
Três meses atrás eu tive a oportunidade de jogar uma partida de playteste do Caçadores da Galáxia, o novo jogo do Daniel Alves (um dos game designers do Masmorra de Dados), um eurogame de monstros e robôs gigantes no melhor estilo Pacific Rim!
Embora o jogo já estivesse bastante maduro naquele momento, muitas idéias foram trocadas e várias sugestões foram dadas pela galera que jogou, algumas bem radicais, como transformar o "modo iniciante" (que seria apenas para aprender a jogar) no jogo base, e deixar as regras do "modo normal" (que eram complexas e pesadas para o mercado nacional) reservadas para uma futura expansão mais hard core.
Normal, normal, sempre tem um monte de pentelho (como nós
) para dar pitaco durante partidas de playtestes... O que já não é tão normal é o autor do jogo ouvir as sugestões, pensar sobre elas, e refazer boa parte do seu trabalho para desenvolver as idéias colhidas... Mas... foi exatamente isso que o Daniel fez! 

Pois então... na época eu escrevi um review sobre do Caçadores da Galáxia (que já estava excelente, diga-se de passagem), e três meses depois estou eu aqui novamente, após jogar a versão final do jogo com várias das sugestões que demos cuidadosamente estudadas, desenvolvidas e implementadas pelo Daniel... O resultado??? Deixa eu soletrar: F.A.N.T.Á.S.T.I.C.O.!!! 
O Daniel foi para casa com algumas idéias bobas, meia dúzia de sugestões soltas, e voltou com um jogo super bem amarrado, muito mais dinâmico e agressivo, e isso sem nem falar no incrível upgrade que deu nas artes e no projeto gráfico do Caçadores da Galáxia!!! O cara trabalhou sério, viu!!! 

Então chega de blábláblá e vamos à Parte II do "Review Caçadores da Galáxia", onde eu vou atualizar vocês sobre as principais mudanças nas regras, jogabilidade e estética do jogo, que já está 99.9% pronto para ser lançado! 
PS: Para quem não leu o meu primeiro review, onde eu apresento os conceitos e jogabilidade básicas do Caçadores, vai o link aí embaixo (vale à pena ler antes, para entender o que são as novidades
).
https://www.ludopedia.com.br/topico/728/review-cacadores-da-galaxia

Vamos começar falando dos robôs (é claro!
), que além de receberem mais espaços para equipamentos/melhorias e um mega upgrade nas artes (passaram de vetoriais para phooodamente ilustrados!), agora possuem um sistema de conexão neural com os pilotos!!! E não, a conexão não é só temática!!! 
Nesse novo sistema cada ficha de piloto possui três habilidades especiais (antes só possuíam uma), duas das quais serão ativadas de acordo com o robô que ele pilote. Ou seja, mudando o robô já mudam também as habilidades e estratégias do piloto, conferindo uma grande variedade de combinações possíveis. O nome disso? É REJOGABILIDADE! 
E para aumentar ainda mais essa rejogabilidade, já estão desenvolvidos diversos robôs (com setups e plantas de construção diferentes) e diversos pilotos, cada um com suas próprias habilidades e todos phooodamente ilustrados, como os robôs!!! 


Falamos dos robôs, falamos dos pilotos, ficou faltando falar dos monstros, né? 
Na primeira versão do Caçadores da Galáxia os monstros ficavam lá, quietinhos no planeta deles, esperando que os robôs chegassem para sentar-lhes a mão na cara (são meio grosseirões esses robôs...
), mas essa mamata acabou: Agora os monstros também invadem os demais planetas, que antes eram locais pacíficos onde as equipes de apoio ficavam tranquilamente coletando matérias primas!!! 
Essa alteração foi fantástica, pois além de permitir muito mais combates durante a partida (agora você pode atacar vários monstros por rodada, antes atacava-se apenas um), ela resolveu dois problemas da versão anterior: os Objetivos (que conferem pontos de acordo com monstros eliminados) tornaram-se muito mais importantes, e ficou bem mais caro e difícil coletar matérias primas nos planetas invadidos (aumentando as decisões táticas durante o jogo, obviamente).
Resumindo: Monstros Rulez!!!! 

A última alteração realmente importante nas regras do Caçadores da Galáxia foi o acréscimo de rodadas: antes o jogo durava 4 rodadas, agora dura 9. Eu não sei bem qual foi a magia que o Daniel Alves fez ali, mas ele mais que duplicou a quantidade de rodadas sem aumentar muito a duração da partida, que passou de uma hora e meia para aproximadamente duas horas (com 4 players!). 
Enfim, ficou perfeito... em 9 rodadas você consegue definir uma estratégia (há várias possíveis), desenvolvê-la plenamente, e de bônus ainda tem muito mais tempo para armar o seu robô até os dentes e baixar a porrada nos monstrinhos!!! 

Além dessas palhinhas que eu dei aí em cima a versão final do Caçadores da Galáxia tem mais uma série de pequenas alterações de regras, e está bastante modificada em termos de projeto gráfico. Os planetas, antes representados por cartas, agora são tiles hexagonais que formam um tabuleiro no centro da mesa. As cartas de monstros também viraram tiles, que são colocados nos planetas. As áreas de compras e tracks diminuíram de tamanho, agora o jogo todo ocupa quase metade do espaço que a antiga versão ocupava na mesa. E por aí vai... Não só as regras do jogo estão praticamente fechadas, o projeto gráfico e ilustrações também já estão quase prontos para a impressão. 
E é isso senhores e senhoras, pilotos e pilotas, robôs e robetes... Caçadores da Galáxia está chegando por aí, com previsão de lançamento para fevereiro de 2015 via financiamento coletivo, e com grandes surpresas para os apoiadores (eu soube de algumas e babei, embora minha carteira vá chorar...
). Agora é só aguardar! (ansiosamente!!!
)

Para fechar esse review eu preciso deixar os meus parabéns para o Daniel Alves, que não só trabalhou incansavelmente nesse projeto, como trabalhou MUITO BEM, em todos os sentidos: desenvolvendo, testando, escutando, alterando, adaptando e, para a nossa sorte, melhorando cada vez mais o jogo para nós, gamers e fãs. 
PS: Para quem quiser acompanhar o projeto, fica o link da página do Facebook.
http://www.facebook.com/CacadoresdaGalaxia
Valeu!
Groo

Marcelo "Groo" Medeia é um dos sócios da Gigante Jogos, programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca... enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e escreve umas besteiras para você, que também é aficcionado por esse mundo dos Jogos Modernos. 