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  3. Memoir ‘44
  4. Turno Extra: Memoir'44

Turno Extra: Memoir'44

Memoir ‘44
  • avatar
    Mohanah02/09/15 16:20
    avatar
    Mohanah
    02/09/15 16:20
    390 mensagens MD

    Depois dos Euros, os Wargames são o tipo de jogo que mais chamam a minha atenção. Apesar disso, infelizmente, minha experiência com eles é bem pequena. Isso se deve ao fato de sempre me parecerem muito complicados. O primeiro que eu joguei foi a Batalha de Iwo Jima em um Castelo das Peças com o pessoal do Clube Sonmium. Comecei pelo modo mais difícil com um Wargame bem tradicional, com mapa com divisão em hexágonos e unidades representadas por pecinhas quadradas cheias de números e símbolos, além de uma tonelada de regras e aquelas tabelas que enlouquecem qualquer iniciante.




    http://2.bp.blogspot.com/-rwcpiECiCvQ/VdTTfvyTlGI/AAAAAAAACzs/wVtETXg0FYY/s1600/1.jpg

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    Depois disso, joguei Warcraft, Battles Of Westeros, Guerra do Anel, X-Wing, Armada e Pocket Battles. Todos ótimos jogos, mas que utilizam cenários de fantasia, e por isso, não são tão presos as regras mais tradicionais, o que tira um pouco da graça. Eu não sou exatamente fã de histórias de guerra, como a maioria dos wargamers costuma ser, porém acho bem mais emocionante jogar controlando unidades de combate reais, simulando batalhas que realmente existiram. 

    Eu tenho Twilight Struggle, mas sinto um desânimo ao olhar as regras. Imagino que deve ser um jogão, não pode ser à toa que está faz tanto tempo em primeiro no BGG. Eu tenho também um Ogre Pocket Edition que está na mesma situação, esperando que eu tenha forças para encarar as regras. Então, quando Memoir'44 chegou lá em casa, já imaginei que seria mais um jogo para ficar pegando poeira. Eu já tinha lido sobre ele, que era bem simples e tal, mas não estava acreditando muito.


    Memoir'44 é um jogo da Days Of Wonder, então de cara já te deixa de queixo caído pela sua qualidade e beleza. O jogo traz uma série de batalhas famosas ocorridas na II Guerra Mundial. O mapa possui dois lados, um de campo e outro de praia, que é o meu favorito. Uma pena que uma minoria de batalhas que ocorrem nesse cenário.




    http://3.bp.blogspot.com/-lzAaoZZ4C40/VdXbj11VdeI/AAAAAAAAC0Y/kw6R9ulVE1Q/s1600/IMG_8058.JPG


    O mais chato do jogo é montar o setup, porque jogar em si é bem simples e rápido. Os comandos são dados por meio de cartas e as batalhas são definidas por rolagem de dados. Isso faz com que o ocorra uma certa dose de sorte que pode ser bem incomoda. Além disso, existe um claro desequilíbrio entre Aliados e Eixo, já que o objetivo é tentar reproduzir a batalha com fidelidade. Jogar com Eixo é basicamente sofrer.

    Todos os terrenos, itens bloqueadores e unidades vem com cartas guias com o resumo de suas regras, isso torna o jogo mais dinâmico porque não é preciso ficar parando toda hora para esclarecer dúvidas no manual. Rapidamente podemos verificar e avaliar todas as informações necessárias de movimentação e ataque. É uma boa quantidade de questões a serem pensadas, mas a forma como são organizadas facilita muito as tomadas de decisões.




    http://2.bp.blogspot.com/-_0j7AEhXYTw/VdXuoVK_zjI/AAAAAAAAC0w/XH1qXvPltFE/s1600/IMG_8047.JPG  http://3.bp.blogspot.com/-ql2sVKlVzeY/VdXulyYpLkI/AAAAAAAAC0o/WSydSt6Se-M/s1600/IMG_8048.JPG

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    O turno é basicamente jogar uma carta de comando para mover as unidades e atacar. O ataque é realizado por meio de rolagem de dados, a quantidade vai depender do tipo de unidade que está atacando, da distância, das variáveis de terreno e obstáculos. Para acertar o alvo é necessário sair no dado o símbolo da unidade que está sendo atacada ou então a granada, que é o coringa do jogo. A bandeira indica recuo e a estrela é falha. A condição de vitória é geralmente conquista de um determinado número de medalhas, elas são ganhas ao destruir uma unidade inimiga ou realizar  objetivos específicos do cenário.




