Por Chris W
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1411430/after-three-plays-two-players
Para começar, eu tenho que dizer que
Churchill era o meu jogo mais esperado do ano, e o primeiro e único jogo que eu queria da
GMT Games. Então as expectativas estavam muito altas!!!
Minha esposa e eu recebemos o jogo há pouco tempo e jogamos três partidas em dois dias - cada um de nós jogando pelo menos 1 partida com cada um dos líderes.
Tabuleiro
Componentes
A primeira coisa a notar é o design do tabuleiro. É incrivelmente funcional, além de ser bonito de se ver. Com todo o texto, pode parecer agitado ou confuso para alguém que não é familiarizado com o jogo, mas tudo ali tem um propósito. Estou certo de que, se eu perder o manual de instruções, eu posso jogar usando apenas o texto presente no tabuleiro de jogo.
Os componentes - como muitos outros jogos semelhantes - são principalmente blocos de madeira, o que eu acho que aumenta a ambientação do jogo. Minha esposa não gosta do fato de que os líderes são representados por blocos de madeira com adesivos sobre eles. Ela quer obter miniaturas de cada um dos líderes para jogar. Creio, porém, que a simplicidade elegante definitivamente funciona para este jogo.
Os dados são de alta qualidade, e o bom é que cada líder recebe o seu próprio conjunto, por isso não há necessidade de passá-los para outro jogador.
Jogabilidade
Em termos de complexidade, eu o comparo ao jogo
Twilight Struggle e a outros jogos de cartas para quem gosta de usar a mente. A mecânica é incrivelmente simples e fácil de aprender - jogue uma carta, resolva um problema. Fase de produção, role um dado. Até o final da primeira conferência (cerca de meia hora), você vai saber como jogar o jogo. Neste ponto, o manual de instruções nem sequer sai da caixa, exceto para configurar os cenários.
A verdadeira complexidade vem na formulação de uma estratégia. Cada líder joga de forma diferente e tem um conjunto diferente de prioridades. Por exemplo, cada líder quer que o dia D aconteça em um ponto diferente do jogo. Depois de um jogo com cada líder, nós mal arranhamos a superfície sobre como jogar com cada um deles.
Além disso, sua estratégia será diferente em cada partida. Como o jogo define-se nas últimas rodadas, e só ai o cenário de final do jogo começa a ficar claro, você pode ter Churchill e Roosevelt se unindo para resolver os problemas na Europa e para conquistar a Alemanha, tudo isso antes da URSS avançar. Talvez Stalin e Churchill combinarão forças para tentar jogar fora o calendário de campanha no Pacífico dos americanos. O último jogo que nós jogamos viu Churchill tentando ativamente deter a invasão da Alemanha durante a conferência final. Sua pontuação foi muito alta, mas a rendição das potências do Eixo deram a vitória para o segundo lugar de Roosevelt.
Esta variedade nos faz querer jogar novamente e imediatamente depois de terminar uma partida. Queremos que a guerra ocorra de maneira diferente desta vez. E se isso acontecer? Cada partida é diferente, e isso é uma coisa boa.
Inteligência Artificial
Nós geralmente jogamos com dois jogadores - dois dos nossos jogos favoritos são
Twilight Struggle e
Labyrinth: The War on Terror, 2001-? - por isso sabemos que chamaremos um de nossos amigos à mesa para jogar
Churchill. Isso ainda não aconteceu, por isso jogamos com um jogador artificial em cada uma das nossas partidas.
A IA em Churchill é antes de tudo incrivelmente fácil de usar. Os fluxogramas são muito mais fáceis de entender do que os de outros jogos que jogamos como
Labyrinth. É fácil saber as prioridades da IA, mas ainda é difícil de contrariar suas estratégias. Mesmo sabendo para onde estava indo a estratégia da IA, nós ainda perdemos conferências para ela. Na verdade, o jogador artificial de Churchill conseguiu espalhar mais influência político-militar em toda a Europa do que nós.
Geral
O fato de que nós jogamos três vezes em dois dias (com cada partida durando cerca de três horas) diz tudo. Minha esposa geralmente não faz isso com os jogos que exigem esse nível de estratégia e planejamento... Depois de nossa primeira partida de
Fire in the Lake, ela reclamou por várias horas para só então relaxar com a Netflix. Mas com
Churchill, ela estabeleceu imediatamente um ótimo desempenho no segundo jogo.
O jogo corre sem problemas, com pouco ou nenhuma exceção de regras sobre minúcias. Mesmo quando temos de consultar os fluxogramas no manual sobre a IA, não tivemos problemas com as regras do jogo.
Estamos ansiosos para jogar com três jogadores sem IA. Tenho certeza de que quando o fizermos nós vamos amar ainda mais este jogo. Mas, por hora, eu prevejo este jogo vendo muita mesa. Seu setup leva segundos, e o jogo pode durar tanto ou ser tão curto quanto você quiser.
Mesmo com expectativas altíssimas,
Churchill não decepcionou. O foco na política entre as forças aliadas e as campanhas militares reais como um foco secundário ou até mesmo terciário torna este jogo único, mostrando-me uma coceira que eu não sabia que tinha.
No geral, este é um jogo maravilhoso, feito para uma experiência maravilhosa.
Traduzido por mgstavale