Por Tom Lehmann
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/46067/designer-preview-favor-pharaoh
Favor of the Pharaoh é um jogo de dados para 2-4 jogadores, onde as rolagens de dados servem para reivindicar tokens - que concedem mais dados, poderes para manipular dados ou manipular tokens - preparando-se para o final que concede o favor do Faraó.
Favor of the Pharaoh é uma reformulação ampliada do meu jogo anterior
To Court the King. Enquanto esse jogo tinha apenas vinte personagens diferentes, Favor aumenta isso para 55 e adiciona dados personalizados, tokens e barras de nível de dois lados para maior variedade.
Rolem os ossos
Os jogadores começam cada um com três dados, uma pirâmide e 0-3 tokens. O primeiro jogador recebe zero tokens, o segundo jogador 1 token, etc., para compensar as vantagens da ordem do turno. (Em Favor, ao contrário de To Court the King, a ordem do turno nunca muda).
Na sua vez, você rola seus dados. Depois de cada jogada, você pode usar poderes e tokens para manipulá-los. Você deve alocar pelo menos um dado em sua pirâmide antes de voltar a rolar o resto. Você continua re-rolando e colocando dados até que todos os seus dados estão alocados. Em seguida, você reivindica um tile com base no resultado da alocação.
As barras de nível detalham o que é preciso para reivindicar os tiles. Por exemplo, você precisa de pelo menos três dados, todos ímpares, para reivindicar um servo, enquanto quatro de um mesmo tipo é necessário para reivindicar o artesão. O jogo inclui cinco barras, para os tiles que necessitam de pelo menos três, quatro, cinco, seis ou sete dados para reivindicar.
No nível 3, há sempre muitos tipos de tiles. (Um jogador não pode reivindicar duplicatas.) No nível 7, há sempre apenas um de cada tile. Entre estes 2 níveis, o número varia. Por exemplo, em um jogo de quatro jogadores, há três de cada tile de nível 4 e dois de cada tile no nível 5. Isso cria concorrência entre os jogadores.
Os tiles são codificados por cores: tiles dourados dão mais dados; tiles azuis concedem poderes, usáveis uma vez por turno, para manipular dados; e os tiles vermelhos dão poderes de uma vez por jogo.
O jogo continua até que um jogador reivindique a Rainha e o Faraó com sete ou mais de um tipo. Qualquer jogador que vá para a rodada final receberá um token no valor de um dado. A rolagem final começa imediatamente com o próximo jogador.
Na rolagem final, cada jogador recebe um turno para vencer a rolagem atual mais alta. Se o Faraó foi reivindicado inicialmente por sete 5s, por exemplo, poderia ser batido por sete 6s ou qualquer oito-de-um-tipo (ou melhor). O jogador que reivindicou a rainha recebe uma rolagem final para retomar o faraó, usando o poder da rainha para trazer um dado de qualquer valor.
Revisitando o Passado
Um reboot permite que um designer resolva "pontos ásperos" em um projeto anterior, bem como uma chance de expandi-lo. Enquanto eu estava feliz com Court to the King, várias coisas se destacavam:
• Os tiles que concediam dados eram geralmente mais poderosos do que os tiles de manipulação.
• O primeiro jogador giratório era muito confuso para um jogo familiar.
• Finalizar o jogo logo após reivindicar a Rainha era desajeitado.
• Os ícones eram muito pequenos, e alguns eram muito difíceis de identificar.
• O "prêmio bobo da corte" por ser incapaz de reivindicar um tile era muito fraco.
A última questão que eu mexi foi com o Herder (que está sempre presente). Quando seu dono aloca um par, ele ganha um dado para rolar pelo resto desse turno. Isso pode ser difícil de fazer no início quando um jogador não tem muitos dados - uma penalidade razoável por não ter reivindicado outra peça - mas é fácil de fazer mais tarde (então seu dono não perde nenhum dado relativo a Outros jogadores na rolagem final).
Quando Ted Alspach da Bézier Games me procurou pela primeira vez para revisitar o To Court the King, dei-lhe minha expansão não publicada, além de um monte de ideias adicionais de tiles não testados e uma proposta de repaginação do tema para egípcio, que ele gostou.
Eu disse a Ted que se nós adicionássemos lotes de tiles, nós precisávamos agrupá-los de modo que somente um subconjunto fosse usado em cada jogo. Caso contrário, os jogadores ficariam sobrecarregados por muitos personagens. Ted projetou as barras de nível e grupos de tiles.
As barras de nível estão presentes nos dois lados dos tiles, proporcionando variedade adicional entre as partidas.
Cada partida usa 20 dos 55 tiles, determinados aleatoriamente para cada "espaço" (exceto a rainha). Assim, apenas um dos três personagens abaixo será utilizado em cada jogo.
