Produtora: Devir
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 45 Minutos
Ranking da Ludopedia: 246
Ranking na Boardgames Geek: 478
Minha Nota para o Jogo: 7.5
Olá galera, de volta mais uma vez com uma nova resenha para vocês, dessa vez com o jogo A Ilha Proibida (Forbidden Island), um jogo onde cada um dos jogadores controla um explorador que está à procura de tesouros perdidos ao redor da ilha. Ele é 100% cooperativo, para 2 a 4 jogadores e com um tempo médio de 40 minutos a partida.
Temática
Forbidden Island foi o retiro privado do antigo império místico conhecido como os Archeans. Diz a lenda que os Archeans possuíam a capacidade de controlar os principais elementos da Terra - fogo, vento, água, e Terra - através de quatro tesouros sagrados: O Cristal de Fogo, A Estátua do Vento, O Cálice do oceano e A Pedra da Terra. Devido ao potencial de causar danos catastróficos se caíssem em mãos inimigas, os Archeans mantiveram o tesouro secretamente escondido em Forbidden Island e projetou-a a afundar se invasores tentassem reclamá-los. Há séculos, desde o misterioso colapso do seu império, Forbidden Island permaneceu oculto ... até agora.
Será que o seu grupo será o primeiro a violar as suas fronteiras, capturar os tesouros e conseguir sair vivo?
Em A Ilha Proibida cada jogador assume o papel de um explorador em busca de tesouros antigos em uma ilha que está afundando aos poucos, os jogadores devem ser rápidos e ter um bom trabalho em equipe para conseguir achar e resgatar todos os 4 artefatos perdidos na ilha antes que ela afunde completamente.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são a coleção de componentes, cooperativo e jogadores com diferentes habilidades.
A principal mecânica do jogo em minha opinião é o modo cooperativo, pois esse é um daqueles jogos que sem um bom e bem feito trabalho em equipe o grupo nunca, eu disse NUNCA, vai ganhar uma partida. O jogo é muito difícil e você ainda pode moderar o nível de dificuldades no qual você quer jogar no começo da partida, o grupo tem sempre que trabalhar em equipe para tentar coletar o mais rápido possível os artefatos, e caso alguém queira dar uma de engraçadinho e fazer alguma coisa por contra própria é bem provável que essa ação venha a colocar o grupo em uma situação bem complicada ou até mesmo vir a perder a partida.
A coleção de componentes é outra mecânica bem presente no jogo, já que a única maneira do grupo conseguir ganhar o jogo é conseguindo achar os 4 artefatos que estão espalhados pela ilha, então essa é outra mecânica a qual você vai ter que lidar com ela em todas as partidas.
Já a mecânica de jogadores com diferentes habilidades é bem importante também na partida de A Ilha Proibida. Como cada personagem tem uma habilidade única é sempre bom saber como funciona bem direitinho a sua habilidade e saber o momento certo de usá-la para ajudar o seu grupo, usar uma habilidade em momento não oportuno pode fazer com que todo o seu progresso seja perdido e vocês sejam derrotados no jogo.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, os jogadores devem coletar os 4 artefatos que estão espalhados pela ilha e sair dela antes que ela afunde no mar, isso a primeira vista parece algo bem fácil de se fazer, já que não tem nenhum outro jogador atrapalhando a sua vida nesse processo, mas engana-se os que acham que isso é uma tarefa fácil, a ilha afunda muito rapidamente, e os caminhos para se chegar aos locais onde estão os artefatos vão ficando cada vez mais complicados e muitas vezes o seu único ponto de saída da ilha afunda antes mesmo de você começar a coletar os artefatos, esse é um daqueles típicos jogos onde só há uma maneira de ganhar, mas várias de se perder.
