um jogo infantil de estratégia lançado pela Devir Européia em 2005, seguindo uma proposta de trazer para a mesa toda a família. Desenvolvido por Kirsten Becker e Jens-Peter Schliemann, este último designer de Château Roquefort, o jogo admite de 2 a 4 jogadores, é totalmente independente de idioma e leva de 10 a 20 minutinhos uma partida.
Mecânicas:
- Ação e Destreza;
- Force Sua Sorte;
Objetivo do Jogo:
A premissa básica de A Noite dos Magos é simples: o conselho de magos, que será sobre uma plataforma, está cheio de discos e árvores de madeira. Há um anel de luz no centro, coberto por um disco de papelão e um fogo ardente. Existem diversos caldeirões com símbolos dos jogadores neste tabuleiro. O objetivo é fazer com que o próprio caldeirão seja empurrado para o anel de luz e ocupe o espaço central primeiro.
Parece muito simples e bobo não? Só que neste jogo você deve conseguir seu objetivo no escuro... Isto mesmo! Com as luzes apagadas!!
Componentes:
O jogo possui uma arte legalzinha para o público alvo, mas tirando a caixa e algumas gravuras do manual, na realidade não há muito espaço para artes neste jogo. Aqui não temos cartas, tabuleiros ou tokens. Basicamente tudo é madeira ou plástico. Com três ziplocs já temos quase tudo que é necessário para uma partida.
O primeiro ponto diferente neste jogo começa pelo seu tabuleiro... temos aqui um Board circular com suporte, visando deixa-lo uns 10 cm mais altos da mesa. Em breve vocês verão que esta solução é fundamental para a mecânica principal do jogo.
O jogo conta com um anel e um suporte de madeira que imita uma “fogueira mágica”, eles comporão o centro do tabuleiro. Cada jogador recebe o peão de um mago, feito em um corpo de madeira, e chapéu plástico. Cada representa uma facção mágica: estrela, círculo, lua e raio.
Neste jogo, temos ainda 12 caldeirões de madeira, pintados de vermelho. Cada facção possui 3 caldeirões com sua insígnia.
Existem 36 discos azuis de madeira, de diferentes tonalidades e tamanhos.
Por fim, temos também 12 árvores em forma de cone, também feitas de madeira e pintadas de azul marino.
Visão Geral:
O setup do jogo é bem simples, e não consome mais do que 5 minutos. Devemos colocar o tabuleiro no centro da mesa, de forma que cada um dos jogadores tenha acesso a ele, igualmente espaçados. O disco de plástico é encaixado no centro do tabuleiro e a fogueira o sobrepõe.
Em seguida, todos os caldeirões devem ser distribuídos ao redor da fogueira, respeitando os símbolos designados no tabuleiro. Mesmo que a partida tenha 2 ou 3 jogadores, todos os 12 caldeirões entram em jogo.
Para fechar o setup, as árvores e discos são distribuídos ao redor do caldeirão da forma como está descrito no manual.
E cada jogador recebe seu peão de mago. Pronto, o jogo já pode começar.
Começando do primeiro jogador, cada um em seu respectivo turno, deve pegar seu personagem e colocar sobre o tabuleiro iniciando o movimento de empurrar os discos a sua frente.
O objetivo final do jogo é que o jogador consiga colocar um dos caldeirões com o seu símbolo, dentro do anel no centro do tabuleiro. Logicamente que para isto, ele precisará empurrar a fogueira no centro para longe.
Para isto, ele precisa escolher em qual direção ele precisará empurrar os discos. Sempre que uma peça cai do tabuleiro, não importa qual o tipo ou por onde ela caiu, o jogador precisa cessar seu movimento e passar a vez.
Você começa a empurrar com seu mago a partir do seu lado do tabuleiro, e deve continuar a empurrar em um movimento contínuo até ouvir um clack! O que significa que algo caiu fora do tabuleiro. Sua vez termina aí. O próximo jogador assume a vez com seu mago e começa a empurrar, e este procedimento continuará até que algum caldeirão caia no anel central.
Uma pergunta que deve surgir é: “Onde está a diversão e a graça deste jogo?” A grande sacada aqui é... o jogo deve ser jogado no escuro. Quando jogado no escuro, o fogo, caldeirões, os magos (usados para empurrar as peças) e o anel de luz brilham fluorescente, enquanto as árvores e discos ficam invisíveis. Claro que o jogo também pode ser jogado na luz do dia, mas perde muito do seu charme e diversão. Isto porque, sendo o tabuleiro, discos e demais peças na cor preta ou azul escuro, tudo desaparece na escuridão, restando apenas alguns pontos chave que emitem luz florescente.
Avaliação:
A Noite dos Magos é um jogo infantil com foco em crianças e adolescentes, mas que pode facilmente ter participação dos adultos na partida. É importante ressaltar que ele foca em um público de nicho familiar. O jogo tem uma bela arte e poucos componentes, mas de ótima qualidade. É bastante inteligente como ele explora recursos luminosos, trazendo um jogo original para mesa da família.
A Noite dos Magos não pode ser encontrada no Brasil e nem nas grandes lojas americanas. Voltada para o mercado europeu, pode ser encontrada facilmente em países da América do Sul de influência espanhola. Ou seja, um bom jogo para trazer na mala de uma viagem a Espanha ou no Chile.
Sugiro deixar o jogo bem exposto a luz antes da partida. Inclusive deixar a peça da fogueira central fora do tabuleiro, para que o anel central possa absorver a luz também.
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