    http://1.bp.blogspot.com/-1SHrxTJ0n1U/VdXxzospNzI/AAAAAAAAC1c/-JpbjzNidEw/s1600/IMG_8055.JPG  http://1.bp.blogspot.com/-RSbOhDEl5pQ/VdXxvaqt44I/AAAAAAAAC1U/4IWBPuK54TE/s1600/IMG_8052.JPG




    Existem três tipos diferentes de unidades no jogo. A Infantaria que é formada por grupos de quatro soldados, os Tanques que são formados por grupos de três e a Artilharia que é individual, até agora foi a menos utilizada. Diferentes unidades não podem se unir para formar novas. Exemplo: Tenho uma infantaria com 2 soldados e uma outra com apenas 1, não posso uni-las para formar uma nova unidade com 3 soldados. 




    http://4.bp.blogspot.com/-_Bm9_KQI2vw/VdXyRU_ZmKI/AAAAAAAAC1k/9o24HrvI6mY/s1600/IMG_8063.JPG  http://2.bp.blogspot.com/-qGiu57ES198/VdXyV-HidpI/AAAAAAAAC1s/HNzril15FD8/s1600/IMG_8067.JPG




    Até agora jogamos 4 batalhas e temos duas vitórias para cada lado. A primeira batalha foi Pegasus Brigde, quem conquistasse quatro medalhas primeiro seria o vencedor, sendo que os Aliados tinham a vantagem de poder conquistar medalhas dominando as pontes. Ao invés de partir para o ataque para tentar destruir logo as unidades inimigas, eu optei por defender as pontes, confiando na boa defesa que eu tinha em uma delas. Eu resisti bastante, mas não deu.




    http://3.bp.blogspot.com/-58GWLB4chj4/VdYla6FKHzI/AAAAAAAAC2M/oMD3Y-50gjc/s1600/IMG_20150726_144313.jpg  http://2.bp.blogspot.com/-nmCxf2YBmPE/VdYllC-38gI/AAAAAAAAC2U/PXdspoxO8SM/s1600/IMG_20150726_154117.jpg




    A próxima batalha foi Sainte Mère-Église, foi bem equilibrado, a vitória foi decidida no último lance. Dessa vez eu tive uma percepção melhor dos fatos e mudei o foco do que não estava dando certo. Tentei a princípio derrubar uma unidade que estava em uma montanha no flanco direito, mas vi logo que estava perdendo tempo, então me concentrei nas outras que estavam ao redor. Essa batalha ficou muito concentrada desse lado, porque eu quase não tinha unidades no meio e no flanco esquerda minha movimentação estava muito travada por causa da floresta, logo na batalha de estreia dos tanques. Estava louca para usá-los.




    http://2.bp.blogspot.com/-KaQqSdzlOe0/VdYxHwXWd1I/AAAAAAAAC2k/MSXAFVKjIzA/s1600/IMG_20150726_161337.jpg  http://1.bp.blogspot.com/-22lLFUbuS6c/VdYxKHPK3JI/AAAAAAAAC2s/r8UPimkbD0g/s1600/IMG_20150726_185130.jpg




    Sword Beach me mostrou o quanto a sorte pode ser cruel e irritante nesse jogo. As cartas de comando para mover nos lugares onde era preciso simplesmente não vinham. Passei a partida inteira lutando com as cartas da minha mão. Acho que até que eu me saí muito bem levando em consideração isso. Ainda consegui conquistar três medalhas. Foi a primeira batalha a rolar tanque contra tanque. Eu gosto muito de tanques, apesar de achá-los um pouco frustrantes nesse jogo, são muito fáceis de destruir.




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    Consegui me recuperar em Pointe-Du-Hoc, Felipe ficou muito confiante e partiu para cima. Se quebrou contra as montanhas. Funcionaram muito bem como proteção e mesmo quando ele atravessou rechaçá-lo bem com a vantagem do meu flanco esquerdo. Eu tinha uma unidade de infantaria na montanha protegida por um bunker bem na ponta e uma artilharia mais atrás. Os bunkers são as melhores proteções, é só ficar lá de boas atirando de longe. Mesmo que fique cercado, ele aguenta bem o tranco.




