Diretamente da central de notícias Além do Muro, as notícias mais quentes da semana, capazes de fazer qualquer anão mineiro atirar seu ouro na tela do computador. O melhor formato de apresentação dessa compilação de notícias vai depender do retorno que você, leitor, der pra gente. Por enquanto, vou dividir a seção entre notícias do mercado nacional e internacional, começando com rapidinhas sobre lançamentos e polêmicas, e em seguida apresentar alguns projetos que estão com destaque no financiamento coletivo, ferramenta tão valiosa para nosso hobby.
Observação especial para leitores aqui da Ludopedia: devidamente linkadas, algumas notícias vieram daqui da própria comunidade e já devem ser do conhecimento do público mais frequente desse querido portal. Porém, esperamos em breve ter cada vez mais fontes de notícias e poder trazer conteúdo realmente diferenciado para todos.
Os links espalhados pelo texto são inofensivos, pode clicar sem medo e você será levado como por mágica até a informação prometida – nada de “Quer aumentar sua estante? Clique aqui e saiba como!”. Se você é preguiçoso e quer se manter informado num lugar só, senta aqui, relaxa e joga!
MERCADO NACIONAL
A Galápagos Jogos tem alguns lançamentos e reimpressões bacanas previstos para o final do primeiro semestre de 2016. Destaques ficam por conta de Elder Sign, a nova caixa de Smash Up: Ficção Científica e o Zombicide: Black Plague. Entre as reimpressões mais esperadas estão o party game Sim, Mestre das Trevase o épico Game of Thrones: The Board Game.
A Devir também anunciou o que vem pela frente e é impossível não se impressionar com os títulos de peso: Pandemic: Reign of Cthulhu, Cacau (que jogo lindo… eu quero!) e os clássicos e reconhecidos Twilght Struggle e Through the Ages.
Drillit, A Fuga da Montanha de Cristal, da Papaya Editora, tem sua campanha rolando no Kickante e vai até 09 de Junho de 2016 e já arrecadou metade do valor necessário para ser financiado. Tivemos a oportunidade de conhecer o jogo ainda na fase de protótipo, diretamente com seus designers, Lucas Pereira e Pedro Nastari, que são figurinhas carimbadas do Encontro de Jogos Além do Muro. Dando uma de Sílvio Santos, vou dizer que “eu não joguei, mas minha esposa jogou e falou que é muito bom”. Porém, visto os inúmeros reviews e gameplays já disponíveis, fica fácil ir na onda da galera e apostar que é uma grande promessa de jogo cooperativo no cenário nacional.
A título de curiosidade, o designer Lucas Pereira não tem nos jogos cooperativos seus favoritos, por isso lutou para tornar esse um diferencial e evitar ao máximo a incidência de Alpha Players – aqueles jogadores sabe-tudo que só te dão ordens e jogam pelos outros.
Link do Financiamento aqui!
Os Reinos de Drunagor, da Histeria Games através do designer Daniel Alves, é um jogo de guerra e coleta de recurso em um ambiente de fantasia medieval e está correndo no Kickante até 22 de Maio de 2016. O designer é conhecido pelos jogosMasmorra de Dados (ganhador do Prêmio Ludopedia 2014) e Caçadores da Galáxia (finalista do Prêmio Ludopedia 2015). O primeiro, inclusive, ganhou uma releitura no mercado gringo através de Cool Mini or Not, o Masmorra: Dungeons of Arcadia.
Link do Financiamento aqui!
Em Zona Mágica, um jogo de Michael Alves e da edita Arcano Games, você assume o papel de um mago em uma espécie de show de talentos cartunesca. O financiamento desse bem humorado e vibrante jogo vai até o final do mês de Abril, então corra para pegar o seu se ainda não teve tempo! Como fator de curiosidade, se você é fã do Gorpo, do He-Man, você vai gostar de ver que esse jogo apela pra nossa nostalgia ao ter personagens principais que nos fazem recordar a criaturinha.
Link do Financiamento aqui!
MERCADO INTERNACIONAL
Caminhando pelas veredas de nosso hobby, podemos nos deparar com algumas bizarrices como Munchkin da Marvel, ou ainda descobrir o que Street Fighter,Mortal Kombat e Dragon Ball tem em comum, além da porrada. Esse mês vai ao ar no Twitch e na Netflix um documentário sobre Magic: The Gathering, onde acompanharemos pro players em sua jornada rumo a vitória e tem até jogo dos Goonies a caminho!
Sou um pouco suspeito para falar de Santorini porque sou facilmente cativado por boas artes, fofas ou épicas, em jogos. Aqui, é o primeiro caso, onde a representação dos dois jovens deuses gregos competindo por erigir uma bela cidade me lembraram, de imediato, as artes do Hiro Kawahara, conhecido por ilustrar as lâminas de bandeja do McDonald’s aqui no Brasil. O jogo está em desenvolvimento há mais de 30 anos, pelo matemático e educador Dr. Gordon Hamilton e sua versão original, abstrata, foi lançada originalmente em 2004.
Link do Financiamento aqui!
O que falar desse jogo que mal entrou em financiamento e já arrecadou pakas? Dark Souls, baseado na franquia de jogos eletrônicos homônima, precisou apenas de 3 minutos para arrecadar seu valor mínimo para sucesso do projeto, e de apenas um dia para arrecadar um milhão de dólares. O jogo original é conhecido por seu grande nível de dificuldade, onde você trava batalhas de espada e magia em um mundo sombrio. Em breve vai estar pintando aqui no Flynns um artigo sobre transposição de mídia e lá a gente vai divagar um pouco mais sobre esse desafio de se adaptar histórias consagradas.
Você tem até 16 de Maio de 2016 para participar dessa brincadeira. Link do Financiamento aqui!
Você fica maluco quando vê jogos com designs inovadores? Larklamp promete ser um sistema de jogos – como um baralho comum ou o Piece Pack, a partir do qual vários jogos podem ser jogados. O diferencial fica por conta da maluca ideia onde as luzes projetadas pela lanterna formam os tabuleiros, com painéis removíveis que podem ser trocados, analogamente a eletrônicos, como cartuchos de jogos. Snyxtrap é o primeiro jogo lançado para o sistema, e consiste em caçadores competindo pelo Snyx, uma criatura feérica.
Link do Financiamento aqui!
Nos vemos semana que vem com mais um compilado de notícias! Tem alguma dica, sugestão, crítica, mágoa ou ressentimento? Atire-as virtualmente em nossas faces através dos comentários. Abraço!