Escrita por: Rodrigo Neves.
Sinopse do Jogo:
Mexica é um jogo clássico de colocação de peças, controle de área e uso de pontos de ação, sendo o terceiro da “Trilogia da Máscara”, junto com Tikal, de 1999, e Java de 2000. O jogo foi lançado em 2002 pela Ravensburger e a Rio Grande Games, mas em 2015, ele chega ao Brasil pela Conclave Jogos, totalmente traduzido para português, em uma nova edição com arte revisada e acabamento das peças de alto nível.
O jogo foi desenvolvido por Michael Kiesling e Wolfgang Kramer autores de jogos como El Grande, Tikal, Java, Colosseum, Coal Baron, entre muitos outros. As partidas duram de 1h à 2hs, podendo comportar de 2 à 4 jogadores. É um jogo de regras muito simples, mas que permitem grandes possibilidades estratégicas.
Objetivo:
Em Mexica, estamos ambientados no início do século XIV, quando os astecas, decidem construir Tenochtitlan, a capital de seu império, para realizar uma antiga profecia. Cada jogador representa um “Pilli Mexica”, nobre asteca encarregado de participar na construção da cidade. Todos disputam para construir distritos, escavar os canais, construir pontes e tentar atrapalhar ao máximo os planos dos seus adversários. Sim, é um jogo típico de perturbar a vida dos amiguinhos também. O jogo dura 2 períodos de várias rodadas, e em cada rodada, os jogadores dispõe de 6 pontos de ação para gastar em construções e seus movimentos.
Mecânicas:
- Colocação de Peças,
- Controle/Influência de Área,
- Sistema de Pontos de Ação
Componentes:
O jogo vem em uma grande caixa, quadrada e mais alta do que o padrão. É relativamente pesada, principalmente em virtude das peças sólidas de resina. Vale mencionar a arte muito bonita da tampa.
Destaque positivo para o insert que já vem montado na caixa, e os ziplocs que são enviados em conjunto para organizar seus componentes.
Em Mexica, temos 4 conjuntos de templos produzidos em resina, contendo cada um: 3 edifícios de 4 andares, 4 de 3 andares, 5 de 2 andares e 6 de um andar apenas.
As peças são sólidas, pesadas e passam uma sensação de qualidade ao serem seguradas. O acabamento envelhecido também dá um ar elegante ao material. Os fabricantes merecem muitos elogios aqui.
Entre os componentes temos 11 peças de pontes, feitas em madeira e 43 tiles de canal, 37 duplos e 6 simples. Apesar do bonito acabamento, estas peças de canal são as únicas aqui que poderiam sem de melhor qualidade. Elas são pouco rígidas e devemos ter cuidado ao destacar, pois não saem com facilidade e deixam rebarbas.
Temos 4 meeples de madeira de “Pilli Mexica”, 4 cubos de contagem de pontos e também 4 fichas de resumos de ações para auxiliar no planejamento das ações dos jogadores.
Existem 15 fichas “Calpulli” que identificam e informam sobre as fundações dos distritos em jogo e 8 fichas de ação.
Por fim, o jogo conta com um belo e espaçoso tabuleiro.
Síntese do Jogo:
O jogo é dividido em duas etapas. Para o setup inicial da primeira, embaralhamos as fichas Calpulli, e escolhemos aleatoriamente 8 entre elas. Em seguida, organizamos todas na tabela de comando do imperador, que se situa na parte inferior direita do tabuleiro. Elas devem ser organizadas em ordem crescente.
Posicione dois tiles de canal sobre o espaço de canal já construído no tabuleiro. E monte um estoque de tiles de canal, pontes e fichas de ação em algum lugar próximo ao tabuleiro.
Cada jogador escolhe uma cor disponível, recebe uma ficha de resumo, seu Pilli Mexica, o cubo de contagem de pontos e alguns edifícios. Para conferir quantos de cada andar, basta olhar no verso da ficha do jogador.
Os edifícios que sobraram, ficam reservados foram do jogo, para entrarem na segunda rodada.
O primeiro jogador será o mais velho, e a ordem das rodadas no sentido horário. Começando pelo primeiro jogador, cada player coloca seu Pilli Mexica em algum espaço inicial no centro do tabuleiro. E os cubos de contagem são alocados na posição “zero”, da trilha de prestígio.
No fim, é um setup inicial bem rápido e prático.
Cada jogador possui 6 pontos de ação por rodada, que podem ser gastos com construções e movimentos.