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    Resumidamente, essas foram as quatro batalhas que rolaram até agora, espero conseguir escrever sobre todas as outras. Memoir'44 foi um jogo que eu realmente me deixou muito animada. É fácil, rápido e muito divertido, além de muito bonito. A quantidade de batalhas que vem no jogo base é muito boa e ainda tem um monte de outros cenários disponíveis no site da Days Of Wonder. Isso sem falar nas expansões, já estou de olho na possibilidade de jogar com os russos no mapa de neve. Ainda pretendo jogar Overlord em breve.

    Postando originalmente em: http://turnoextra.blogspot.com.br/2015/08/memoir44.html















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    Comentários:

  • Lukita
    790 mensagens MD
    avatar
    Lukita02/09/15 19:12
    Lukita » 02/09/15 19:12

    Li quando saiu no Turno Extra e reli agora! Muito legal que aos poucos estamos colocando esta cultura fantástica dos wargames, em todos os níveis de dificuldade, nos grupos e comunidades de board games!

    E curto demais seus relatos de Memoir 44!

    Keep'em coming!

    2
  • AdrianoA
    39 mensagens MD
    avatar
    AdrianoA02/09/15 22:02
    AdrianoA » 02/09/15 22:02

    Gostaria de saber a opinião de mais gente sobre uma coisa que ela falou: que o jogo é extremamente desbalanceado. É isso tudo mesmo?

    0
  • LABRC
    137 mensagens MD
    avatar
    LABRC03/09/15 02:16
    LABRC » 03/09/15 02:16

    Não acho que o jogo seja "desbalanceado". Os dois exércitos são iguais, têm capacidades e unidades idênticas. O que acontece é que, como nas guerras de verdade (e o Memoir tenta simular um pouco isso, ainda que de maneira simples), alguns cenários são bastante desfavoráveis a um ou a outro exército. O Cenário de Omaha Beach, por exemplo, é um inferno para os aliados. Praticamente impossível furar a muralha da artilharia ou dos bunkers alemães. 

    0
  • Lukita
    790 mensagens MD
    avatar
    Lukita03/09/15 07:11
    Lukita » 03/09/15 07:11

    AdrianoA::Gostaria de saber a opinião de mais gente sobre uma coisa que ela falou: que o jogo é extremamente desbalanceado. É isso tudo mesmo?


    TODO wargame com cenários históricos é desbalanceado para simular a situação real ocorrida. Parte do charme está ai.

    0
  • AdrianoA
    39 mensagens MD
    avatar
    AdrianoA03/09/15 09:15
    AdrianoA » 03/09/15 09:15

    LABRC::Não acho que o jogo seja "desbalanceado". Os dois exércitos são iguais, têm capacidades e unidades idênticas. O que acontece é que, como nas guerras de verdade (e o Memoir tenta simular um pouco isso, ainda que de maneira simples), alguns cenários são bastante desfavoráveis a um ou a outro exército. O Cenário de Omaha Beach, por exemplo, é um inferno para os aliados. Praticamente impossível furar a muralha da artilharia ou dos bunkers alemães. 



    Amigo LABRC, foi justamente por isso que eu pedi a opinião de outros colegas. Na postagem inicial de MOHANAH vemos que ela estava jogando justamente essa campanha e eu tenho uma opinião muito parecida com a sua, por isso quis saber de outros...   vai que de repente, eu não tinha entendido direito o jogo...
    Pior de tudo, é que ela jogou esse mesmo cenário que vc comentou e concluiu... "Jogar com Eixo é basicamente sofrer."  opinião bem diferente da sua...:'(

    0
  • AdrianoA
    39 mensagens MD
    avatar
    AdrianoA03/09/15 09:23
    AdrianoA » 03/09/15 09:23

    Lukita::
    AdrianoA::Gostaria de saber a opinião de mais gente sobre uma coisa que ela falou: que o jogo é extremamente desbalanceado. É isso tudo mesmo?


     TODO wargame com cenários históricos é desbalanceado para simular a situação real ocorrida. Parte do charme está ai.




