As Sete Artes. Música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. As Belas Artes. Atualmente os teóricos já consideram a fotografia, quadrinhos, jogos eletrônicos e artes digitais estando na lista Então são 11. E muitos ainda querem incluir a culinária, mímica, circo… Mas hoje vamos focar em uma das mais antigas. A Terceira. Canvas Tá na Mesa!
Canvas é um jogo lançado por Jeff Chin e Andrew Nerger em 2021. De um a cinco jogadores, com duração média de 30 minutos, em Canvas os jogadores competem para criar as mais belas pinturas.
- Era só o que faltava. Um joguinho de guache para sujar a coleção.
Do que está falando, rascunho do Bosh? Canvas é um jogo de cartas, onde compramos algumas para montar nossa obra de arte. As cartas se sobrepõe uma as outras (Nota do Sr. Slovic: Elas são transparentes, assim como em Gloom) criando belas imagens (Nota da Sra. Slovic: Muitas um tanto psicodélicas e escalafobéticas de mais).
No início da partida são sorteados quatro critérios de premiação, que indicam padrões que temos que conseguir com as cartas de pintura. As cartas têm, além das imagens, ícones na borda inferior e são as configurações que conseguimos com esses símbolos que nos dão pontos na premiação. Assim como em Gloom, os ícones de uma carta podem ocultar os de outra, então o jogador deve tomar cuidado ao finalizar seu quadro. Aquele símbolo perfeito para o super-combo pode estar escondido.
Para criar seu quadro, o jogador deve escolher três cartas de sua mão e colocá-los juntos em uma carta de fundo (Nota da Sra. Slovic: O jogo já vem com vários sleeves que permitem que todas as cartas fiquem juntas). Assim que a pintura é finalizada ocorre automaticamente a pontuação, comparando os símbolos a mostra com os padrões exigidos nas cartas de premiação. Cada premiação pode dar até dois selos, que são contabilizados no fim do jogo. A partida termina quando todos os jogadores tiverem três quadros finalizados. Quem tiver mais pontos em premiações, vence o jogo.

No geral, Canvas é um belo jogo. É um quebra-cabeça onde temos que encontrar as melhores combinações de símbolos. E o que falar da arte deste jogo. Até a caixa mereceu um destaque (Nota do Sr. Slovic: Dá para colocá-la de quadro na parece). O desenho da caixa é um dos mais bonitos que já vimos. As cartas são lindas, os tokens de inspiração (Nota da Sra. Slovic: Que servem para comprar as cartas) são pequenas paletas de pintura feitas de madeira e também são lindas. Tudo nesse jogo foi criado pensando na arte. Mas para a decepção de muitos, os desenhos não influenciam em nada na mecânica nem na pontuação, mas para o tema a história é outra. Você se sente produzindo um quadro, camada por camada (Nota da Sra. Slovic: Claro que muito provavelmente não será nada parecido com o que você queria, plasticamente falando, já que estará mais preocupado em rearranjar os ícones do que as figuras em si). As regras são simples e fáceis de explicar. É um jogo para todos curtirem.
Vamos jogar?