Um apanhado do assunto levantado no outro tópico...
Pharao Framses::Acredito que já está na hora de começarmos a fazer jogos brasileiros com temáticas brasileiras.
Sem demérito a ótima iniciativa, mas temos uma mitologia riquíssima e só o que vejo são jogos usando mitos e lendas estrangeiros...
Fahr::O processo aqui ainda é lento e acanhado na criação de jogos modernos e o mercado deles aqui começou crescer a pouco, está engatinhando ainda... Então precisa ver se daria certo usar essas temáticas, se seria bom arriscar elas agora...
Obs: Eu particularmente não me interesso nem um pouquinho por mitologia brasileira
leandrofvaz::
Concordo com sua posição, pessoalmente me interesso e vejo muita importância nos mitos, causos, folclores e cultura brasileira, até porque faz parte das ementas de disciplinas e de projetos de pesquisa que trabalho com os meus alunos na universidade. E é importante até como reforço para desconstruir uma perspectiva colonial de nossa cultura (o que ja estão denominando de Pós-colonialismo), lógico que não vejo como fazer um jogo com essa mecânica de arena e combate com os personagens citados, caci e caipora (mas porque não?). Mas também vejo algumas iniciativas que trazem da história brasileira temas riquíssimos para jogos, no caso do Palmares (Zumbi). Por exemplo, um jogo de Macunaíma a meu ver seria muito legal, a jornada do herói é riquíssima em detalhes do folclore brasileiro...
professor::
Um jogo que aborde a cultura Brasileira não precisa se ater a essa abordagem clichê folcórica ou fantasiosa que os americanos tanto gostam de explorar em suas produções cinematográficas. Temos uma cultura/história rica que pode muito bem ser utilizada em grande jogos sem precisar cair nas mesmices que nos empurraram toda a vida em nossa educação forjada. Provas?
Olha a ambientação de MAX PAYNE em São Paulo (PC, SBOX e PLAY).
O maior piloto do automobilismo mundial era Brasileiro. Alguém pode até falar que shumacher teve mais títulos mas lembrem-se que até o no seu ultimo momento na pista Sena estava na frente do alemão.
O período de transição monarquia-republica poderia facilmente ser usado em um Assassins Creed. E a Ubifost já cogitou isso.
A amazônia é tão sinistra e misteriosa quanto a Floresta das Trevas das histórias do Tolkien.
A Petrobrás é referência em extrações em grandes profundidades.
Nossa cultura e nossa história estão aí O que falta é gente competente para fazer um bom trabalho. Precisamos só parar de achar que tudo que vem de fora é melhor. Só isso.
Fahr::
Eu não sou desses que acham que tudo daqui é melhor nem dos que acham que tudo lá fora é melhor, cada tema analiso isoladamente (por exemplo pra mim Senna foi muito melhor que Schumacher e tenho isso embasado em fatos, tenho argumentos pra discutir com qualquer um que ache o contrário e gosto de debater isso, desde que a pessoa entenda um pouco de automobilismo).
Mas especificamente mitologia brasileira em jogos de tabuleiro, como foi mencionado, meu interesse é zero.
tcheliodoro::Pois é, temos episódios na história brasileira que dariam excelentes temas de board games! Imagina um jogo das Entradas e Bandeiras, ao estilo do jogo Robinson Crusoe, com direito a controle de área e os jogadores encarnando personagens de diferentes facções, como índios, jesuítas e bandeirantes? Ou então, um euro ambientado na Minas Gerais colonial, onde os jogadores controlariam mercadores contrabandistas de ouro, tentando se livrar das abusivas taxas da Coroa Portuguesa, principalmente da temível "derrama", enquanto disputariam espaço no tabuleiro em um estilo Lords of Waterdeep? E que tal um jogo cooperativo situado em plena Revolta da Vacina em que os jogadores ajudariam o Oswaldo Cruz tanto a controlar o nível das doenças quanto apaziguar as revoltas populares no melhor estilo Pandemic? Sem falar em um wargame do Cangaço, com líderes como Corisco e Lampião!
Dia desses, aqui no fórum, divulgaram um jogo assim, acredito que ambientado no período das monções, e tava bem legal! O cara tava até usando citações de historiadores brasileiros nas cartas!
Pharao Framses::...tantos jogos usam contextos estrangeiros absolutamente prosaicos e repetitivos (Euros de construção de castelo e/ou temática medieval) que não consigo acreditar que não seja possível fazer jogos empregando elementos da mitologia/folclore e mesmo da história de nosso país.
Apenas sugiro a leitura do Monstruário da editora Tomo para os interessados. Vale a pena e dá muitas ideias.
Groo::Está sendo desenvolvido um, o Batalha de Mitos, que está com uma arte fantástica!!! Infelizmente (para mim) é um TCG, estilo que não curto... =/
http://www.facebook.com/batalhademitos
E saindo um pouco da temática de "lendas e mitos", eu já playtestei dois jogos com temática bem nacional que achei muito bons, o "O Cortiço" e o "Palmares".
http://www.redomanet.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=1681&hilit=Corti%C3%A7o
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151821068301295&set=a.10150312139691295.344225.524961294&type=1&permPage=1