Escrita por: Rodrigo Neves.
Sinopse do Jogo:
Space Hulk: Death Angel - The Card Game é um jogo de cartas cooperativo onde os jogadores tentam deter uma infestação de alienígenas em uma instalação espacial abandonada. Situado no universo de Warhammer 40,000, os jogadores assumem os papéis dos Space Marines contra hordas de Genestealers.
O jogo do designer Corey Konieczka, foi lançado em 2010 pela Fantasy Flight. O mesmo participa como autor em diversos jogos de sucesso da empresa como Eldricth Horror, Battlestar Galactica, Descent, Imperial Assault, Runewars, StarCraft, Gears of War, X-Wings e Massion of Madness, por exemplo.
Este jogo possui uma média dependência de idioma, pelo manual e nas diversas cartas do jogo, mas estou disponibilizando umas Fichas de Referências com as traduções das cartas aqui no portal. Sendo de 1 à 6 jogadores, pode durar de 20 à 45 minutos uma partida. É um jogo reconhecido pelo seu alto grau de dificuldade, característica clássica dos cooperativos.
Objetivo:
Em Space Hulk: Death Angel - The Card Game os jogadores escolhem entre seis equipes de combatentes, cada uma com dois Space Marines e diferentes habilidades. Eles recebem suas cartas de ação e entram em formação para o combate com a primeira leva de Genestealers. O jogo tem uma série de rodadas, divididas em fases. Inicia-se com uma fase de escolhas de ações simultâneas, seguida da resolução destas ações. Logo após temos os ataques dos Genestealer e a compra de uma carta de evento para desovar mais adversários alienígenas e trazer elementos novos ao combate. Se os Space Marines sobreviverem a uma sequência de fases é hora de seguir em frente, comprando uma nova carta de localização. O jogo segue até a última localização seja resolvida.
Mecânicas:
- Ação ou Movimento Programado,
- Administração de Cartas,
- Cooperativo,
- Jogadores com Diferentes Habilidades,
- Combate por Rolagem de Dados.
Componentes:
O jogo vem em uma pequena caixa, bem leve e do tamanho padrão dos card games da Fantasy Flight, além de ser feita com um material bem sólido e rígido. Possui ótima portabilidade, muito fácil de transportar.
Destaque positivo para o insert de fábrica, que acondiciona muito bem as cartas, tokens e o dado de combate.
O jogo vem com 6 tokens de ótima qualidade e espessura, para identificar as equipes de combate.
Cada equipe neste jogo possui uma cor: verde, roxa, cinza, vermelha, amarela ou azul, sendo formada por dois Space Marines cada.
Cada Space Marine conta um alcance de ataque. As cartas possuem a mesma arte e descrição contextual na frente e no verso, mas com imagens espelhadas. Esta orientação é de grande importância para a mecânica de combate, pois a formação do esquadrão será uma linha vertical e os Genestealers poderão surgir a direita ou a esquerda dela. O posicionamento de um Marine será fundamental para tentar garantir a sua sobrevivência em jogo.
Existe um maço de cartas de inimigos, todos com o mesmo verso, contendo 4 facções diferentes de Genestealer. As diferenças entre elas são dadas pelas artes e símbolos na parte inferior esquerda da carta. Diferenciar as facções será importante para a movimentação dos blocos e flanqueamento dos Space Marines, durante a fase de eventos.
Temos duas cartas especiais de chefes, que não são ser misturadas ao deck de inimigos, pois serão colocadas em jogo através das cartas de localização, quando necessário. Elas têm múltiplas facções e trazem penalidades aos ataques dos jogadores.
Cada equipe de Space Marines conta com 3 cartas de ação: Ataque, Movimento + Ativação e Suporte. Além disto, nas cartas de ações se encontram algumas habilidades especiais que ajudarão os Marines em campo.
Todas as cartas de ação possuem uma numeração no topo esquerdo. Como este é um jogo de ações simultâneas programadas, todas as ações da rodada serão apresentadas em conjunto, mas serão resolvidas em ordem crescente, de acordo com sua numeração.
O jogo possui 4 cartas de localização iniciais, separadas por quantidades de jogadores na mesa. De acordo com o total de jogadores, apenas uma destas cartas será escolhida, e servirá para o setup do jogo.
