Agora que o resultado da premiação de Mídia Escrita da Ludopedia 2016 foi divulgado e vários colegas expressaram suas opiniões sobre o resultado, gostaria de registrar os “meus dois tostões” sobre o assunto. Assumirei que as menções ao Canal TTZO e a mim em alguns comentários, me credenciem a apresentar a minha opinião. Então vamos lá...
Sobre o TTZO:
TTZO, que significa “Turma do Tabuleiro da Zona Oeste - RJ”, é um grupo de jogatinas fundado por mim e outros amigos da Zona Oeste do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2015, para reunir os interessados em boardgames nesta região e municípios adjacentes. É um grupo sem fins lucrativos ou comerciais, e tem como premissa deixar suas portas abertas para trazer sempre novos membros ao hobby. Hoje contamos com encontros mensais no terceiro sábado de cada mês, aberto de 13hs às 21hs, no mezanino da Livraria Leitura do Parkshopping Campo Grande.
Em setembro no mesmo ano, após a Ludopedia inaugurar a funcionalidade dos canais, decidimos nos reunir para criar o Canal TTZO, com intenção de manter um espaço digital para troca de experiências entre seus integrantes e a comunidade do hobby. Atualmente eu mantenho o canal sozinho, como escritor, editor e administrador. O TTZO é um canal totalmente amador, sem parcerias comerciais, com foco exclusivo na produção escrita e que tem como base de dados a própria Ludopedia. Não temos blog, página ou canal no Youtube. Isto mesmo... se a Ludopedia um dia vir a fechar as portas, todo o trabalho do Canal será perdido. O sucesso e longa vida do portal é de extrema importância a continuidade e memória do TTZO. Por esta razão que o canal tem como principal objetivo colaborar com o portal e com a comunidade.
Apesar das restrições de ser um canal sem recursos, sem grandes metas e de ser agregado tecnologicamente ao portal, o TTZO já conta com 413 inscritos e hoje alcança a marca de 100 postagens. Ao longo de 2016, foram 55 matérias, entre resenhas, micro reviews e overviews. Uma marca registrada é o grande volume de fotos e textos longos com bastante detalhes. Muitas publicações do TTZO tiveram boa repercussão no fórum, com bom número de visualizações, curtidas e comentários. Claro que nunca foi unanimidade, mas o canal tem um público fiel e muito valoroso. Em 2016, por alto, tivemos mais de 2000 uploads de imagens, 65.000 visualizações e 1.200 comentários nas publicações do canal.
Os Concorrentes:
Para a etapa final da votação da categoria de mídia escrita, além do TTZO, foram classificados os canais “Meeple Manics” e “E aí tem jogo?”.
O Meeple Maniacs é um grande portal especializado em jogos modernos de tabuleiro, administrados pelo JackExplicador e pelo Lukita. Com o maior site de conteúdo próprio do país, é claramente um dos veículos de opinião mais respeitados em nossa área. Com alta periodicidade, eles disponibilizam resenhas, entrevistas, dicas de trilhas sonoras para jogos, vídeos com sessões de partidas, tutorias, listas, radiocast... É importante reconhecer o trabalho, profissionalismo e o carinho que os caras tem em produzir materiais de qualidade.
O E aí, tem jogo? é um blog do Carlos Couto (DrGrayrock) que já está na ativa a míseros 10 anos e já ultrapassou a marca dos 1000 posts. Posso estar enganado, mas é o canal que conheço com a mais longa estrada percorrida no hobby. O Cacá tem centenas de análises de jogos, entrevistas, algumas "aberturas de caixa", coberturas de eventos, jogos para “Mulecada” e muitos posts sobre protótipos, projetos e jogos que entraram em financiamentos. A anos que já é uma grande referência como mídia. Além de ser uma pessoa totalmente receptiva, atenciosa e dedicada ao hobby.
Em resumo... em uma análise isenta inicial, sejamos sinceros... o TTZO era o concorrente com a menor produção total de carreira, menos tempo de casa e menor influência / representatividade entre os três na disputa.
Resultado da Votação:
1 – Meeple Manics com 402 votos;
2 – E aí, tem jogo? com 286 votos;
3 – TTZO com 257 votos.
