Por Scott Nelson
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/45683/designer-diary-unsung-heroes-healthy-heart-hospita
O ano era 2007, e Pandemic tinha batido as ruas como um touro em uma loja de porcelana. Como os designers de jogos fazem quando eles gostam de um jogo, eles tentam fazer o seu próprio de um gênero semelhante, como se fosse um desafio.
Lembro-me de sentar-me no computador do meu quarto quando algo me provocou a mente. Eu peguei rapidamente algumas imagens, então agarrei alguns cubos e um saco preto. Eu testei a ideia algumas vezes. Funcionou. Era bastante original e foi uma ideia que eu senti ter valido a pena perseguir.
Minha primeira implementação deste projeto foi a de um jogo baseado no filme Aliens: alienígenas rastejando e crescendo mais enquanto você os deixava sozinhos, e vários buracos onde os jogadores iriam lutar contra eles como nos jogos de celulares populares na época.
Em seguida era uma administração de hospital. Os médicos estariam no comando dos pacientes, correndo através de um passeio de ambulância e do pronto-socorro para acabar em salas de cirurgia. Esta ideia, embora perto de Pandemic, ficou como a melhor versão. Os playtests locais aprovaram isto também.

Os doutores foram projetados para ajudar em sua própria maneira especial. Treinamento foi adicionado. Tudo estava indo bem, incluindo obter um monte de polegares para cima quando o jogo foi testado em reuniões do Board Game Designers Guild de Utah. Eu decidi colocar o nome de
Healthy Heart Hospital, mantendo a mesma aliteração de todos os meus jogos até aquele ponto.
O próximo passo foi encontrar uma editora. Depois de algumas tentativas, por capricho, escrevi para a Victory Point Games, principalmente conhecida por jogos de guerra naquela época. De todas as tentativas, esta eu pensei que falharia antes de algumas das outras, mas surpreendentemente eu recebi um e-mail dizendo que eu tinha encontrado a "porta mágica" e que "... temos uma linha cada vez maior de eurogames".
Esta foi a primeira e não última vez que eu ouviria Nathan Hansen. Claro, meu primeiro e-mail para enviar o livro de regras e imagens de peças falhou. Felizmente, Nathan perseverou comigo, e pouco depois eu pude enviar um anexo com sucesso. Então, como todos os designers, eu era muito paciente e não o incomodei por uma semana inteira...
Lentamente, o jogo começou a aparecer no radar de Nathan após uma centena de submissões de outros jogos. Isso foi cerca de seis meses a partir do primeiro e-mail, muito rápido para qualquer editor na minha experiência. Após o radar veio a fase dos "queimadores". Não há um monte de desenvolvedores para trabalhar em cada único projeto que a Victory Point Games tem em consideração, por isso todos nós tivemos que esperar na parte de trás da fila até
Healthy Heart Hospital ferver para o topo. Em torno de novembro daquele ano (
Healthy Heart Hospital tinha ficado na fila por oito meses), ouvi dizer que um desenvolvedor seria atribuído ao meu jogo. Yay! E então, por algum motivo, todos os meus e-mails entraram na pasta SPAM por cerca de três meses. Lombada. Vaia.
Isso nos leva a Josh Neiman, a quem Nathan mandou
Healthy Heart Hospital para ser desenvolvido mais plenamente. Até esse momento, pequenas coisas foram manipuladas, como a adição de habilidades aos médicos, mas nenhum desenvolvimento profundo estava acontecendo. Josh pegaria as rédeas e iria desenvolvê-lo ainda mais... mas dentro de um mês enviou o projeto para seu novo desenvolvedor: Stephen Zorn.
Zorn, como ele gostava de ser chamado, estava trabalhando em
Healthy Heart Hospital, bem como em alguns outros projetos, então
Healthy Heart Hospital sentou no banco traseiro um pouco para que eles pudessem empurrar outro jogo fora da fila e para o público. Eu entendi o problema que era ter muitos jogos na fila e não bastante desenvolvedores - muito comum na minha experiência. Ele trabalhou pesadamente no livro de regras e nas peças, e por um curto período de tempo as coisas começaram a cantarolar até que o puseram em um projeto que deveria ser publicado dentro de um mês. Assento traseiro novamente.
