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O que esperar de Map Collection 1?

Ticket to Ride: Volume 1 - Asia
  • avatar
    Mateus Dantas26/05/22 10:10
    avatar
    Mateus Dantas
    26/05/22 10:10
    549 mensagens MD

    “O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.


    O que esperar de Map Collection 1 – Ticket to Ride?

                    Sim, o nome está invertido para que não pareça que eu irei falar dos tão conhecidos jogos base de Ticket to Ride rsrsrs. Confesso que quando decidi ter todos os mapas de TTR (exceto os pequenos) o Map Collection 1 não figurava entre as primeiras opções de compra. Na verdade haviam uns quatro mapas com prioridades na lista, mas eu tive boa oportunidade de adquirir em uma troca DUAS expansões de TTR de uma só vez, e claro, aproveitei. De zero a dez, qual o meu nível de arrependimento? UM BAITA DE UM ZERO!



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ac986_22576_m.jpg





    1º Ásia Lendária

                    Nesta maravilhosa expansão com dois mapas, Ásia Lendária é aquele que brilha (por mais que o modo em dupla seja legal, não supera o competitivo individual). Ele continua simples e com um feeling tão bom quanto o TTR Europa, mas tem aquele diferencial: As rotas das montanhas! Se em TTR Europa você pensa duas vezes antes de arriscar um túnel, aqui você é muito instigado a passar pelas rotas das montanhas pelo motivo de que rendem muitos pontos. Que sensação maravilhosa é você gastar apenas duas cartas e ganhar até 6pts com elas! Traz um ar de trabalho bem feito.

                    Percebo um equilíbrio de sensações muito bacana nessas mecânicas. Nos túneis de TTR Europa é muito comum você se encontrar inseguro, pois ir até ele com cartas exatas pode significar perder uma rodada, enquanto pegar mais cartas que podem não ser usadas também pode transmitir a sensação de atraso em relação aos outros jogadores. Aqui nas rotas das montanhas essa insegurança perdura porque elas são fáceis de serem reivindicadas e muitos Tickets de Destino passam por elas, então, garantir uma rota não te deixa seguro, porque você pode ser facilmente bloqueado na continuidade de seu trajeto. É preciso ser ágil!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/000a2_13676_m.jpg

    (As rotas com um "x" são as rotas das montanhas)



    Uma mecânica que dita o jogo

                    Além de serem concorridas por causa dos pontos que proporcionam (2pts por cada vagão perdido) e por causa dos trajetos conflitantes, essa mecânica das rotas das montanhas é maravilhosa porque permite que você apresse o fim da partida, já que cada rota de montanha tomada significa a perda de um vagão. Usar isso no fim de jogo pode ser desestabilizador para os oponentes. Devo confessar sem modéstia que eu sou muito bom nesse mapa, então, não me lembro de alguma vez ter sofrido com este apressar dos meus oponentes, mas já esteve visível muitas vezes na expressão deles o desespero ao ver que eu estava somente diminuindo os vagões para terminar o jogo, e isso é MUITO bom rsrsrs.


    Minutos que fazem a diferença

                    De todo o meu coração, eu acho muito estranho quando alguém diz que os TTR base demoram. Aliás, li isso outro dia. Eu não entendo... Mas, se este era o problema, a Ásia Lendária pode ser a solução. As rotas deste mapa são menores do que TTTR Europa, além de também possuir o mecanismo de retirada de vagões. Juntando esses fatores, acaba que este mapa se torna um pouco mais rápido se comparado com a maioria dos demais. Não contei ao certo, mas vai aproximadamente uns 10-15 minutos a menos do que TTR Europa. Para mim que amo TTR, este é um só fator que potencializa o jogo, uma vez que eu vou querer jogar de novo (mas preferencialmente outro mapa :P).


