Considerando dados do ano passado, joguei 101 dias e tenho 55 jogos base (e 22 expansões).
Logo, meu IGA-T (teórico) (dias/jogos-base) seria 1,91.
Mas, nos 101 dias, joguei 246 partidas, 96 jogos diferentes dos quais 32 eram meus ou eu tinha uma cópia. Isso geraria:
- IGA-J (jogatinas) (partidas/meus jogos) seria 4,47
- IGA-E (efetivo) (partidas/jogos diferentes) seria 2,56
- IGA-R (real) (meus jogos/meus jogos jogados) seria -1,72 (58,18% dos jogos que tenho foram jogados ano passado)
Existe um índice bem interessante o H-Index (N jogos jogados N vezes, N partidas com N jogadores, etc). Meu H-Index para jogos é 5, para jogadores é 15. Isto é, joguei 5 jogos 5 vezes; e joguei 15 vezes com 15 pessoas.
No BGG tem um índice interessante, Friendless metric: jogos não jogados vs dimes (jogos que joguei 10x), no meu caso é 10. Há também um outro proposto chamado de "Utilização" (se você jogou 10 vezes um jogo seu, você, em média, aproveitou 90% dele): no meu caso, é 76,2%.
Se jogador é aquele que joga e colecionador é aquele que coleciona, o que significa quando alguém diz que é mais colecionador do que jogador ou mais jogador do que colecionador?
Para mim, que ainda não jogou 3 expansões, que não conseguiu jogar no ano passado 19 jogos meus, que, entre jogos e expansões, saíram 2 e entraram 10 novos itens, considerando ainda todos os números acima, necessariamente sou os dois. Nem mais um ou mais outro.
O próprio termo "coleção" pode significar muitas coisas, mas todos tem um sentido lógico que conecta todos os elementos que a compõe:
- Reunião de objetos da mesma natureza;
- Conjunto de objetos escolhidos por seus atributos (beleza, raridade, valor);
- Seleção as obras de vários autores com um mesmo objeto ou de várias obras de um mesmo autor; etc
Já o acervo não traz, no significado, uma relação entre os objetos que o compõe. É um amontoado. É uma reunião. Juridicamente é usado para apontar como o patrimônio de uma pessoa. Os vínculos entre os objetos são genéricos.
Eu não consigo enxergar coleções dentro de coleções na minha ludoteca, mas ao mesmo tempo há uma razão (afetiva) para que cada item ainda esteja ali.