Existem várias outras cartas de localização comuns que serão combinadas para gerar o maço de localizações de uma partida. São 3 cartas de cada tipo: 1A, 1B, 1C, 2, 3 e 4. Estes códigos se encontram no seu verso.
No jogo temos 8 cartas de terrenos, que entram em jogo de acordo com a carta de localização vigente e servem como pontos de spaw para novos Genestealers. São corredores, esquinas, portas, dutos de ventilação, painéis de controle, etc... Algumas tem ativações especiais, dados por textos nas cartas.
Tem-se ainda um baralho de eventos, um estoque de marcadores de suporte e um dado vermelho de combate com seguintes faces: 0, 1 + caveira, 2 + caveira, 3 + caveira, 4 e 5.
Síntese do Jogo:
Para o setup, embaralhamos todas das cartas de Genestealers (com exceção dos chefes) para criar um deck de inimigos e embaralhamos, todas as cartas de eventos, para criar o deck de eventos. Reserve-os.
Em seguida, procuramos entre as cartas de localização inicial, aquela que servirá para a quantidade de jogadores na mesa.
Separamos todas as cartas de localização comuns pelas suas numerações do verso, e as embaralhamos formando seis pequenas pilhas com três cartas cada. Seguindo a sequência das instruções da localização inicial, pegamos uma de cada tipo indicada para formar o deck de localizações da partida. Siga a ordem descrita para organizar o deck, com a carta de valor mais alto no fundo.
Para separar as equipes, fazemos um sorteio pelos tokens, onde cada jogador escolhe suas equipes aleatoriamente. Para partidas de 4 à 6 jogadores 1 token para cada, 2 à 3 jogadores 2 tokens para cada e na partida solo, 3 tokens para o único jogador.
Os jogadores recebem, para as equipes designadas, as 2 cartas dos seus Space Marines e as 3 cartas de ação da equipe. Além do token que ele já tem em suas mãos.
Agora devemos montar a linha de formação das equipes. No topo, coloque o deck de localizações ao centro, com o deck de eventos a direita e o deck de inimigos a esquerda. Na segunda linha, deixa a carta de localização inicial aberta, pois ela será a localização vigente no início do jogo. Em seguida, pegue todos os Space Marines, embaralhe-os e os disponha em uma coluna vertical sob a localização inicial.
A primeira metade da linha de formação os Marines devem estar virados para esquerda, e a outra metade para a direita.
Nos cantos inferiores das cartas de localização, inclusive da inicial, são indicados os números de inimigos que devem ser colocados em dois baralhos de spaw (ou Blip), exclusivos daquela localização. Monte ambos os baralhos retirando as cartas do deck de Genestealers, e posicionando eles dos lados da localização vigente.
Importante: os inimigos abatidos ao longo da partida vão para uma pilha de descartes. Caso o baralho de Genestealers se esgote, a qualquer momento, esta pilha deve ser embaralhada e geramos um novo deck de inimigos. Reserve um estoque de marcadores de suporte na mesa também.
Nas laterais da localização ativa, se encontram as indicações de como distribuir os terrenos ao redor da formação, assim que ela entra em jogo. Deve-se procurar pelas 4 cartas de terreno indicadas pela simbologia. Elas são distribuídas pela esquerda ou direita da linha de formação, conforme indicado na carta.
Os números indicam em que posição na linha de formação o terreno irá entrar. Na esquerda contamos de cima para baixo e na direita de baixo para cima.
Toda vez que uma nova localização entra em jogo, inclusive no setup inicial, devemos comprar uma carta de evento e ignorar o texto nela descrito. Neste momento, usamos apenas a simbologia indicada no rodapé da carta. Ela serve para indicar o spaw de inimigos e a movimentação dos mesmos.
Temos uma sequência com três informações aqui. As duas primeiras são de spaw e a última de movimentação. Na localização inicial existem dois valores de inimigos que devem surgir, para cada carta de evento comprada. Em cada carta de evento, temos as cores dos terrenos em eles deverão ocorrer.
Pronto! O setup está montado. Agora o jogo iniciará em uma série de turnos que irão terminar após a missão estar completa ou todos os Space Marines mortos.
