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  3. Stone Age
  4. Resenha - Stone Age

Resenha - Stone Age

Stone Age
  • avatar
    Victor30/03/15 09:01
    avatar
    Victor
    30/03/15 09:01
    2526 mensagens MD

    http://www.theboardgamefamily.com/wp-content/uploads/2012/10/StoneAge.jpg

    Stone Age é um jogo leve para 2-4 jogadores e de duração de 1 hora, ótimo para introduzir pessoas novas ao hobby. Cada jogador representa uma tribo de homens das cavernas desejando prosperar sua vila, construindo cabanas e adquirindo progresso através de cartas especiais. Esses são os dois meios que concederão pontos de vitória para um jogador vencer no final da partida, mas para isso será necessário obter recursos para construção, sem falar na coleta de comida para alimentar o seu povo.


    Componentes

    O jogo traz um tabuleiro muito bem ilustrado:

    http://p9.p.pixnet.net/albums/userpics/9/5/1922095/4a0952450859a.jpg

    Na borda do tabuleiro há um marcador numérico de quantos pontos de vitória cada jogador tem. Na área superior há cinco áreas de extrativismo onde um jogador poderá mandar seus homens das cavernas obterem recursos: campo de caça (obtém comida), floresta (extrai madeira), poço de argila (consegue barro) , pedreira (coleta pedra) e garimpo (extrai ouro - que deveria ser de aluvião, mas por alguma maneira os homens das cavernas só peneiram ouro em forma de lingote :P ). Todos estes recursos serão feitos através da rolagem de dados, descrita mais abaixo.

    Na área inferior do tabuleiro estão os locais onde se podem enviar seus homens das cavernas para usar os recursos que coletou. No canto inferior esquerdo, há quatro espaços onde se empilham as cabanas que podem ser construidas. Antes de o jogo começar embaralham-se as peças de cabana e coloca-se uma pilha de 7 cabanas em cada um desses espaços. Numa partida de 4 jogadores, utilizam-se todos os espaços (28 cabanas no total), enquanto para 2 e 3 jogadores só utilizam-se 2 ou três espaços (14 ou 21 cabanas, respectivamente). Apenas a cabana do topo da pilha está visível e um dos critérios do fim de jogo é quando se esgota uma destas pilhas.

    Já no canto inferior direito do tabuleiro há quatro espaços para colocarem as cartas de civilização, cujo custo de compra depende do espaço onde estiverem. A carta no espaço mais à esquerda custa quatro recursos, enquanto a carta mais à direita custa apenas um. No final de uma rodada que pelo menos uma carta for comprada, as cartas restantes são deslocadas para a direita (barateando seu custo) enquanto repõe o número de cartas visíveis para quatro. 

    Finalmente, perto do centro do tabuleiro há três áreas onde pode enviar seus homens das cavernas que concedem benefícios variados. Na área da agricultura um jogador eleva sua produção de comida automática que obtém na hora de alimentar o seu povo. Essa atividade é eficiente, pois permite que obtenha comida sem esforço, ao invés de gastar seus trabalhadores no campo de caça - uma atividade que fornece comida, mas não gera os recursos necessários para comprar cartas ou construir cabanas. A área da produção de ferramentas concede ao jogador uma ferramenta que ajudará na hora de rolar os dados para obter mais recursos. E finalmente a cabana do amor permite que você mande seu homem da caverna e mulher da caverna gerar um novo membro da tribo, que estará disponível para a próxima rodada. Cada jogador começa com 5 membros da tribo, podendo chegar até 10.

    O outro componente importante do jogo é uma cartela individual para cada jogador. É nela que o jogador armazena as suas cabanas, cartas de civilização, ferramentas, recursos e homens das cavernas.

    http://www.theboardgamefamily.com/wp-content/uploads/2012/10/Stone-Age-Player-Board.jpg

    Mecânica do jogo

    A) A cada rodada um jogador diferente inicia a fase de alocação dos homens das cavernas. Em ordem, cada jogador escolhe UMA das áreas abaixo para mandar seus trabalhadores (em parênteses está a quantidade de homens das cavernas exigida por aquele espaço, além do máximo que ela comporta). Depois que cada jogador escolheu uma área, o jogador que iniciou a rodada volta a escolher outra área disponível, caso ainda tenha trabalhadores. Isto é feito até nenhum jogador tiver como alocar homens das cavernas nas áreas do tabuleiro. 

    B) A fase seguinte consiste na resolução dos trabalhadores de cada jogador. O jogador vai retirando seus homens das cavernas do tabuleiro e resolvendo área por área, na ordem que quiser.

    - Agricultura (1 trabalhador): Na fase de resolução aumentará em 1 a produção de comida automática daquele jogador.

    - Cabana do Amor (2 trabalhadores): Na fase de resolução aumentará em 1 a quantidade total de homens das cavernas.