Primeiro protótipo desenhado por minha esposa Anna-Marie com televisores antigos;
Quem teria pensado que seria um presságio para o projeto final, tendo lugar na década de 1960?
Naquele ponto, havia passado 1 ano desde a última vez que Nathan trabalhou em
Healthy Heart Hospital, e devido aos compromissos de Zorn, ele teve que largar o jogo, e quem você acha que eles colocaram de volta nele? Nathan estava de volta, mais forte do que nunca... e me mandaram um contrato para assinar. Yay!
Nathan no leme de novo. Desta vez, ele foi o desenvolvedor, completamente. Durante os próximos seis meses, fizemos testes fora da casa e tudo estava com boa aparência. Tivemos mais ideias que estavam nos e-mails trocados.
Mesmo em alta velocidade, solavancos acontecem, ok? Embora pensássemos que tínhamos conseguido testar tudo em
Healthy Heart Hospital e estávamos prontos para a publicação, eu descobri que não estava pronto, mas desta vez eu não soube disso imediatamente. Meus e-mails de Josh Neiman e Alan Emrich ficaram no filtro de spam por algum motivo. Por dois meses, enquanto eu pensava que
Healthy Heart Hospital seria publicado, ele estava no limbo - ou assim eu pensei. Alan Emrich tinha colocado seu chapéu de designer euro e tinha tomado
Healthy Heart Hospital sob suas asas. Depois de ler os muitos e-mails e falar com Petra Schlunk no campo hospitalar, eles fizeram o básico com
Healthy Heart Hospital e foram a campo com ele.
Eles adicionaram muitas ideias que faziam sentido tematicamente para o jogo, pegando um simples jogo leve e dando-lhe toneladas de profundidade. Eles testaram durante um tempo sem minha participação. Lembre-se, eu estava no limbo do spam, não recebendo nenhum e-mail deles. Lombada.
Por alguma razão, eu estava verificando minha pasta de spam em agosto e achei um e-mail da editora. Eu li que o jogo teria que mudar ou seria deixado de lado. Isto é, tomei consciência depois que eles fizeram tudo. Nos comunicamos sobre as alterações. Depois de uma semana, as comunicações pararam. Foi então que Alan Emrich contactou-me e eu vi no que o jogo havia se tornado: uma fera

. Uau! Tinha tudo o que eu queria no jogo, e toneladas a mais!
Protótipo da Victory Point Games
Alan e eu conversamos sobre as mudanças, simplificando um pouco, então ele enviou para um desenvolvedor. Sim, Nathan de volta a bordo para a viagem final. Então, nós tivemos o privilégio de domesticar a fera de Alan. Racionalizá-lo, bem como adicionar coisas a ele, tornou-se uma tarefa semanal para os próximos cinco meses. Nathan tinha algumas ótimas ideias. Eventualmente, ele estava pronto para fazer testes fora da casa. Dois meses de testes fora da casa e estava pronto para ser enviado para o departamento de arte... novamente... para ser publicado. Yay!
Healthy Heart Hospital foi feito através de um monte de desenvolvimento. Este não é o jogo que eu deixei em sua porta há três anos e meio; é muito melhor. Os desenvolvedores estavam em todos os pontos desta viagem. Eles não recebem muito crédito pelo que fazem, mas sem a sua entrada e vontade de ouvir a minha entrada, o jogo não seria o que é. Nathan pulou dentro e fora desta imagem muitas vezes, mas cada vez que ele chegava, era ótimo para trabalhar. De fato, toda a equipe na Victory Point Games foi ótima para trabalhar. E estou orgulhoso por ter encontrado a "porta mágica"...
Tabuleiro final, com algumas cartas
Scott Nelson