Minhas Conclusões:
Antes de mais nada, muitos colegas que apoiam o trabalho do TTZO, do “E aí tem jogo?” e de tantos outros, fizeram apontamentos coerentes sobre o Meeple Manics ter vencido em todas as categorias. Mas observe... as regras da premiação foram claras desde o início, e todos os concorrentes se enquadravam nela. Não faltou clareza ou transparência na conduta da premiação de nenhuma parte. Tivemos algumas reclamações com relação ao fato do MM ter feito apenas algumas produções escritas no início de 2016 e ter negligenciado o formato. De fato, mas as produções feitas foram de qualidade e suficiente para os enquadrar na categoria. É justo, está nas regras. Sem discussão. Outro ponto indicado foi que dos 402 votantes, poucos são usuários ativos conhecidos aqui no portal. Mas o MM tem sua base principal no Youtube e em uma página própria. A votação era aberta e cadastro de pessoas de fora foi amplamente apoiado pelos administradores da Ludopedia, então é mais um mérito dos caras ter força para trazer gente de fora para apoiá-los aqui dentro. Outros amigos apontaram que seria interessante cada canal concorrer apenas em sua mídia principal, mídia de “raiz”, para dar mais chances aos bons canais com menos recursos, além de evitar que a fama mascare o resultado. Imagino que esta seria uma boa reflexão para as próximas premiações. Mas para de 2016, já não cabe mais esta análise.
Em primeiro lugar, é importante situarmos o que representou esta premiação para a mídia escrita. Ela nunca iria representar o canal mais produtivo em escrita, o canal mais regular em suas publicações escritas ou o canal com postagens escritas de “maior qualidade” (seja lá como fosse possível se mensurar isto)... Tivemos uma votação aberta ao público meus amigos. Por este formato, desde o início, foi uma premiação predestinada ao canal mais conhecido, mais querido ou com maior número de fãs. Afinal, indiretamente, a regra era votar no canal que você mais gosta ou que você torce. Neste ponto, o Meeple Manics é o grande campeão, imbatível dentro e fora da Ludopedia, independente do formato da mídia. Simplesmente porque eles merecem mesmo. Eles trabalham muito por isto, investindo em produção e divulgação. É uma conquista e mérito dos caras.
Em segundo lugar, mesmo que o Meeple Manics não fosse considerado um concorrente válido para a categoria escrita, seja por não ter investido muito neste formato ao longo deste último ano... ou que cada canal só pudesse concorrer em sua mídia principal... ou que a votação só pudesse ser feita por usuários com algum tempo de cadastro... nada disto não seria suficiente para o TTZO ser o vencedor. Não podemos esquecer do “E aí, tem jogo?” do Cacá ali na frente, em segundo lugar, com zilhões de postagens escritas bacanas. Sem o Meeple Manics ele teria triturado o prêmio de qualquer forma.
Tudo bem Rodrigo... mas e se o prêmio de mídia escrita tivesse que ser dado para um canal realmente produtivo na parte escrita? Aí meu amigo, se este fosse o principal critério, seria impossível bater o pessoal da Tábula Quadrada representado pelo rejolope ou o andresg07 do The Meeple in the Middle. Os caras são verdadeiras máquinas de produção de conteúdo, com notícias, reviews, listas, dicas... são de uma produtividade sobrenatural e de muita relevância ao hobby. Eu tenho a impressão que os caras publicam todo dia... acho que até mais de uma vez ao dia. Literalmente incansáveis.
Ok Rodrigo, tudo bem... mas e se o prêmio de mídia escrita tivesse que ser dado para um canal que produzisse os materiais escritos mais completos e detalhados possíveis? Neste caso camarada, dificilmente alguém bateria os reviews do gebson no Mestre dos Dados ou da Mohanah do Turno Extra. São publicações escritas de extremo capricho, lapidadas com carinho, sempre recheadas de muitos detalhes. Não teria como superá-los neste ponto.