É fornecido uma primeira configuração de jogo usando as barras de nível A e um conjunto interessante de peças. Para jogos posteriores, os jogadores rolam dados para selecionar as barras de nível e as peças para jogar. Alternativamente, você pode fazer o download de um aplicativo gratuito de setup para iOS ou Android, fornecido pela Bézier Games. Este aplicativo, juntamente com a inserção da caixa personalizada, reduz o tempo de setup pela metade (sem rolamento necessário) e é altamente recomendado.
Como mostrado nas barras de nível, tiles azuis vêm com um token, enquanto tiles vermelhos vêm com dois. Ted adicionou tokens de uso único para "adoçar" os tiles de manipulação, bem como para compensar os jogadores no final da ordem de turno. Existem dois tipos de tokens:
Você pode gastar um token de rerolagem para qualquer dado ativo ou gastar um token pip +1 para modificar um resultado de um dado (digamos, para transformar um 5 em um 6). Você pode gastar tantos tokens quanto desejar, um de cada vez, para ajustar seus dados rolados. Você gastará tokens durante o jogo para obter os resultados necessários ou guardará para a rolagem final?
Tokens se tornaram uma outra dimensão para o projeto dos tiles:
Depois de irmos para uma ordem fixa de turnos e adicionando tokens, Ted propôs simplesmente remover a rodada final depois que a rainha fosse reivindicada e ir imediatamente para a rolagem final. Esta sugestão parecia certa, mas eu acreditava que ela penalizava os jogadores no final da ordem do turno. Para fazer este trabalho, eu dei tokens de dados aos jogadores mais atrás na ordem do turno para assegurar que todos os jogadores entrassem na rolagem final de uma forma razoavelmente uniforme.
Dados imediatos e personalizados
Os dados imediatos (brancos) são novos. Estes dados devem ser alocados após a sua primeira rolagem (depois possivelmente poderão ser ajustados por poderes ou tokens). Isso os torna muito mais fracos do que os dados que você pode rolar novamente. Por exemplo, Palace Servants é um personagem de nível 4 que concede dois Dados imediatos, enquanto o General, que concede dois dados padrão, é nível 7.
Claro, se Head Servant - que pode ajustar todos os dados imediatos como desejar - estiver em jogo, os jogadores têm de reavaliar sua estratégia...
Seis tiles fornecem dados personalizados. Dados personalizados combinam um dado e algum controle em um único tile, fornecendo uma alternativa além de "ganhar um dado" ou "ganhar uma manipulação". No entanto, a quantidade de controle é variável, dependendo de suas rolagens (a menos que você tenha poderes para manipular os dados personalizados).
Os dados Serf e Noble Adoption têm diferenças nas faces padrão: o Serf não tem 5 ou 6, enquanto o Noble não tem 1 ou 2.
Os dados Artisan, Conspirator e Grand Vizier têm uma face modificada.
Se você rolar a face 1 do Artisan, você pode mudar o resultado de um dado ativo - possivelmente o próprio dado Artisan - para qualquer face desejada. Se você rolar a face Intrigue do Conspirator, você pode alterar o resultado dos dois dados ativos para qualquer face desejada. Isto é equilibrado pelo dado Conspirator não ter uma face "6", que pode ser limitante.
O dado The Grand Vizier's Decree substitui sua face "1" e permite que você altere um dado ativo para qualquer face e um tile de outro jogador para usar em algum momento durante sua vez!
O dado Ship Captain's Voyage tem faces que o deixam rolar novamente ou ajustar dados durante suas rolagens. Então, se você conseguir alocar uma dupla de faces, você ganha mais dois dados para rolar pelo resto de seu turno. No entanto, se você tiver azar, você pode acabar bloqueando este dado (uma viagem naufragada), efetivamente perdendo um dado.
Adicionando Artefatos
Na minha expansão não publicada, eu tinha dois poderes de uso único. Ted gostava disso e me pediu para projetar mais para que eles pudessem se tornar um grupo de tiles. Há agora quinze artefatos diferentes (o mesmo número de tiles de manipulação).
Artefatos têm efeitos variados. Por exemplo, o Royal Decree proporciona para um jogador uma rolagem única de dados, enquanto o Pharaoh's Gift pode mitigar a má sorte, e o Royal Power permite que um jogador com muitos dados obtenha alguns poderes de controle no final do jogo.
Artefatos adicionam outra escolha ao jogador: você sacrificaria um crescimento - o outro tile você poderia reivindicar em um turno - para uma vantagem única (mais dois fichas para reivindicar um tile vermelho)?
Entre artefatos, lotes de novos tiles, tokens e dados personalizados, os jogadores agora têm muitas mais opções durante o jogo. Às vezes, os jogadores ficam tão envolvidos com a construção de suas habilidades, que eles se esquecem de reivindicar a rainha!
Estou muito feliz com o
Favor of the Pharaoh. Acho que conseguimos atingir nossos objetivos de expandir o jogo, trabalhando seus pontos difíceis e adicionando variedade interessante de muitas maneiras diferentes. Divirtam-se!