“O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.
O que esperar de Cuzco?
Gostaria de começar afirmando: Cuzco não perde em nada para Tikal! Tendo jogado somente estes dois da trilogia, não sei dizer qual é o melhor (se é que precisa haver um melhor...). É inevitável que minha experiência se baseie em comparação a Tikal, primeiramente por ser o que joguei antes, e segundo porque é o mais conhecido.
Uma tensa sensação de vulnerabilidade!
Em Cuzco todos os jogadores estão totalmente vulneráveis a todo tempo. O fator primordial para isso é que os Incas podem transitar pelo mesmo tipo de território sem gastar pontos de ação, o que permite atravessar o tabuleiro muito facilmente e colocar uma pressão em quem predomina em uma cidade, ou até mesmo toma-la.
Essa vulnerabilidade também gera uma interação muito grande entre os jogadores, maior do que em Tikal, pois ao mesmo tempo que os adversários podem se aproveitar de sua vulnerabilidade, você pode aproveitar da deles muito facilmente. Em Tikal a tomada de um ponto se dá de maneira mais comedida, enquanto aqui em um turno você simplesmente roubou a predominância de uma cidade.
E se você não gosta de jogo interativo? Não curte o “take that”? Minha esposa não curte muito interação direta, e ainda assim gostou bastante do jogo. Acho que exatamente pelo fato de que os ataques sofridos não são tão significativos quanto em Tikal. Em Cuzco você pode facilmente reverter uma jogada perdida, ou até escolher outro caminho melhor, sem se apegar nas pirâmides como ocorre em Tikal (jogadores iniciantes simplesmente acham que a pirâmide é deles, e podem colocar TODOS os seus meeples nela sem se importar se irão ganhar ou não rsrs). Me parece que o gasto de algumas ações erradas possue menor impacto do que em Tikal, no qual uma ação errada pode custar todo o seu jogo feito até então.
Um jogo decidido nos detalhes
Em Cuzco a pontuação acontece ao longo de toda a partida, e não em momentos específicos como em Tikal. Isso gera uma tensão na corrida pelos pontos de vitória. Cada oportunidade de ganhar pontos extras deve ser aproveitada para que possa sair na frente e se destacar na trilha de pontos. É muito comum os jogadores permanecerem muito próximos ao longo de toda a partida (não estou dizendo que isso não pode ocorrer em Tikal que também é bem apertado, mas aqui essa concorrência é visível em toda a partida, ponto a ponto).
A incrível sensação de jogada perfeita
Em Cuzco você pode tanto agir em direto benefício próprio quanto em direto prejuízo do adversário. Os tiles individuais geram oportunidades de com um ou dois pontos de ação você complicar uma cidade de predominância adversária, fazendo com que ele gaste em seu turno mais pontos de ação para contornar essa situação. Essas jogadas que atrapalham as cidades de predominância adversária são extremamente essenciais no fim da partida, no qual será realizada a pontuação final. Você pode colocar o adversário em uma situação irreversível exatamente na última jogada, ou limitar o número de pontos que ele irá ganhar. Tudo o que você precisa é de uma jogada bem pensada. Essa é a SENSAÇÃO DE JOGADA PERFEITA, no qual você pode olhar para seu oponente e ver a cabeça dele queimando pensando nas possibilidades de reverter aquilo.
E os festivais?
Pode ser que você ouça ou leia algo sobre os festivais serem deslocados do jogo ou serem mal implementados. EU não acho. Saber em quais festivais gastar as suas cartas me pareceu uma decisão bem justa, e sinceramente, gastar ponto de ação para comprar novas cartas traz uma sensação de perda, mas você sabe que em algum momento precisará. É isso que o torna uma ação justa. Se você tem uma cidade de pirâmide alta, prepare-se para desembolsar cartas!!
Um jogo um pouco mais demorado
Cuzco é um jogo mais demorado do que Tikal, e isso se dá pelas inúmeras possibilidades de AP durante o jogo. É muito comum um jogador ficar só olhando para o tabuleiro durante um bom tempo até decidir quais jogadas irá fazer. Também é muito comum alguém te apressar e demorar tanto quanto você rsrs.
Última e (talvez) mais importante recomendação
No atual momento em que escrevo, Tikal se encontra fora de catálogo e as cópias que se podem encontrar acabam saindo por um preço alto as vezes. Como eu disse, é o queridinho da trilogia e os olhos do novo público estão sempre voltados para ele. Se você quer muito jogá-lo, mas encontrar o Cuzco por um bom preço, confie em mim e considere bastante compra-lo! Eu consegui comprar minha cópia por R$120,00, primeiro porque tenho paciência para esperar uma boa oportunidade de compra, segundo porque é um jogo menos estimado que Tikal, então você irá gastar um valor menor por um jogo que entrega tanto quanto. Eu já havia descartado a possibilidade de adquirir o Méxica, mas depois de uma experiência tão adorável com Cuzco, acho que volta para a Wishlist

*
*
*
Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado.
Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo, espero ter ajudado.