
Nesse review eu vou falar sobre o Caçadores da Galáxia, o novo jogo do Daniel Alves (um dos game designers do Masmorra de Dados) que vem sendo desenvolvido durante o último ano. Mês passado eu tive oportunidade de testar o jogo e, apesar dele ainda estar passando pelos ajustes finais, já deu para ter um bom feeling do produto final. Uma coisa eu já posso garantir: preparem os bolsos, economizem as mesadas, escondam um dinheiro da patroa, porque vem coisa boa por aí!!! 

O Caçadores da Galáxia já chega com uma proposta bastante ousada e interessante: aliar mecânicas e jogabilidade eurogamers a um tema mega pop e atual. No jogo cada player possui um piloto que conduzirá o seu robô gigante em batalhas contra os monstros que estão invadindo os planetas, tudo no melhor estilo Pacific Rim!!! 

Mas para quem já está pensando que é só mover o robô até o monstro, rolar uns dadinhos e comparar ataque com defesa, calma aí, as coisas não serão assim tão fáceis... eu falei que as mecânicas eram eurogamers, não falei? Você precisará conseguir os materiais para montar e equipar o seu robô antes de partir para a porrada, disputando as armas e recursos do tabuleiro com os outros jogadores. 
Existe toda uma equipe de apoio por trás do seu robô, que viajará pelos planetas em busca dos metais, minérios e fontes de energia que lhe permitirão produzir armas, couraças, munição, e todo tipo de equipamento necessário para as batalhas que se aproximam. A obtenção desses recursos acontece através do bom e velho Worker Placement (cada jogador tem 3 meeples representando os membros de sua equipe), e a montagem do robô utiliza Pattern Bulding: cada robô tem sua própria planta de construção representada em sua ficha, com os locais onde devem ser alocados os tiles de armas, escudos, geradores de energia e equipamentos especiais (não é obrigatório seguir a planta, mas quem completar os requisitos do projeto recebe Pontos de Vitória extras no final do jogo).

Agora é o pessoal mais ameritrasher que deve estar pensando "Sério Groo???!!! Tema cool desses e eu vou ficar só alocando meeplezinho???!!!" 
Calma ué... eu ainda não acabei... 
Para os ameritrashers de plantão, uma boa notícia: embora equilibrados, os pilotos e os robôs gigantes são assimétricos, utilizando a clássica Variable Player Powers em suas fichas.
Cada robô inicia com uma diferente configuração mínima de Armadura, Munição e Energia (que podem ser otimizadas durante a partida), e cada piloto tem a sua própria ficha com um track de experiência e uma Habilidade Especial única, ou seja, diferentes combinações de pilotos e robôs podem gerar muitas e muitas possibilidades a cada partida jogada. Além disso, todos possuem historinhas de background bem legais!!! 

A jogabilidade do Caçadores da Galáxia é bastante simples, quem já está acostumado com eurogames não terá nenhuma dificuldade. Cada rodada inicia com a fase de worker placement onde os jogadores alocarão os membros de suas equipes nas diversas áreas do tabuleiro - além dos planetas onde se conseguem os recursos, ainda há áreas para obtenção de objetivos, medalhas, pontos de vitória, armas, armaduras, etc... são muitas as opções. Nesta fase existe apenas uma alocação especial, que é quando você manda o seu robô gigante à caça dos terríveis e impertinentes monstrinhos (vamos chamá-la de robot placement, para ninguém confundí-los com fazendeiros de Agrícola!!!
).
Em seguida resolve-se os espaços de alocação e, para os jogadores que tiverem alocado seus robôs, É HORA DA PORRADA!!! LET'S GET IT ON!!!

As Cartas de Monstros são abertas em uma determinada área do tabuleiro, cada uma com um tipo de monstro e as estatísticas do mesmo. Obviamente, monstros mais fortes são mais difíceis de eliminar, mas rendem mais pontos de vitória. 
Os combates do Caçadores da Galáxia são determinísticos, para eliminar um monstro basta o seu robô ter armadura o bastante para aguentar o ataque do bicho, energia suficiente para ativar suas armas, e o poder de fogo necessário para eliminá-lo.
Parece facim, né?! vai nessa... 
A escolha de qual monstro atacar não depende apenas de poder eliminá-lo e de quantos pontos de vitória ele concede... existem diversos outros fatores a serem considerados, tais como premiações para o primeiro que eliminar determinado tipo de monstro, objetivos pessoais (dá pontos de vitória se matar tantos monstros de tal tipo, por exemplo), etc. Como em todo bom eurogame, otimizar a sua pontuação é essencial!!!

E o jogo segue dessa forma durante 4 rodadas (aproximadamente 30 minutos por jogador), quando encerra-se a partida e são contabilizados os Pontos de Vitória. Aqui eu não vou entrar em detalhes, pois o Caçadores da Galáxia oferece muitas e muitas opções para se conseguir pontos de vitória, desde monstros eliminados até objetivos cumpridos, ranking alcançado pelos pilotos, etc, etc, e... etc. 
Enfim, a pontuação no Caçadores da Galáxia é bem aberta, e a disputa pelos espaços no tabuleiro também não é muito apertada, o que considero ótimas características para um eurogame em vias de ser lançado no Brasil. Essa fórmula exige estratégia, exige planejamento, mas mantém o jogo acessível e agradável para o público menos acostumado à eurogames. 

Como eu disse lááááá no começo do review, a versão que eu joguei foi um protótipo de playteste (muito bem produzido aliás, como pode-se ver pelas fotos), até ser lançado o jogo certamente sofrerá algumas alterações de regras, mas... se ele já estava ótimo quando joguei, só posso imaginar que fique melhor ainda após finalizado!
Então fica a minha dica de acompanhar esse projeto que atualmente está em sua fase final, com o Daniel Alves trabalhando nos últimos detalhes e ilustradores de peso na pré-produção (Zarnala, Andrew Ryan, John Lee e Xia Taptara, dentre outros). 
Vai a página do projeto no Facebook:
http://www.facebook.com/CacadoresdaGalaxia
PS: Não contem para ninguém, mas segundo informações privilegiadas o Caçadores da Galáxia deve ser lançado pelos selos Histeria Games e Taberna do Dragão, já no primeiro trimestre de 2015!!! 
Valeu!
Groo

Marcelo "Groo" Medeia é um dos sócios da Gigante Jogos, programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca... enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e escreve umas besteiras para você, que também é aficcionado por esse mundo dos Jogos Modernos. 