"Carter vivia em Boston, mas era das colinas selvagens e amaldiçoadas além da velha Arkham que seus antepassados vinham. E era entre estas colinas antigas e enigmaticamente aninhadas que ele terminou por desaparecer."
- H.P. Lovecraft, "Through the Gates of the Silver Key"
É 1925, e a sonolenta cidade de Arkham, New England, foi alvejada por uma série de desaparecimentos. Pessoas têm sumido, apenas para que seus corpos fossem encontrados nas florestas, mutilados e semi-devorados. É o trabalho de animais selvagens, diz a polícia. Mas você não está convencido. Existem sinais que forças mais sombrias e perigosas podem estar se movendo. E em
Arkham Horror: The Card Game, serão você e até três outros investigadores que deverão se aprofundar na questão e descobrir a verdade.
Como dissemos no anúncio de revelação do jogo,
Arkham LCG explora o espaço entre as barreiras das experiências tradicionais dos jogos de cartas e dos RPGs – ao ponto em que tais experiências quase se fundem. Você e seus amigos se tornam Investigadores, seus decks representando suas forças e recursos, e você até mesmo deve adicionar cartas que representam suas fraquezas únicas. Tais cartas de fraquezas apresentam desafios pessoais que você deve sobrepujar, enquanto confronta cultistas sinistros, rituais blasfemos e monstros de outro mundo. O resultado é uma mistura aterrorizante de cardgame e RPG que o compele a ir mais e mais fundo no mistério e na loucura.
Mas antes que você se encontre até o pescoço nos segredos antigos, você tem a certeza de que os estranhos que vê nas sombras planejam que você se envolva nos rituais. E você imagina se poderá fazer alguma diferença em questões que estão muito além de sua compreensão...
REUNINDO EVIDÊNCIAS
O primeiro passo é aprender mais. Em
Arkham LCG, enquanto cultistas, monstros e outras forças que você investiga trabalham nas sombras para avançar suas agendas, você e seus amigos investigadores correm para reunir pistas que apontem na direção correta.
Seu objetivo é reunir Pistas suficientes durante o Ato, antes que as forças ocultas que estão contra você consigam avançar seu baralho de Agendas.
Normalmente, você descobre Pistas investigando Locais. Sempre que você viaja para um local desconhecido, como o
Study (Core Set 111), você revela a carta e descobre quantas Pistas ele contém (caso contenha alguma), assim como o valor de "Shroud", mostrado dentro do círculo negro. O Study, por exemplo, possui um valor de Shroud de 2, o que estabelece a dificuldade de suas tentativas de investigar. Isso é importante porque cada Skill Check que você faz é realizado contra uma das quatro Skills de seu Investigador: Willpower (Força de Vontade), Intellect (Intelecto), Combat (Combate) ou Agility (Agilidade). Para ser bem sucedido, você precisa ter um valor na Skill igual ou mais alto que a dificuldade.
Como um exemplo, então,
Roland Banks (Core Set 1) pode tentar investigar o Study. Possuindo um Intellect de 3, que é maior que o valor de Shroud do Study, ele consegue. Entretanto, ele não pode declarar sucesso ainda. Existe outro elemento que entra em jogo em cada um de seus Skill Checks – o caos do desconhecido.
Sempre que seu Investigador realiza um Skill Check, você compra um marcador de Chaos de dentro de uma sacola. O marcador modifica o valor da Skill do investigador. Alguns podem melhorar seu teste, mas muitos aplicam penalidades, indo de -1 a -8 e até falha automática. Alguns marcadores possuem símbolos que não possuem efeito sozinhos, mas que ativam efeitos específicos de acordo com o cenário.
Por exemplo, quando você joga o primeiro cenário do Core Set, "The Gathering", o marcador de caveira vale –X, onde X é o número de inimigos Ghoul que estiverem no local. Já o marcador de Cultista vale -1, mas também te penaliza caso você falhe no teste: "Se você falhar, sofre 1 Horror".
Então, em nosso exemplo, conforme Roland tenta investigar o Study, ele precisa saber que forças além de seu controle podem acabar com seus esforços, e ele pode querer aumentar seu intelecto antes de tentar.
INDO CONTRA O DESAFIO
Existem várias formas diferentes com as quais Roland e outros investigadores podem querer melhorar suas Skills e aumentar suas chances de sucesso.
Primeiro você pode usar "Assets" para melhorar as Skills. Um Charm como
Holy Rosary (Core Set 59) pode lhe dar um bônus estático, porém limitado, enquanto um Talent como
Hyperawareness (Core Set 34) não dá um bônus imediato, mas lhe dá a possibilidade de gastar recursos e aumentar suas Skills antes de um teste.
Note que o Holy Rosary ocupa o espaço de Acessório de seu Investigador, enquanto o talento não ocupa nenhum. Isso é algo para ser levado em consideração, visto que cada Investigador só possui um espaço para itens de corpo, dois para mãos e um para acessórios, assim como um para aliados e a possibilidade de compreender até dois pedaços de conhecimento arcano.
No final, quando você busca seu baralho, precisará decidir se prefere a confiança de um item como
Magnifying Glass (Core Set 30), ou se prefere usar aquele espaço para algo mais versátil – apesar de menos eficiente – como a Encyclopedia (Core Set 42).
Claro, existem também cartas de skills como
Perception (Core Set 90) e
Unexpected Courage (Core Set 93) que você pode usar para melhorar suas perícias. Estas cartas são descartadas antes que você compre os marcadores de caos, e você adiciona os ícones delas ao seu valor de perícia. "Perception" adiciona 2 ao seu intelecto, e se você for bem sucedido, lhe permite sacar uma carta. "Unexpected Courage" não garante saque de cartas, mas seus dois ícones de interrogação podem ser aplicados em qualquer tipo de teste.
Finalmente, existem cartas que você pode descartar da mão para melhorar suas skills. Jogando com
Wendy Adams (Core Set 5) e tendo
Leo de Luca (Core Set 48) como Aliado, você provavelmente não vai perdê-lo em favor de
Stray Cat (Core Set 46). Mas aquele gato ainda é valioso pelo ícone de Agilidade que possui, caso você precise fugir de algum inimigo depois.
NUNCA É TÃO FÁCIL QUANTO PARECE
De volta ao nosso exemplo, Roland Banks se encontra trancado na sala de estudos, buscando um jeito de sair. Ele decide investigar, mas devido à natureza sombria dos eventos que o trancaram, ele decide aumentar seu intelecto usando o ícone de Intelecto na cópia de
Barricade que ele descarta da mão. Ele coloca a mão na sacola para pegar um marcador e puxa um "-2". Modificado para cima em um ponto devido ao ícone descartado e para baixo em 2 devido ao marcador de caos, Roland tem um valor final de 2, suficiente para vencer o valor de Shroud da sala de estudos. Ele é bem sucedido e descobre uma pista.
Vale lembrar que a natureza aleatória dos marcadores de caos é profundamente maleável. Isso porque o conteúdo da sacola pode ser alterado de acordo com o cenário. E enquanto muitos possuem ícones que causam problemas, outros possuem o ícone de Símbolo Ancestral que aciona habilidades exclusivas de cada Investigador.
Roland sairá da sala na qual está trancado? Será destroçado pelos Ghouls que tentam alcançá-lo pelo chão? Você irá ajudá-lo?
Arkham Horror: The Card Game será lançado no final do ano pela Fantasy Flight.
(texto original adaptado:
https://www.fantasyflightgames.com/en/news/2016/8/25/clues-challenge-and-chaos/)