    - Campo de caça (quantos trabalhadores o jogador quiser): Na fase de resolução o jogador rola um dado para cada trabalhador que colocou nessa área. Soma-se o valor dos dados e divide-se por 2 (arredondado para baixo). Essa é a quantidade de comida obtida.

    - Floresta (1-7 trabalhadores, no máximo): Igual ao campo de caça, só que se obtém madeira e divide a soma dos dados por 3.

    - Poço de argila (1-7 trabalhadores, no máximo): Igual ao campo de caça, só que se obtém barro e divide a soma dos dados por 4.

    - Pedreira (1-7 trabalhadores, no máximo): Igual ao campo de caça, só que se obtém pedra e divide a soma dos dados por 5.

    - Garimpo (1-7 trabalhadores, no máximo): Igual ao campo de caça, só que se obtém ouro e divide a soma dos dados por 6.

    Exemplo de extrativismo: No inicio da rodada, um jogador colocou quatro homens das cavernas na floresta. Na fase seguinte ele rola quatro dados e obtêm-se os valores de 1, 3, 4 e 6. Somam-se os dados e divide o valor por três (14/3 = 4, arredondado pra baixo). O jogador obteve 4 madeiras.  

    - Produção de ferramentas (1 trabalhador): Na fase de resolução obtém-se uma ferramenta de valor 1. Se por acaso um jogador já tem três ferramentas de valor 1, uma destas ferramentas é trocada e passa a ter valor 2. Se por acaso o jogador já tem Três ferramentas de valor 2, uma delas é trocada para valor três. O máximo de ferramentas permitidas é de três peças de valor 4. 

    Qual a utilidade das ferramentas? Durante a vez de um jogador, APÓS ele rolar os dados, ele pode gastar uma ou mais peças de ferramenta (ele não perde, apenas usa) para adicionar o seu valor impresso na rolagem. No exemplo acima, se o jogador tivesse uma ferramenta de valor 1, ele poderia usá-la para adicionar "1" ao valor total, antes de ser dividido. No caso, 14+1 = 15, que dividido por três (no caso da extração de madeira) rende cinco madeiras ao invés de quatro.

    - Construção de cabanas (1 trabalhador na cabana do topo de uma pilha; há 2-4 pilhas, dependendo do número de jogadores): Cada cabana tem um custo em materiais na parte inferior da peça, enquanto no canto superior direito há o valor em pontos de vitória imediatos que ela concede. Na fase de resolução, se um jogador tiver os recursos necessários, ele paga e obtém a cabana e os pontos de vitória.

    http://cf.geekdo-images.com/images/pic623036_md.jpg
    Por exemplo, a cabana no canto superior esquerdo exige duas madeiras e um barro para ser construída e concede 10 pontos de vitória. 

    - Compra de cartas de civilização (4 espaços disponiveis por rodada, cada espaço custando 1/2/3/4 recursos quaisquer): Ao ocupar uma carta de civilização com um trabalhador, na fase de resolução o jogador pode pagar o seu custo respectivo e ganhar esta carta. Toda carta tem dois benefícios. Na parte superior da carta mostra que benefício imediato o jogador recebe ao comprá-la, enquanto na porção inferior mostra que benefício no fim do jogo ele receberá. As cartas de civilização são vitais na estratégia! É possível um jogador estar bem atrás nos pontos de vitória durante uma partida para disparar no final do jogo se tiver uma quantidade obscena de cartas. 

    Há dois tipos de bônus de fim de jogo. O primeiro tipo são as cartas que apresentam um multiplicador, que dão pontos de vitória baseados na quantidade de ferramentas,trabalhadores, cabanas ou agricultura. O segundo tipo são as cartas que tem um símbolo que tematicamente representa um avanço da civilização (ex: o símbolo da flauta significa música). Há 8 tipos de símbolo em Stone Age e um jogador recebe um bônus de pontos de vitória igual ao quadrado de símbolos diferentes (64 pontos no máximo). Cada carta de símbolo tem dois exemplares, e se um jogador obtiver cartas repetidas, ele faz um novo conjunto. Se por acaso ele conseguir 10 cartas de símbolos, sendo que há 2 duas repetidas, ele fará um conjunto de 8 cartas (64 pontos) e um conjunto de 2 cartas (4 pontos), obtendo 68 pontos no total. 

    http://cf.geekdo-images.com/images/pic408814_md.jpg
    A carta no canto superior esquerdo concede uma pedra imediatamente quando for comprada e no final do jogo ela concede 1 ponto de vitória por cada membro da tribo que possuir. A carta do meio concede imediatamente uma ferramenta e no final do jogo representa um símbolo.

    C) Depois que o último jogador da rodada retirou todos seus homens das cavernas e resolveu a sua área, é hora de alimentar a tribo. Cada jogador precisa pagar 1 de comida por cada trabalhador que tiver (até os que foram obtidos na cabana do amor nesta rodada). Caso falte 1 ou mais comidas, o jogador tem duas opções: ou paga a diferença que falta com recursos ou perde 10 pontos de vitória. Feito tudo isto, a rodada termina e no início da próxima rodada, repõe-se as cartas de civilização que foram compradas.  As cartas que estavam no tabuleiro ficam no jogo, mas são deslocadas para os espaços mais à direita (ou seja, tornam-se mais baratas para compra) e as cartas novas entram nos espaços mais á esquerda.