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/036e5_22573_m.jpg

    (Imagem completa do mapa. Esse circulo na lateral é onde são deixados os vagões perdidos)



    Um mapa que faz valer

                    Dos seis mapas que possuo, este é o que mais gosto. Os conflitos no mapa são maiores e as rotas das montanhas, juntamente com tudo o que elas proporcionam, ganharam o meu coração. Por aqui escolhemos jogar sem utilizar as estações do TTR Europa, pois acreditamos que a beleza deste mapa consiste neste conflito e na necessidade de agilidade. Utilizar as estações faria com que todos cumprissem sempre os seus objetivos, quando na verdade muitas são as partidas em que jogadores deixam de concluir objetivos. Este mapa tem a minha total aprovação e por si só já valeria a aquisição (é claro que por um preço reduzido!).



    2º Team Ásia

                    Se o primeiro mapa mantém a essência e muda pouco, neste lado temos a verdadeira inovação: Jogar TTR em duplas(podendo jogar até 6 jogadores, ou seja, 3 duplas). O mapa é totalmente preparado para isso com bilhetes de destino longos, rotas longas e até rotas triplas. Dentre estes o que mais pesa são as rotas longas, pois perder uma rota que se estava planejando significa um GRANDE trabalho em vão. Quando isso acontece é terrível rsrsrs.

                    Além disso, o mapa é composto apenas por rotas simples e túneis. Não temos as balsas do TTR Europa ou as montanhas da Ásia Lendária, contudo, o número de cartas a serem viradas não são 3, mas sim 4, 5 ou 6. Meu Deus, eu fujo dessas rotas “como o diabo foge da cruz”!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/82ac3_22572_m.jpg

    (Imagem completa do Mapa. Os túneis se concentram mais à esquerda.)


    A sacada “do mapa”

                    A grande sacada do mapa não está nele em si, mas no fator cooperativo. Houve uma partida em que duas companheiras saíram de cara fechada para a outra porque se desentenderam na utilização das cartas de vagão. Isso acontece porque a utilização dessas cartas é em conjunto, mas existem objetivos individuais, então, não é incomum alguém utilizar uma carta que você estava juntando, por isso eu sinceramente só recomendo esse jogo para pessoas que entendem que é só um jogo e que neste mapa essa confusão é a essência rsrs.

                    Sinceramente, eu achei bacana, serve como uma variação, mas não me instiga tanto a jogar quanto os outros. Isso não diz respeito ao mapa ou modo de jogo, mas a mim, pois não sou muito afeiçoado a cooperativos. Ainda assim, as vezes proponho jogarmos este modo para reviver a sensação.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/0ea76_186197_m.jpeg

    (Cartas de vagão compartilhadas)



    Um pequeno problema

                    Ticket to Ride tem um problema em si que é o fato de você decorar os destinos a partir de determinado tempo, o que te dá vantagem sobre os que não o fazem. Ter mais mapas solucionou este problema pra mim, pois eu não tenho mais em mente todos os destinos. Este é um problema DO JOGO. Já no mapa da Ásia, o jogo traz consigo outro problema, que é DAS PESSOAS, mas reflete no jogo: as restrições de comunicação.

                    As regras do jogo limitam a comunicação entre a dupla, mas as pessoas, em sua ânsia de ganhar, nesta ânsia de roer os dedos que TTR proporciona, acabam por infringir essas regras. Esta infração na comunicação traz o mesmo feeling que o Hanabi, quem conhece sabe. O mal não está no jogo, mas nas pessoas que infringem a regra. As restrições de TTR são menores do que as de Hanabi, mas existem, e para mim isso gera um grande incomodo, pois sou alguém que levo minha ética para dentro da partida, me policio e sigo as restrições, mas ver outra equipe infringindo me incomoda muito, pois isso reduz a chance de errar, algo que me parece que estava na mente de Allan Moon quando criou as regras. Contudo, para o bom andamento de tudo, ainda sigo considerando somente uma brincadeira, dou uns toques, mas não estrago o clima. Então, pense bem se este é ou não um mapa para você. Para mim, Ticket to Ride é vida :D

    *

    *

    Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado. Caso tenha gostado, se inscreva no canal "O que esperar?" para receber as notificações dos reviews!

    Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo espero ter ajudado.

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    Comentários:

  • Seeker
    598 mensagens MD
    avatar
    Seeker26/05/22 11:00
    Seeker » 26/05/22 11:00

    Ótimo texto como sempre!


    Me despertou ainda mais o interesse pelo ticket to ride rs.

    Este me chama a atenção desde os primórdios do hobby.


    Estou cogitando ele, barony, cuzco, battle for rokugan ou Kingdom builder para ser meu novo jogo de entrada para novos jogadores (que ainda nao conheci rs)


    Sigo acompanhando...

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas26/05/22 11:25
    Mateus Dantas » 26/05/22 11:25

    Seeker::
    Ótimo texto como sempre!


    Me despertou ainda mais o interesse pelo ticket to ride rs.

    Este me chama a atenção desde os primórdios do hobby.


    Estou cogitando ele, barony, cuzco, battle for rokugan ou Kingdom builder para ser meu novo jogo de entrada para novos jogadores (que ainda nao conheci rs)


    Sigo acompanhando...


    Eu sou suspeito para falar, pois Ticket to Ride se fez meu jogo preferido. O incrível é que todas as pessoas que apresento gostam bastante, e meus amigos mais próximos estão sempre querendo jogá-lo. Eu gostei tanto que pretendo pegar todos os mapas, pois cada mapa e mecânica diferentes são algo muito bom pra mim. 
    Obrigado por comentar e espero que conheça muitos novos jogadores rsrs

    0
  • Seeker
    598 mensagens MD
    avatar
    Seeker26/05/22 11:29
    Seeker » 26/05/22 11:29

    Mateus Dantas::
    Seeker::
    Ótimo texto como sempre!


    Me despertou ainda mais o interesse pelo ticket to ride rs.

    Este me chama a atenção desde os primórdios do hobby.


    Estou cogitando ele, barony, cuzco, battle for rokugan ou Kingdom builder para ser meu novo jogo de entrada para novos jogadores (que ainda nao conheci rs)


    Sigo acompanhando...


    Eu sou suspeito para falar, pois Ticket to Ride se fez meu jogo preferido. O incrível é que todas as pessoas que apresento gostam bastante, e meus amigos mais próximos estão sempre querendo jogá-lo. Eu gostei tanto que pretendo pegar todos os mapas, pois cada mapa e mecânica diferentes são algo muito bom pra mim. 
    Obrigado por comentar e espero que conheça muitos novos jogadores rsrs

    Valeu amigo! Espero tb, mas ta difícil rs

    Mais um (bom) ponto a favor do Ticket to Ride! Vou levar mto em consideração isso pode ter ctz. Preciso pesquisar mais sobre todas as opções que o TTR tem.

    De qualquer forma muito obrigado!

    1
  • Edlomax
    742 mensagens MD
    avatar
    Edlomax26/05/22 14:09
    Edlomax » 26/05/22 14:09

    Particularmente eu só não compro essa expansão especificamente por causa desta regra da restrição de comunicação (mesmo sabendo que é só em um dos mapas). Na minha opinião um jogo que se propõe a ser competitivo de verdade jamais deve ter esse tipo de característica, e por isso considero que é sim um problema do jogo. O meu foco acabou mudando para outras expansões do TtR ou mesmo outros jogos.

    Achei muito legal você falar dessa expansão. Esperava que fosse falar mais dos dois mapas, mas de qualquer forma ficou muito bom.

    Por qual motivo você acha que o designer colocou essa restrição de comunicação ao invés de simplesmente deixar os jogadores da dupla se comunicarem livremente? Será que não teria outra forma de contornar a necessidade dessa restrição?

