Texto publicado originalmente em meu blog Imagens and Words em 20/10/2014.
O jogo que vou falar hoje é o Blueprints. Desde a primeira vez que vi esse jogo me apaixonei pelo tema e pela aparência. Ele estava esgotado, mas assim que ele voltou a ser vendido, não resisti e comprei pela internet.
Nem sempre quando vemos um review e nos apaixonamos por um jogo, temos a mesma sensação quando finalmente conseguimos jogá-lo. Nesse caso passou longe disso. O jogo é realmente muito legal, e o melhor, minhas filhas gostaram, principalmente a mais velha.
Para a mais mais velha eu já acho difícil, imagina para a mais nova. Em todas as partidas que jogamos até hoje, eu tinha ganhado todas, sem nenhuma chance para elas. Mas ainda assim, a Dora curtiu o suficiente para escolher o jogo para jogarmos, com certa frequência.
Hoje, o dia foi diferente. Jogamos eu, Dora e minha mãe (pela primeira vez).

Basicamente é um jogo de dados, onde cada um é um arquiteto que deve construir um prédio baseado nas instruções (ou blueprints). Tem-se 4 tipos de materiais, representados por 4 cores diferentes de dados. Cada um pontua de uma maneira e cada construção utiliza 6 dados. O jogo pode ser jogado de 2 à 4 jogadores.
Todos os dados são colocados num saco, e primeiramente retira-se 2 dados para serem utilizados em caso de empate. Depois, em função do número de jogadores, retira-se uma quantidade de dados, que deverão ser rolados, pois o número deles influência na construção. Na sua vez, o jogador escolhe um dado a disposição, coloca na sua carta de construção (que fica fechada para os outros jogadores), e outro dado é retirado do saco para repor aquele. E assim sucessivamente todos os jogadores vão jogando por 6 rodadas, até que todos completem a sua construção.
Então é feita a contagem dos pontos. Para o jogador que construiu da forma como estava na instrução recebe 6 pontos, mais os pontos de cada dado. Aquele que ficou em primeiro recebe a carta que vale 3 pontos, o segundo a que vale 2, e o terceiro a que vale 1. Além dessa pontuação, os jogadores também podem pontuar, caso tenham 5 dados da mesma cor, ou 4 dados com o mesmo valor, ou a sequência de 1 a 6, e ainda uma torre com 5 dados. Caso mais do que um jogador tenha feito a mesma coisa, utiliza-se os dados de desempate. É possível que um mesmo jogador consiga executar mais do que uma opção. Os jogadores então recebem as cartas correspondentes a construção feita, que ao final irá valer pontos.
O jogo consiste em 3 turnos. E ao final, conta-se o valor das cartas, e quem obtiver o maior valor é o campeão.
Em nosso jogo de hoje minha mãe ficou em terceiro, com 5 ou 6 pontos, depois eu contei as minhas cartas e obtive 11 pontos, qual foi a minha surpresa quando contei as cartas da Dora e ela ficou com 12 pontos. Foi uma festa. Ela ficou muito feliz, e eu também, porque ela realmente jogou bem, ganhando uma das rodadas (eu ganhei as outras duas) e ela conseguiu pontuar em todas as 3 rodadas com alguma combinação extra.