    Fim de jogo: Stone Age termina de duas formas: ou quando se esgota uma das pilhas de cabanas que podem ser construídas ou quando não se consegue repor as cartas de civilização. Cada jogador então mostra as cartas que comprou, obtém-se os pontos de final de jogo de cada carta, além de receber 1 ponto de vitória por cada recurso (exceto comida) que sobrou em sua cartela.


    Critérios de avaliação

    Apelo a não boardgamers: ***. O jogo tem uma arte bonita, peças atraentes e uma mecânica simples e divertida.  

    Complexidade: *.

    Independente de idioma? Sim. 

    Achado no Brasil? Não tenho certeza, mas acho que tinha editora interessada em publicar no Brasil. Não me lembro se era a Devir ou Galápagos... 

    Preço: ***.

    Opinião: É um jogo gostoso, rápido, e que cativa fácil não-gamers. Recomendado até para heavy gamers que gostam de jogar algo mais leve. Ah, tem disponível para Android: https://itunes.apple.com/us/app/stone-age-the-board-game/id564247778?mt=8&ign-mpt=uo%3D4 e também está disponivel gratuitamente para jogar online no www.boardgamearena.com

    Fonte das imagens: theboardgamefamily.com, p9.p.pixnet.ne, boardgamegeek.com. Resenha disponibilizada originalmente em spellrpg.com.br

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    Comentários:

  • marino
    922 mensagens MD
    avatar
    marino30/03/15 11:30
    marino » 30/03/15 11:30

    Um dos jogos com a arte mais bonita!
    Cheio de detalhes nas cartas, tabuleiro, tiles...!

    1
  • belmal
    141 mensagens MD
    avatar
    belmal30/03/15 11:56
    belmal » 30/03/15 11:56

    Mais uma excelente review 

    Muito boa mesmo!

    1
  • diegosalerno
    245 mensagens MD
    avatar
    diegosalerno30/03/15 15:34
    diegosalerno » 30/03/15 15:34

    Stone Age é 2-4 jogadores, não?

    O único problema dele com 3-4 jogadores é que demora um pouco a mais do que deveria para um jogo tão simples. Demora um pouco a acabar.

    Com 2 jogadores ele já vai bem mais rápido, e pra mim é a melhor configuração de jogadores dele. Mas, é bem gateway mesmo.

    0
  • Victor
    2526 mensagens MD
    avatar
    Victor30/03/15 15:37
    Victor » 30/03/15 15:37

    Ooops. 2-4 jogadores, foi mal pelo typo. Corrigido, obrigado :) 

    0
  • viniciusjf
    2728 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf30/03/15 18:46
    viniciusjf » 30/03/15 18:46

    A expansão que permite 5 jogadores.

    0
  • gugah
    11 mensagens MD
    avatar
    gugah31/03/15 09:42
    gugah » 31/03/15 09:42

    Muito boa Review, parabéns!

    É um excelente jogo, tenho ele em minha coleção e é um dos meus preferidos, sempre jogo com minha namorada!

    A arte é sensacional e é muito simples e divertido de ser explicado para jogadores novos, recomendo!

    0
  • labalbi
    255 mensagens MD
    avatar
    labalbi31/03/15 21:57
    labalbi » 31/03/15 21:57

    Parabéns pelo review ! Excelente 
    Adoro Stone Age pelos seguintes motivos 
    1 -.visualmente fantástico. Um dos tabuleiros mais bonitos que já vi 
    2 - meeples e componentes bem temáticos 
    3 - várias formas de pontuar 
    4 - existe sorte ( o que é bom ) mas pode ser mitigada com uso de ferramentas ou homens a mais na área 
    5 - existe um bloqueio indireto muito legal
    6 - um jogo médio mas se todos conhecem o jogo ele fica mais competitivo e apertado 
    7 - a expansão é ótima 
    8 - não depende de idioma 
    9 - downtime entre turnos é muito baixo

    Pra mim Stone Age é um daqueles jogos que alcançaram a perfeição naquilo em que se propuseram . É obrigatório em qualquer coleção pois é um divertido e acessível jogo para um público muito grande . 
    Já apresentei o jogo para dezenas de pessoas e nenhuma se decepcionou . 
    Abraços e fiquem com Deus

    0
  • rfunes
    12 mensagens MD
    avatar
    rfunes31/03/15 22:11
    rfunes » 31/03/15 22:11

    Puxa, sempre vi este jogo e achava meio estranho o tabuleiro, suas explicações mostraram que é um ótimo jogo mesmo. Parece divertido.

    0
  • viniciusjf
    2728 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf01/04/15 00:01
    viniciusjf » 01/04/15 00:01

    E funciona lindamente de dois!

    1
Responder
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