Cada turno possui 4 fases: primeira a escolha simultânea de ações, segunda a execução das ações, terceira o ataque dos Genestealers e por último a execução de um novo evento. Vejamos cada fase com detalhes.
FASE 1: Escolha das ações. Para cada equipe de combate sob o comando do jogador, este poderá escolher uma única ação no turno. As ações disponíveis são ATAQUE, MOVER/ATIVAR ou SUPORTE. Ele deve escolher uma carta para cada equipe sua em segredo, e revelar apenas quando todos os jogadores já tiverem escolhido as suas ações.
Importante: Não será possível escolher no próximo turno a mesma ação que foi escolhida para o turno atual. Por isto escolha com muito cuidado. Esta carta de ação jogada neste turno, ficará na mesa até que a próxima ação, do turno seguinte, seja revelada. Aí sim, esta poderá voltar a mão do jogador.
FASE 2: Execução das ações escolhidas. Cada carta tem uma numeração única. As ações dos jogadores devem ser resolvidas, sempre, em ordem crescente. O jogador com a carta de número mais baixo, é chamado de jogador atual.
1ª AÇÃO: ATAQUE. O jogador pode realizar um ataque para cada Space Marine da equipe. Ele somente poderá atacar inimigos de estiverem a frente dele, e nunca pelas costas.
Além disto, cada Marine tem um alcance. Por exemplo, se o alcance for 2, além de atacar um grupo de inimigos a sua frente, ele poderá atacar até duas posições acima ou abaixo na linha de formação.
Para efetuar o ataque, o jogador rola o dado. Independentemente do número, se sair uma caveira, uma carta de inimigo é eliminada do topo do bloco.
2ª AÇÃO: MOVER + ATIVAR. O jogador poderá executar até três tipos ações diferentes com esta carta, para cada um dos seus Marines.
Primeiro se mover, trocando de posição com outro Space Marine adjacente, para cima ou para baixo. O outro combatente não precisa ser da sua cor e o jogador que controla a outra equipe não pode impedir o movimento.
Segundo inverter a direção do seu Space Marine, trocando o sentido da carta da direita para esquerda ou vice-versa.
E terceiro ativando uma carta de terreno como uma porta, painel ou outro tipo. Mas só pode ativar se estiver de frente para ela.
Importante: Um jogador pode fazer uma, duas ou até estas três ações de uma só vez. Mas será obrigado a fazer na ordem: Mover < Virar < Ativar. Por exemplo: ele pode mover, virar e ativar. Ou virar e ativar. Ou mover e ativar. Mas se ele ativar um terreno, não poderá mais mover ou virar neste turno.
3ª AÇÃO: SUPORTE. O jogador meio que “abre mão” de uma ação para dar suporte a outro Space Marine ou para se proteger. Cada vez que a carta for usada, o jogador poderá escolher um único Marine qualquer da formação e colocar sobre ele um marcador de suporte.
Os marcadores de suporte serão usados, principalmente, para rerrolagem do dado para ataque ou defesa. Basta gastar um marcador para jogar novamente o dado, e apenas o próximo resultado será válido. Estes marcadores são limitados.
Importante: Um marcador de suporte não poderá ser usado se o Space Marine estiver flanqueado, ou seja, se os inimigos estiverem atacando por trás dele.
FASE 3: Ataque dos Genestealers. Após as ações dos Marines, os inimigos irão atacá-los. Os combates são resolvidos de cima para baixo na linha de formação, e da esquerda para direita caso eles estejam de ambos os lados do Space Marine.
O Marine terá a chance de se defender e usar marcadores de suporte para rerrolagens. O jogador atacado rola o dado de defesa. Caso o número obtido seja maior que a quantidade de inimigos atacantes, este ataque é defendido. Caso seja menor ou igual, o Space Marine é eliminado do jogo. Desconsidere as caveiras para as defesas, a menos que alguma habilidade afirme o contrário.
Sempre que um Space Marine é eliminado do jogo, após a resolução dos ataques, devemos deslocar todos as cartas de Marines, terrenos e inimigos para cima, na intenção de fechar o espaço criado.
