Raio::Bem bacana o episódio!
Não tenho muito a acrescentar sobre o que falaram. Eu nunca usei o rank de peso ou classificação de peso de nenhum site para avaliar a complexidade de um jogo pra mim.
Eu julgo pesado o jogo que eu acho chato jogar. Logo, quanto mais pesado pra mim, menos ou nunca irei jogá-lo. Exemplos seriam Coup, The Resistance, Terraforming Mars.
Sobre o Gloomhaven, já joguei três campanhas dele e após essas três digo com toda a certeza que o mais pesado do jogo é o setup, seguide de acomodar tudo de volta na caixa. Do restante é tranquilo.
E por fim, eu não consigo entender qual é esse problema com os jogadores e o fator tempo. Não jogo se o jogo durar mais que X horas... Muita gente fica demorado. Sei lá..
Um bom alimento, muitas vezes demora bastante e requer além do tempo muito esforço e recursos para ser preparado a contento e degustado. E, pasmém, depois de um ciclo circadiano você caga aquilo. Ou defeca, evacua.
Nada contra quem não joga tal jogo por ser muito demorado e seu tempo valer muito, afinal, tempo é o bem mais precioso que existe nesse planeta. O engraçado é que pesa bastante para vários jogadores, o que me dificulta um pouco entender o critério "tempo de jogo".
Legal o podcast de vocês! Mandem mais por favor!
ahhahaha legal seu critério de definir o que é pesado (e polêmico também! hahaha)
Sobre o tempo, acho que a questão é mais da quantidade de vezes que vai ver mesa.
Eu não tenho problema de pegar um jogo e jogar 6 horas deles.
Mas eu sei que vai ver mesa muito menos que um jogo de 2~3 horas.
Então acabo abrindo mão ou dando preferencias a outros.
Sempre tive interesse no TI4, porém sei que se eu comprar não vou ter com quem jogar, então por isso eu não compro ele.
Acho que foi isso que eu quis dizer no podcast.
Valeu pelo feedback!