Certo Rodrigo, vamos lá... mas e se o prêmio de mídia escrita tivesse que ser dado para um canal que usasse muitas fotos para ilustrar as resenhas? Cara, volume não garante qualidade. Existem resenhas lindamente ilustradas que as fotos parecem arte. Estou para conseguir com o butilheiro do Deathmatch qual a marca daquela câmera que ele usa e onde conseguir uma toalha azul marinho, pois para mim, estes são os segredos daquelas fotos espetaculares que ele recheia suas resenhas. Por sinal, um canal que se destaca ainda mais pela qualidade dos textos e reflexões proporcionadas. É quase uma obrigação se inscrever no canal do cara.
Ok... vou tentar uma última vez Rodrigo... mas e se o prêmio de mídia escrita tivesse que ser dado para um canal que tivesse as melhores análises técnicas? Desculpe novamente meu amigo, mas eu duvido muito que eu consiga analisar os jogos e mecânicas com tanto apelo técnico quanto o Victor da Caverna dos Euros ou o tiagovip e o Trentini do Curitiba Lúdica, que possuem bagagem e cultura invejáveis no hobby, sempre com postagens e comentários enriquecedores, na medida. Ou que eu consiga produzir análises tão ricamente referenciadas e com tanto humor bem direcionado quanto o Sam Slovic do Tá na Mesa!
Cara, eu desisto! Parece que você não queria este prêmio mesmo!!! Me desculpe se eu passei esta impressão errada. Eu queria muito ganhar. E não me leve a mal, eu trabalhei com muito empenho em 2016, sem nem saber que rolaria este prêmio. Foram muitas fotos carinhosamente arrumadas, muitas noites e finais de semanas escrevendo, diagramando e upando as resenhas. Eu tinha bastante confiança nas condições do TTZO de ganhar. Mas o que quero deixar claro, é que ir para a final, no meio de tantos canais de qualidade, já é uma grande vitória. Estamos rodeados de excelentes produtores de conteúdo escrito, que merecem reconhecimento. Estar entre os melhores aqui é uma grande honra para mim. Faço questão de prestar esta homenagem aos colegas que me encantam e enobrecem esta função de mídia escrita com seus materiais.
Agora, a grande vitória do TTZO não foi ter passado à final ou disputado o prêmio em si, mas sim todo o apoio que recebemos dos amigos e colegas do hobby durante a votação, e também depois do resultado. Foi gratificante saber que muitos estavam torcendo pelo canal. Record de comentários e mensagens de apoio em ambas as fases, vocês proporcionaram algo muito mais valioso que o prêmio em si... me fizeram crer que o TTZO é um canal bem quisto e valorizado aqui na Ludopedia.
Durante a votação eu não respondi a nenhum comentário de apoio e incentivo, mas gostaria de enfatizar que todos foram lidos e muito apreciados. Por isto, quero registrar agora meus sinceros agradecimentos aos apoiadores que deixaram suas mensagens de incentivo e apoio ao canal nos comentários: ovelha1790, Maedhros, Marcos Correa, Diego Alves, RamonSantos, Pamela Inacio, AmadeuKaos, Shadow_Ace, Bruno Moraes, Urick Lins, esdras, Gabi, igorknop, paulinhoborges, GSReis, jonesmacabro, Bianko, muriloabud, Daniel Portugal, eldoreste, tarso, Iata, rafadq, Gahulk, elinard, comdek, Jogando Solo, Sacmaniac, Hugosan, Felipe Oliveira, Helton Leite, Csaerbeck, MOITA1980, Filosofo_R, Miguel Menino, Bombardium, dcoelho, FlavioPinho, E2EK1EL, Dozito, Irineu Neto, mauromaciel, PCSSV, casulo, Katabrok, LordByron, marcosestevo, joaorpaulon, kasaka, Miguel77, Fael, Helton43, yuri valverde, rodrigokbssa, Nanopramos, Ignis, Cow Marx, xtreme_dark, Magno, Antonioxxx, labalbi, killclix, fabriciobnu, Alison Arantes, MoaJr, leandrofvaz, Diegodarksun, RenatoC, Sven, professor, GAVicente, rafalino, faelvs, rsalbertos, jevver2, Trisquad, ricardomiimiller_leonardo, alex2306, fechine e rienji, além de todos os demais colegas que votaram no canal durante a premiação e sempre dedicam uma parte do seu tempo em ler os materiais do TTZO. A todos vocês, muito obrigado.