Vamos falar um pouco sobre conceito hoje. Acho que antes de aprofundar mais na arte do jogo e na sua mecânica, precisava definir todos os conceitos que estariam por trás dele. Uma coisa que era bem óbvia pra mim era que, desde o começo, Europa se trata de um jogo de exploração espacial. Ou seja, o foco não é criar batalhas, tensões e etc, mas permitir aos jogadores explorar o mapa. Mas foi aí que vieram várias questões.
Primeiro de tudo, considerando-se um jogo de alocação de trabalhadores, que é o que Europa é em sua essência, a exploração do mapa não poderia ser algo muito ligado à movimentação ponto-a-ponto ou mesmo à rolagem de dados. Aliás, dados era algo que eu queria passar longe aqui. Isso porque eu queria trazer para Europa um outro sentimento em relação ao fator sorte (explico mais adiante). Mas eu também não queria um jogo como Catan, em que você só rolasse um dado para saber se produziu ou não um recurso. Então o uso de dados estava permanentemente descartado.
Por outro lado, eu também não queria um jogo de simples escolha de ações. Eu queria que escolher ações fosse mais do que uma consequência do fato de que "o jogador anterior pegou uma ação que eu queria e vou ter que deixar pra próxima rodada". Era complexo colocar isso no papel, mas aos poucos fui entendendo como fazer isso funcionar e colocar dentro da mecânica do jogo.

Arte do Math Moreira para uma das ideias que tivemos para a capa.
E então veio a peça chave do conceito: a ideia da missão de exploração em que cada equipe tinha um objetivo em comum, mas também objetivos particulares, próprios. O objetivo em comum seria colher dados (e aqui entenda como
data e não
dice), informações sobre a superfície. Porém, cada jogador teria um objetivo próprio diferente dos demais. O dados (
data) coletados seriam os pontos. Os outros objetivos, os bônus. E, então, o jogador vencedor seria aquele com maior somatório enter pontos e bônus ao final das rodadas programadas.
Ainda dentro do processo de conceituação, precisava entender melhor Europa enquanto satélite e suas características para colocar dentro do jogo possibilidades reais. Ao mesmo tempo, buscava em sites de astronomia informações sobre missões de exploração em outros planetas e satélites e o que seria interessante colocar no jogo. Isso me ajudou muito a pensar inclusive nas ações possíveis para os astronautas (os trabalhadores).
À medida em que pesquisava, também aumentava a minha vontade de inserir no jogo novos elementos. As ações foram ficando mais delineadas e também como fazer para que elas não se limitassem entre si e fossem todas interessantes se tornou uma meta importante. Ao final de uns 3 meses, já tinha um conceito pronto do jogo e faltava criar o protótipo em si. E é mais ou menos aqui que estamos hoje!