1ª AÇÃO: Construir um canal. O seu Pilli Mexica não precisa estar próximo para a construção dos canais. Cada peça de canal custa 1 ponto de ação, independente do tamanho.
Não é possível sobrepor outras peças, criar um canal de frente para uma ponte, dentro de um distrito já fundado, sobre a região inicial ou sobre um espaço de lago.
O objetivo principal do jogo é criar regiões fechadas, onde será possível criar os distritos que efetivamente geram pontos de prestígio aos jogadores.
2ª AÇÃO: Fundar um distrito. Quando seu Pilli se encontrar dentro de uma região fechada ainda não fundada, ele poderá fundar ali um novo distrito. Esta ação não consome pontos de ação.
Você deve contar o total de espaços cercados e pegar uma das fichas Calpulli disponíveis no tabuleiro de mesmo valor. Não é preciso comprar na ordem. Coloque a ficha em algum espaço livre da região. Observe que este espaço estará ocupado de agora em diante e não poderá ser mais usado para construções ou movimentos.
Importante: Só é possível fundar o distrito se ele tiver exatamente o número de espaços indicado na ficha, nem mais, nem menos.
Em seguida, o jogador fundador deve pontuar o valor descrito na parte inferior esquerda da ficha, imediatamente. Avance seu cubo na trilha de prestígio.
Importante: Caso existam outros jogadores na região no momento em que ele for fundado, todos eles receberão a pontuação menor descrita na ficha. Esta regra impede que um jogador invista em gastar seus pontos de ação para cercar umas área, falte pouco, e outro jogador venha em seguida, finalize o cerco e leve toda a pontuação sozinho. Uma boa sacada!
3ª AÇÃO: Construir ou realocar uma ponte. O seu Pilli Mexica não precisa estar próximo para a construção das pontes. Cada peça de ponte custa 1 ponto de ação, e deve ser construído sobre um canal, ligando um espaço de terra a outro de terra.
Não é possível ligar um espaço de terra à água ou construir de forma paralela aos tiles de canal. A ponte deve "cruzar" os canais na verdade.
Importante: Quando o estoque de pontes acabar, ao invés de construir, poderemos realocar as pontes. Basta escolher uma ponte vazia, gastar um ponto de ação e realocar para outro ponto válido de canal.
4ª AÇÃO: Movimento do Pilli Mexica. Você pode gastar um ponto de ação para deslocar seu meeple para outra região livre, subir em uma ponte ou descer de uma ponte.
Importante: Caso esteja sobre uma ponte, seu Pilli poderá fazer um deslocamento por barco. Ele terá de gastar 1 ponto de ação, e poderá se mover para uma outra ponte adjacente no mesmo canal. O barco não tem representação física no jogo.
Caso dois canais desemboquem no lago, eles serão considerados conectados, e a viagem de barco também será possível.
Importante: Um Pilli pode ser teletransportado! Isto mesmo, ele pode ser movido para qualquer outra região livre do mapa a um custo de 5 pontos de ação.
5ª AÇÃO: Construir um edifício. Quando seu Pilli se encontra dentro de uma região fechada fundada, não importa por qual jogador, ele poderá construir ali em um espaço livre, um edifício de 1, 2, 3 ou 4 andares. Esta ação consome tantos pontos ação quanto andares o edifício tiver.
6ª AÇÃO: Comprar uma ficha de ação. Caso prefira, o jogador pode comprar até duas fichas de ação por turno, e colocá-las em sua reserva. Se elas acabarem do estoque, não poderão mais ser compradas até serem reabastecidas por algum jogador. Gasta-se 1 ponto de ação para cada ficha comprada desta forma.
Importante: Ao gastar uma ficha de ação, automaticamente o jogador terá um ponto de ação extra naquele turno. Ele pode “queimar” quantas fichas ele quiser de uma só vez.
A rodada termina quando todos os distritos disponíveis são fundados e o primeiro jogador construa todos os seus edifícios. São duas condições que devem acontecer, para indicar a rodada final.
Neste momento, alguns jogadores ainda terão a opção de jogar. Isto porque esta primeira etapa encerrará ao chegar a vez do jogador inicial, momento em que se a rodada termina. O objetivo aqui é que todos os jogadores finalizem com o mesmo número de jogadas.
A pontuação é feita sobre cada distrito. Quem tiver a maior soma de andares em uma região, leva a maior pontuação descrita na ficha Calpulli. O segundo jogador com mais andares, a pontuação do meio e o terceiro jogador com mais andares leva a pontuação menor. O Pilli não precisa estar no distrito para pontuação.