FASE 4: Realização do evento do turno. Após os ataques resolvidos, caso ainda sobrem Space Marines em jogo, compramos uma carta de evento. Seu texto deve ser lido e resolvido imediatamente pelo jogador atual, aquele que jogou a ação de numeração mais baixa naquele turno.
Importante: Algumas cartas vêm com textos iniciados pela palavra “Instinct”. Estas cartas vêm com algumas decisões que devem ser tomadas pelo jogador atual, antes da leitura da carta e sem consultar os demais jogadores. Ele avisa que é instinto, executa a ação e depois lê a carta aos demais jogadores.
Em seguida, para todo evento, devemos resolver os spaws indicados na carta, da mesma forma como feito durante o setup.
E por fim, deve ser feita a movimentação dos blocos de Genestealers. Olhamos na parte inferior direita da carta de evento e consultamos que facções irão se movimentar. Qualquer grupo de inimigos contendo pelo menos um daquela facção, moverá aquele bloco.
Caso o símbolo de movimento sejam setas para cima/baixo, o bloco de inimigos deverá subir ou descer uma posição na formação. Quem indica isto é a seta que tem na própria carta do Space Marine de frente para o grupo. Mas se o símbolo for de uma seta circular (como na carta de evento abaixo), o grupo irá continuar na mesma posição do Space Marine atual, mas irá trocar de lado para ficar as suas costas. Casos eles já estejam atrás do combatente, nada acontece. Este movimento é chamado de flanqueamento.
Quando um dos decks de spaw se esgotar, no final daquela fase, teremos uma mudança obrigatória de localização. Ou seja, avançamos em nosso objetivo.
Importante: Durante uma mudança de localização, todos os Genestealers engajados em combate continuam acompanhando a formação e os marcadores de suporte sobre o Space Marines também. Caso tenhamos marcadores sobre uma porta, estes ajudarão eliminando alguns inimigos que ficarão trancados para trás.
Neste momento devemos comprar uma nova carta de localização, trocar as cartas de terreno, descartar e repor os decks de spaw e por fim, resolver a habilidade descrita na nova carta de localização, se houver.
A partida termina quando todos os Space Marines são eliminados (o que é mais provável), quando todos os inimigos da última localização são eliminados do jogo ou quando a condição indicada na última carta de localização for alcançada, se houver.
Avaliação:
Space Hulk: Death Angel - The Card Game é um jogo desafiador, extremamente temático e imersivo. Apesar dos componentes se limitarem exclusivamente às cartas, ele consegue passar aquela sensação de urgência, perigo e dificuldade de um combate pela sua vida em um ambiente hostil. Os componentes do jogo são poucos, mas de boa qualidade.
As diferentes cartas de localização, eventos, diferentes terrenos e habilidades dos Space Marines fazem com que o jogo tenha uma rejogabilidade absurda. Você pode jogar dezenas de partidas e ter a sensação de que uma não foi igual a outra.
Agora, por ser um jogo com alta dependência de idioma, e com muitas regras e minucias, tem que se estudar bem para colocá-lo na mesa. São necessárias várias lidas no manual, vídeos e fóruns até que sinta segurança de organizar uma partida. Aconselho fortemente a algumas partidas solo para fixação das regras e saneamento das dúvidas.
É um jogo muito difícil de ganhar. Muito mesmo... apesar do estilo cooperativo já trazer de forma intrínseca um maior grau de dificuldade, talvez este card game do Space Hulk esteja um pouco acima da média.
Agora... é um jogo bem difícil de achar. Está OOP, sendo praticamente a única forma de aquisição atualmente por leilões e vendas diretas de usados. Mas para quem curte a categoria, é altamente recomendado e merece um lugar na coleção. Consegue trazer para esta versão mais simples e barata, a proposta do boardgame original Space Hulk, só que agora em uma categoria cooperativa. Algumas recomendações de jogos com a uma experiência parecida, apesar das mecânicas e categorias totalmente diferentes são Gears of War: The Board Game, XenoShyft Onslaught e Doom: The Boardgame (sendo este semi-cooperativo)
Você curte jogos cooperativos? E os cooperativos bem difíceis? Se importaria de colaborar indicando suas sugestões?