    Concordo Lukita, pena que as pessoas esquecem que este "desbalanceameto" é provocado por causa da tentativa de se reviver um cenário em que, na história, teme um desenrolar e desfecho específicos. Resumindo, é o cenário criado que dá mais chances de vitória para esse ou aquele lado, para tentar reproduzir o mesmo desfecho histórico. Nada impede que seja feita uma partida equilibrada para os dois lados se jogando em outro cenário ou mesmo criando. Estas é uma das melhores características desse jogo em específico.

    O que me incomodou também foi que dizer que um jogo é tão desbalanceado prejudica a impressão que outros jogadores vão ter do jogo de forma injusta. Como acontece muito no grupo de Tannhauser, eu costumo dizer ao pessoal que "aqui em casa, a Union ainda não venceu..." diferente de todos os relatos que eu tenho visto do pessoal pelo Brasil. Não teria a coragem de taxar um jogo de desequilibrado e postar isso em um forum nacional simplesmente.

    Obrigado pela força.

    0
  • excluido_2080
    512 mensagens MD
    avatar
    excluido_208003/09/15 10:27
    excluido_2080 » 03/09/15 10:27

    Sem esquecer que o jogo é definido pelo número de Medalhas ganhas e não pela eliminação de todas as unidades adversárias no Cenário.
    Isso já serve para tentar minimizar algum desbalanceamento.

    Um pequeno detalhe que o jogador costuma esquecer ao jogar o Memoir é arriscar a sua Infantaria em demasia abertamente, porque o dado de Batalha possui 2 lados com Infantaria e + 1 lado Granada e que marcam hit em 50% dos casos nelas (é um tiro aos patos).

    Tem que proteger bem as Infantarias e na maioria das vezes tentar um ataque adjacente contra as outras unidades.
    Com a unidade sem a sua força total recue o mais rápido possível ou tente um ataque suicida onde tenha chance de marcar Medalha
    ou para enfraquecer algum ponto.

    Só jogando muitas vezes um Cenário, é que você pegará as manhas. mas lembrando que um rolamento ruim ainda poderá deixá-lo numa situação complicada...

    1
  • excluido_2080
    512 mensagens MD
    avatar
    excluido_208003/09/15 10:55
    excluido_2080 » 03/09/15 10:55

    E essa é outra complicada e ninguém reclama (ainda não vi um tópico sobre isso), veja só...


    Na maioria dos jogos de guerra, um lado atua primeiro, dispara e elimina as unidades adversárias e sem darem tempo delas revidarem (se fosse um ataque de surpresa, como a emboscada ou carta, concordo plenamente com isso), mas se não for, a unidade que foi eliminada ainda poderá disparar no turno antes de ser retirada do cenário.


    Se fosse então na guerra real, um dos lados teria que gritar para o outro:
    "...nós já atacamos, agora é a vez de vocês atacarem..."

    Ridículo essa regra nos wargames.



    1
  • Mohanah
    390 mensagens MD
    avatar
    Mohanah03/09/15 15:42
    Mohanah » 03/09/15 15:42

    AdrianoA::
    LABRC::Não acho que o jogo seja "desbalanceado". Os dois exércitos são iguais, têm capacidades e unidades idênticas. O que acontece é que, como nas guerras de verdade (e o Memoir tenta simular um pouco isso, ainda que de maneira simples), alguns cenários são bastante desfavoráveis a um ou a outro exército. O Cenário de Omaha Beach, por exemplo, é um inferno para os aliados. Praticamente impossível furar a muralha da artilharia ou dos bunkers alemães. 



    Amigo LABRC, foi justamente por isso que eu pedi a opinião de outros colegas. Na postagem inicial de MOHANAH vemos que ela estava jogando justamente essa campanha e eu tenho uma opinião muito parecida com a sua, por isso quis saber de outros...   vai que de repente, eu não tinha entendido direito o jogo...
    Pior de tudo, é que ela jogou esse mesmo cenário que vc comentou e concluiu... "Jogar com Eixo é basicamente sofrer."  opinião bem diferente da sua...:'(


    Eu ainda não tinha jogado Omaha Beach quando publiquei esse texto originalmente no blog, apesar de ter utilizado fotos dele. Acho que isso pode ter confundido as coisa. É que eu monto com antecedência. Às vezes, fica dois ou três dias na mesa antes de conseguirmos jogar efetivamente. O comentário sobre jogar com o Eixo é sofrer foi sobre a impressão geral que as quatro primeiras batalhas me causaram.

    0
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