Sequência do Turno
O turno de jogo segue sempre em uma sequência, seguindo sempre pelo jogador inicial que é escolhido pelo grupo, após esse jogador inicial fazer a suas ações possíveis ele passa a sua vez para o jogador a sua esquerda, o turno segue assim até que todos os jogadores tenham feito as suas ações. Cada jogador possui 3 ações na sua vez, e ele tem uma lista de ações possíveis para fazer, ele pode fazer as ações como achar melhor, podendo até mesmo repetir algumas delas. Abaixo está mais detalhadamente descrito como se segue um turno de jogo.
1° Realizar 3 ações: o jogador pode realizar até 3 ações, podendo até mesmo repetir alguma delas se achar melhor, as ações possíveis para o jogador fazer são:
Mover: o jogador se move uma casa na horizontal ou vertical. O movimento nunca pode ser feito na diagonal.
Desalagar: o jogador pode desalagar uma peça de mapa que esteja alagada, fazendo isso volta o lado da peça para o seu lado normal.
Dá uma carta: o jogador pode dá uma de suas cartas na mão para outro jogador, mas ambos precisam estar na mesma peça de mapa para que isso possa acontecer.
Achar um Artefato: se o jogador estiver em uma das peças de mapa que seja de local de tesouro ele pode descartar 4 cartas daquele tipo de tesouro onde ele está para pegar a peça de tesouro.
Algumas das ações acima podem sofrer mudanças devido as habilidades dos personagens, por exemplo, o explorador pode fazer os seus movimentos também na diagonal, algumas outras habilidades podem modificar essas regras de ações.
2° Comprar duas cartas de Tesouros: o jogador compra duas cartas do baralho de tesouro, essas cartas vão lhe ajudar a juntar as 4 cartas do mesmo tipo para que você possa coletar um tesouro em um determinado canto no mapa.
3° Carta de Inundação: o jogador deve puxar um número de cartas igual ao nível atual de inundação do jogo, esse nível é determinado pela régua de inundação que fica ao lado do mapa do jogo, essas cartas dizem os locais que vão ficar alagados nessa rodada, e podem vir a ser afundados caso já estejam alagados.
A sequência de ações é até fácil de pegar, mas esse não é um jogo para iniciantes, ele é muito complicado em termos de estratégias, é um jogo que não costuma perdoar as ações erradas dos seus jogadores e geralmente pune ferozmente as ações erradas deles, então, por mais que seja um jogo de regras simples, não é nem um pouco para jogadores inexperientes.
Tiles da Ilha
O jogo possui vários tiles que são usados para formar a ilha e tabuleiro do jogo, esses tiles podem ser colocados aleatoriamente no formato da ilha ou em uma formação padrão para os seus primeiros jogos. Esses tiles não são diferentes uns dos outros, com exceção dos tiles que servem para os jogadores resgatarem os tesouros, os demais diferem apenas pelo nome.
Os tiles de mapa servem apenas para fazer os caminhos possíveis pelos quais os jogadores podem se locomover por dentro da ilha, quando uma carta de inundação é puxada, o tile descrito na carta é virado para o lado de alagado (imagem azul do tile) e se aquela carta for comprada novamente com aquele tile alagado ele afunda e é removido do jogo, fazendo assim com que os jogadores não possam mais se mover por aquele local.
Geralmente quando se está mais para o fim da partida muitos dos tiles já vão estar afundando e o seu movimento pela ilha vai ser muito complicado de ser feito.
Tiles de locais da ilha.
Tesouros
O jogo possui 4 tipos de artefatos ou tesouros que os jogadores devem resgatar para ganhar o jogo, são eles, a Pedra de Terra, a Estátua do Vento, o Cristal de Fogo e o Cálice do Oceano. O jogador pode conseguir esses artefatos nas tiles específicas de cada um deles, tem duas tiles no jogo para cada um dos artefatos, mas além de estar no local específico do tesouro o jogador ainda tem que está em posse de 4 cartas do mesmo tipo do artefato que ele deseja pegar, é uma tarefa bem complicada tendo em mente que muitas vezes o jogador vai ter de ir até outro jogador pegar uma ou mais cartas de um determinado tipo para que ele complete as 4 cartas iguais do tesouro.