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas26/05/22 15:01
    Mateus Dantas » 26/05/22 15:01

    Edlomax::Particularmente eu só não compro essa expansão especificamente por causa desta regra da restrição de comunicação (mesmo sabendo que é só em um dos mapas). Na minha opinião um jogo que se propõe a ser competitivo de verdade jamais deve ter esse tipo de característica, e por isso considero que é sim um problema do jogo. O meu foco acabou mudando para outras expansões do TtR ou mesmo outros jogos.

    Achei muito legal você falar dessa expansão. Esperava que fosse falar mais dos dois mapas, mas de qualquer forma ficou muito bom.

    Por qual motivo você acha que o designer colocou essa restrição de comunicação ao invés de simplesmente deixar os jogadores da dupla se comunicarem livremente? Será que não teria outra forma de contornar a necessidade dessa restrição?

    Em meus reviews não foco muito em aspectos mecânicos dos jogos, mas sim nas sensações transmitidas. Contudo, acho que abordei o diferencial que possui em cada mapa. Não sei se tem muito mais a acrescentar, pois continua sendo Ticket to Ride, só que com essas sensações diferentes que eu trouxe.

    Quanto à restrição, acho que foi colocada exatamente para gerar um conflito na dupla e gerar uma possível frustração, já que essa me parece ser a sensação primária que torna Ticket to Ride no que é. Toda ansiedade que se pode ter em comprar as cartas certas e reivindicar uma rota a tempo giram em torno dessa frustração, em evitá-la ou vivê-la. Penso que isso é o coração do jogo, e no caso de duplas, sem essa restrição haveria muito pouco disso, seria muito fácil completar tudo, o que tornaria até mesmo menos competitivo. Agora, a unica forma de contornar, penso eu, seria um design diferente no mapa ou nos bilhetes de destino. Algo nesse sentido, pois, da forma que é, uma discussão livre tornaria muito fácil, como ja dito, e isso por causa do mapa.

    Gostaria de deixar claro que, para mim, essa é a melhor expansão das três que possuo até o momento. Como digo no texto, o mapa da Ásia Lendária já carrega a expansão, e o Team Ásia também é bom.

    Obrigado por comentar!

    1
  • Negrao
    410 mensagens MD
    avatar
    Negrao26/05/22 15:14
    Negrao » 26/05/22 15:14

    Eu tenho a versão da Steam com todos os mapas liberados e, de longe, esse ae é o que costumo vencer com mais frequência e mais facilidade.


    E eu realmente costumo focar em rotas curtas e montanhosas, acelerando o final do jogo e impedindo que os oponentes tenham tempo de conquistar as várias rotas longas.

    Mas eu acabo jogando mais aquela versão que tem as "Ações" das rotas, que é o preferido para jogar com minha esposa.

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas26/05/22 15:19
    Mateus Dantas » 26/05/22 15:19

    Negrao::Eu tenho a versão da Steam com todos os mapas liberados e, de longe, esse ae é o que costumo vencer com mais frequência e mais facilidade.


    E eu realmente costumo focar em rotas curtas e montanhosas, acelerando o final do jogo e impedindo que os oponentes tenham tempo de conquistar as várias rotas longas.

    Mas eu acabo jogando mais aquela versão que tem as "Ações" das rotas, que é o preferido para jogar com minha esposa.

    Essa versão, que é a Pennsylvannia, no quesito de "gostar de jogar" é para mim pareada com a Ásia Lendária, contudo, na prática eu costumo jogar TTR com 4 ou 5 pessoas, e ela acaba se tornando um pouco mais demorada. Como gosto muito, para mim levo de boa, mas geralmente eu considero muito o que queremos jogar em tal dia. Se for só TTR, beleza, dá pra jogar. Agora, se quisermos jogar outros jogos, prefiro as versões mais curtas.

    Obrigado por comentar!

    1
  • Gus40941
    224 mensagens MD
    avatar
    Gus4094129/05/22 09:40
    Gus40941 » 29/05/22 09:40

    Deixo claro que é minha opinião,  somente isso.  Vamos lá,  eu tenho o ticket to ride com mapa dos Estados Unidos,  o primeiro e o ticket to ride Europa. A um tempo atrás fui rodo empolgado querendo comprar mais mapas das expansões,  com o intuito de elevar o nível do jogo, dar mais complexidade , uma variada, porém o que descobri é que todas as expansões não acrescentou nada no quesito diversão,  que é justamente o que o jogo se propõe na sua essência.  O que eu quero dizer é que as expansões acrescentam regras a mais, mas essas regras deixam o jogo mais divertido? Para mim não.  Outro ponto que quero colocar é,  para quê deixar um jogo simples revertido, mais complexo? Se quer um jogo complexo,  compre outro jogo, tem um monte de opções no mercado. Essa opinião não foi só minha, ninguém de meu grupo gostou das expansões e todos acharam desnecessário complicar um jogo que a proposta é ser simples. Enfim, eu vendi todas as expansões e ainda penso em vender o mapa Europa que a meu ver entra nessa de colocar complexidade sem necessidade, ou colocar regrinhas que nada acrecenta a não ser deixá-lo mais chato. Prefiro o Ticket to ride raiz o primeiro, quando quero jogos mais complexos ou com mais regras, pego outro jogo.

    2
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas29/05/22 11:45
    Mateus Dantas » 29/05/22 11:45

    Gus40941::Deixo claro que é minha opinião,  somente isso.  Vamos lá,  eu tenho o ticket to ride com mapa dos Estados Unidos,  o primeiro e o ticket to ride Europa. A um tempo atrás fui rodo empolgado querendo comprar mais mapas das expansões,  com o intuito de elevar o nível do jogo, dar mais complexidade , uma variada, porém o que descobri é que todas as expansões não acrescentou nada no quesito diversão,  que é justamente o que o jogo se propõe na sua essência.  O que eu quero dizer é que as expansões acrescentam regras a mais, mas essas regras deixam o jogo mais divertido? Para mim não.  Outro ponto que quero colocar é,  para quê deixar um jogo simples revertido, mais complexo? Se quer um jogo complexo,  compre outro jogo, tem um monte de opções no mercado. Essa opinião não foi só minha, ninguém de meu grupo gostou das expansões e todos acharam desnecessário complicar um jogo que a proposta é ser simples. Enfim, eu vendi todas as expansões e ainda penso em vender o mapa Europa que a meu ver entra nessa de colocar complexidade sem necessidade, ou colocar regrinhas que nada acrecenta a não ser deixá-lo mais chato. Prefiro o Ticket to ride raiz o primeiro, quando quero jogos mais complexos ou com mais regras, pego outro jogo.

    Obrigado por comentar! :D

    Ao meu ver, mecânicas como balsas, túneis, rotas das montanhas, pedágio, e ações não deixaram o jogo mais pesado em nada (essas são todas as expansões que experimentei). São todas MUITO leves, adicionando somente um "diferencial" e não complexidade. O único mapa que não curti foi o do Reino Unido e exatamente porque tira a essência do jogo que é ser leve, se torna um jogo truncado.

    Portanto, entendo sua opinião dentro do seu modo de pensar, mas para mim, ao ter uma nova expansão eu não estou procurando mais complexidade, mas sim um modo diferente de jogar TTR, porque afinal, ele continua sendo simples e muito bom em todos os modos, exceto no mapa Reino Unido. Aliás o único mapa que eu penso se vou realmente pegar é o USA exatamente por ser simples demais. Não tem a tensão dos túneis ou rota das montanhas, o prazer de receber um pedágio, ou o prazer de virar o jogo com as ações. A frustração/prazer e a tensão, que são o forte do jogo, me parece menos presente no USA, ficando limitado somente ao controle de rotas.

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