Somos empresários alemãs do ramo dos transportes. Construiremos autoestradas, varemos entregas e construiremos postos de gasolina. O tema pode não parecer dos mais atrativos, mas eu gostei muito de um elemento bem simples. O jogo tem 3 eras que contam a história da rede rodoviária alemã desde 1946 até 2020. Nas 2 primeiras eras a Alemanha Oriental não está disponível para ações, assim como os países do bloco soviético não estão aptos para receber comércio. Apenas na 3ª era, que começa em 1991 isso muda.
Trata-se de um jogo médio pesado, que utiliza a seleção de ações para que os jogadores construam rotas, peguem e entreguem mercadorias, construam postos de gasolina, disputem o controle sobre as rodovias e construam os seus motores. A seleção de ações me agradou bastantes, simples e oferece profundidade tática e estratégica. Você começará o jogo com 6 cartas uma de cada autoestrada possível de construção no início da partida. Na 3ª era você ganhará uma carta para ações na área oriental da Alemanha e ao longo do jogo você ganhará cartas com efeitos melhorados. Na sua vez você jogará uma das suas cartas para fazer uma ação ou recolherá as cartas utilizadas, ganhando 1 de dinheiro para cada uma delas. Existem 5 ações possíveis: destravar uma chave (que envolve a construção do seu motor), construir nova rota, melhorar rota existente, embarcar uma mercadoria no seu caminhão (que poderá ser entregue em outros países) e construir um posto de gasolina (que lhe beneficiará quando caminhões passarem por ele). Cada ação só pode receber uma quantidade definida de cartas, para usar além desse limite é preciso recolher o seu baralho antes.
A pontuação final também se destacou para mim na sua simplicidade e profundidade. Ela só ocorre no final da partida e apenas com a contabilização do quadro de departamentos. Existem 4 tipos de departamentos, que garantem pontos por: gerentes nas rodovias; países que receberam as suas entregas; postos de gasolina construídos; e pelo dinheiro no final da partida. Você subirá com os seus gerentes nesses departamentos ao longo do jogo.
Eu adorei Autobahn. Parece-me que ele proporciona muito variedade estratégica e com a necessidade de constante análise tática. Quem gosta dos jogos do Lupiano fica o aviso, esse jogo é consideravelmente mais pesado que a média dele. Peso equiparado com o Merv. Para que gosta do Mangone, achei esse jogo comparável com o Darwin’s Journey.
Autobahn está no Kickstarter com péssimas condições de compra para brasileiros (frete, imposto de importação e dólar alto). Gostaria de ver uma editora nacional o anunciando, mas alguém nessa expectativa?
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O Romir fez um excelente vídeo sobre as regras do Dino Escape, dá uma olhada!