Peças de Tesouros.
Régua de Inundação
Essa régua marca a velocidade em que a ilha está afundando, durante a fase 3 do turno do jogador ele deve puxar uma quantidade de cartas de alagamento (locais) igual ao nível atual no marcador da régua.
As cartas de locais determinam quais locais vão ficar inundados ou afundar naquela rodada.
Régua de Inundação.
Cartas
O jogo vem com três tipos de cartas diferentes, as cartas de alagamento (locais), as cartas de tesouros e as cartas de personagens, abaixo eu vou explicar melhor cada um desses tipos de cartas.
Cartas de Alagamento
Cartas de Inundação
As cartas de alagamento são compradas no final de cada turno dos jogadores, são elas que determinam quais locais naquela rodada vão ficar alagados ou afundar no mar. O baralho de alagamento só tem uma carta de cada tipo.
Cartas de Tesouros
Cartas de Tesouro.
As cartas de tesouros são o que vão lhe ajudar a coletar os tesouros que estão espalhados pela ilha, você precisa juntar 4 do mesmo tesouro para poder coletá-lo no local determinado. Além disso as cartas de tesouro podem lhe fornecer cartas de ações especiais que vão lhe ajudar durante a partida, essas cartas são os sacos de areia e a fuga de helicóptero.
Cartas de Personagens
Cartas de Personagens.
O jogo vem com 6 cartas de aventureiros ou personagens, elas são distribuídas aleatoriamente ou na forma que o grupo achar melhor no começo do jogo (nós aqui sempre gostamos de jogar de forma aleatória), cada um dos personagens tem uma habilidade única e fundamental para ser usada em conjunto com os outros personagens para se chegar a vitória no final da partida. Não tem um personagem mais fraco ou mais dispensável que outro nesse jogo, todos são igualmente bons.
Componentes do Jogo
Eu acho os componentes desse jogo muito bons, as cartas, tiles, peças de tesouro e marcador de alagamento são de uma qualidade muito boa, eu tenho a versão que foi lançada pela Devir aqui no Brasil e fiquei muito impressionado com a qualidade dos componentes na época (eu ainda não tinha muitos board games nessa época), e principalmente fiquei bastante impressionado com a caixa em metal, eu nunca tinha visto um jogo com uma caixa em metal, foi de encher os olhos, ela é de um metal aparentemente muito bom, a minha nunca veio a se amassar por nenhum motivo, e a gravura em auto relevo na sua tampa é um charme a parte no jogo.
Quanto a arte do jogo não é algo que seja muito presente, exceto pelas tiles que formam a ilha, cada uma das tiles recebe uma ilustração muito boa que indica um dos locais da ilha, tirando isso são poucas as outras ilustrações do jogo.
Componentes do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
A Ilha Proibida ou Forbidden Island é um jogo muito bom e altamente desafiador, suas regras são simples de se pegar, mas a sua complexidade para se chegar vitorioso no final de uma partida é muito grande, estratégias diferentes devem ser montadas ao longo de todas as partidas para sair da ilha antes que ela afunde de vez com os personagens nela, ele é um jogo muito dependente da cooperação entre os jogadores e costuma não perdoar aqueles grupos que cometem algum deslize nas suas estratégias.
Aqui no grupo, nas primeiras partidas que tivemos do jogo, tipo as 6 primeiras, só levamos muita peia do jogo, perdemos todas, e um dos membros aqui do grupo (professor de matemática) foi olhar para qual idade o jogo era recomendado e na caixa vem dizendo 4 anos, foi ai que ele soltou a bela frase “4 anos!! Isso é a idade que eles recomendam para não engolir as peças do jogo só pode, o cara para jogar e ganhar esse jogo tem que ter doutorado”, até hoje o jogo ganhou mais partidas que o nosso grupo, está tipo 9 a 3 para o jogo.
Mesa pronta para uma partida.
PAGINA NO FACEBOOK: