Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
A Torre Encantada, ou The Enchanted Tower na edição em inglês, é um jogo infantil de estratégia lançado pela Devir Européia em 2012, com uma proposta muito interessante, visando trazer para a mesa toda a família, sendo um jogo que permite boa interação entre adultos e crianças. A Torre Encantada possui uma mecânica semi-cooperativa, onde um jogador faz o papel do feiticeiro malvado que prendeu a princesa em uma torre, e os demais controlam o herói que busca salvá-la.
Desenvolvido pelo casal Inka Brand e Markus Brand, designers de Village, La Boca, Saint Mailo, A Castle for All Seasons, entre outros, o jogo admite de 2 a 4 jogadores, é totalmente independente de idioma e leva de 10 a 20 minutinhos uma partida. Um belo jogo que vale a pena conhecer.
Mecânicas:
- Rolagem de Dados;
- Rolar e Mover;
- Memória;
- Blefe.
Objetivo do Jogo:
Em The Enchanted Tower a princesa, foi capturada mais uma vez pelo feiticeiro malvado! Um jogador joga pelo feiticeiro e no início de cada rodada ele esconde uma chave em um dos 16 espaços no tabuleiro de jogo. Os demais jogadores assumem coletivamente a parte de Herói, que tenta encontrar a chave antes do feiticeiro conseguir alcançá-la. Não importa quem encontra a chave primeiro, porém, qual jogador começará a experimentar a chave em uma das seis fechaduras na torre; se ele escolher o caminho certo, a princesa salta livre da torre e aquele jogador ganha. Se não, o feiticeiro esconde a chave mais uma vez, e todo mundo se move de volta para seus locais iniciais de partida.
Visão Geral:
O jogo possui uma bela arte, ótimo componentes e uma simplicidade de regras e setup sensacional. A Torre Encantada é um daqueles tipos de jogos que usam a própria caixa como cenário, tipo Cleopatra ou Niagara, porém vai mais longe como Skyliners, usando o insert durante o jogo. Isto porque os furos no tabuleiro, nos quais a chave pode ser escondida, coincidem com os espaços no insert para auxiliar este objetivo.
A lateral da parte interna da caixa, indica a porta do castelo do feiticeiro. Um segundo tabuleiro circular que encaixa na quina da caixa, marca a trilha inicial do feiticeiro e o ponto onde ele inicia a partida. O objetivo aqui é claramente dar uma vantagem aos heróis, que não conhecem a localização da chave como o feiticeiro.
Sobre o insert do jogo, devemos sobrepor o tabuleiro principal. Existem 16 tokens circulares que representam objetos da floresta: folhas, galhos, animais, pedras... sob os quais o feiticeiro poderá esconder a chave.
No jogo temos uma torre hexagonal, que funciona com um mecanismo parecido como famoso Pula-Pirata da Estrela. São seis fechaduras, mas a chave só funciona em uma delas.
Temos uma peça plástica para representar a princesa, e duas de madeira para o Herói e o Feiticeiro. A peça plástica possui um conector adequado para a torre e as de madeira imãs para grudar neles a chave, que é metálica.
Para o setup do jogo, a princesa deve ser encaixada na torre até ouvirmos o “click” que indica o acionamento do dispositivo.
O feiticeiro começa na porta do seu covil, no local indicado no tabuleiro que fica fora da caixa principal. Ele pede para todos os demais jogadores fecharem os olhos e escolhe um local para esconder a chave. Somente ele sabe seu verdadeiro paradeiro.
O herói por sua vez, escolhe uma das 4 casas inicias para ficar.
Em cada rodada, são jogados 2 dados, um pelo feiticeiro e outro pelo herói, antes dos movimentos. O dado do feiticeiro indica qual dos dois personagens se movimenta naquele turno. O dado do herói informa a quantidade de casas que um deles deverá andar.
O herói e feiticeiro vão escolhendo seus respectivos trajetos em busca da chave pelo tabuleiro principal. Ao passar sobre a chave, ela automaticamente gruda na peça dele por baixo do token, atrapalhando seu movimento. Neste momento, ao levantar a peça, a chave aparece.
O token deve ser devolvido virado para baixo, pois se o jogo não acabar, o mesmo espaço não poderá ser usado mais uma vez pelo feiticeiro.
O jogador que conseguir pegar a chave primeiro, seja herói ou feiticeiro, tem a chance de tentar descobrir qual a fechadura certa que solta a princesa. Se ela pular fora da torre, o jogador ganha o jogo.
Caso a fechadura seja falsa, ambos voltam a sua posição inicial, o feiticeiro esconde novamente a chave e se inicia uma nova rodada.
Avaliação:
A Torre Encantada é um jogo infantil com foco na criançada, mas que pode facilmente ter participação dos adultos na partida, seja atuando como o feiticeiro a ser vencido, ou como herói ou um dos integrantes do time do herói. Talvez não seja um jogo tão aconselhado para uma mesa exclusiva de adultos, mas creio que até alguns irão gostar. É importante ressaltar que eele foca em um público de nicho familiar, não sendo indicado para eventos ou grupos heavy gamers.
Este é um jogo semi-cooperativo com Overlord, por mais incrível que pareça, é exatamente isto que ele é. Um jogador é o feiticeiro que prendeu a princesa e os demais o time do herói que precisa salvá-la. Sendo por tanto, um jogo infantil que trabalha comportamento em equipe, memória e muita diversão para a gurizada.
O jogo tem uma bela arte e poucos componentes, mas de ótima qualidade. É bastante inteligente como ele explora recursos mecânicos e magnéticos, trazendo um jogo original para mesa da família. A torre da princesa no estilo pula pirata é o charme do jogo.
A Torre Encantada não pode ser encontrada no Brasil e nem nas grandes lojas americanas. Voltada para o mercado europeu, pode ser encontrada facilmente em países da América do Sul de influência espanhola. Ou seja, um bom jogo para trazer na mala de uma viagem a Espanha ou no Chile.
O Canal TTZO é associado ao grupo "Turma do Tabuleiro da Zona Oeste – RJ", um evento mensal que ocorre no Rio de Janeiro. Veja mais resenhas do canal em: https://www.ludopedia.com.br/canal/TTZO e não deixe de acompanhar as novidades pelo Facebook em: www.facebook.com/canalttzo. Caso tenha gostado do material, por gentileza, não deixe de se inscrever aqui no topo da página, para dar seu apoio. Desde já agradecemos pela atenção e tempo dispensados. Ótimas jogatinas!