Importante: Caso um jogador termine a rodada sobre uma das casas iniciais, ele recebe 5 pontos de prestígio.
Após pontuar esta primeira rodada, as 7 fichas Calpulli restantes são distribuídas de forma crescente na tabela, os jogadores recebem os edifícios restantes e inicia-se a segunda fase pelo mesmo jogador inicial.
A segunda rodada é idêntica a primeira, e ao seu final, o jogo termina definitivamente.
Importante: Caso chegue a um ponto onde não seja mais possível se fundar nenhum distrito, e isto seja um consenso entre os jogadores, deve-se eliminar as fichas Calpulli restantes do tabuleiro. Deste momento em diante, em cada região não fundada, os jogadores poderão construir edifícios para pontuação de fim de jogo. Neste caso, conta-se o número de espaços nela. O jogador dominante leva este total de pontos vitória, o segundo a metade (arredondado para cima) e o terceiro um quarto (arredondado para cima).
Avaliação:
A nova versão do Mexica merece reconhecimento e elogios, pois ficou muito bem feita, os meeples e as pontes de madeira, a arte dos tiles e do tabuleiro, assim como os prédios de resinas, foram projetados com muito bom gosto. Ao manipular os componentes, sentimos aquela sensação de um produto de qualidade. Parabéns a Conclave por disponibilizar este belo jogo no Brasil.
É um jogo abstrato, em que o tema poderia ser diferente, com a mesma mecânica. Mas no Mexica o tema vai ganhando vida através de um conjunto de componentes bem acima da média. Como diria o amigo Vinnie_RJ: “Tem uma progressão fabulosa de se acompanhar; os distritos vão crescendo, com os prédios se espalhando...” É muito bonito de se ver. Dá gosto de admirar o tabuleiro ao final do jogo. Temos a nítida sensação de estarmos construindo os distritos e edifícios. Mas não podemos negar... o contexto histórico e religioso da época, onde o jogo se ambienta, passa batido.
Por ser um abstrato, o jogo tem uma rejogabilidade ilimitada. É como xadrez, dama ou buraco... gostando do jogo é possível estar ali com ele todos os dias sem enjoar. O difícil é ficar jogando sempre o mesmo jogo com tantas opções disponíveis atualmente. Mas se fosse necessário, este seria uma bela opção para ver mesa por muito tempo.
Mexica é bastante simples em termos de regras e mecânicas. É muito fácil se criar os distritos, pontes e canais. Ele é estratégico, dá possibilidades de bloquear as ações dos oponentes e a interação aparece forte na disputa entre as fundações e no domínio dos distritos. Onde construir um edifício ou um canal... como realocar as pontes em jogo... pode ser fundamental para obrigar os adversários a gastar mais pontos de ação para entrar em uma região. Estas mecânicas de controle de área e pontos de ação não são inovadoras, mas casam com polidez e perfeição aqui.
Este jogo é mecanicamente mais leve que os outros da série, possui uma duração relativamente curta para 4 jogadores e tem um downtime baixo. Considerando esses aspectos, tem muita chance ver mesa mais vezes. É um jogo que pode fazer um papel de family game ou de gateway, dependendo das pessoas envolvidas. Sugiro partidas com o máximo de jogadores que o jogo suporta, pois irá viabilizar as passadas de perna, bloqueios e interações, permitindo que o jogo liberte seu potencial. Mas jogos com 2 ou 3 jogadores também são agradáveis e desafiadores.
" - Mas o Mexica é divertido?", você pode estar se perguntando... Eu diria que vai depender muito do que você considera diversão. Este jogo é muito mais desafiador do que lúdico. Ele força a mente e esquenta a cuca daqueles que se imbuírem da tarefa de analisar a todo momento as melhores jogadas. É um jogo que favorece a concentração e o desafio pessoal. Entretanto, o conjunto de regras simples e a beleza dos conjunto pode agradar bastante aos jogadores que buscam uma diversão mais despretenciosa. É o tipo de jogo que deve ser testado, antes de sair decidindo se gosta ou não dele, se vale ou não a pena.
Para quem curte o estilo, indico outros clássicos destes autores como: Tikal, El Grande ou Java. Outro designer que costuma a criar jogos excelentes de controle de área é o Knizia, com belos trabalhos, como: Tigris & Euphrates ou Samurai. Definitivamente é um jogo que manterei na minha coleção e pretendo jogar muitas vezes.