Assim como teve sobre a caixa básica, aqui vai um tópico sobre a primeira expansão para o Summoner Wars segunda edição.
Aviso: por enquanto, não há previsão de chegada no Brasil pela Galápagos.
Edição: A Galápagos confirmou pelas redes sociais que, em breve, vai lançar.
O objetivo do starter set é ser um irmão menor para a caixa básica: vem com tudo que você precisa para jogar, mas de maneira simplificada. No lugar de 6 facções, vem apenas com 2; o tabuleiro não é cartonado, é um papel simples, para diminuir custos e tamanho da caixa. Os dados e marcadores são idênticos. Ou seja, além de servir como expansão, também serve como jogo base, com um custo de entrada menor, para quem não quer se comprometer inteiramente com o jogo, sendo perfeita para um jogador casual.
Mas, com as novas facções, vêm também novas estratégias e novas possibilidades de construção de baralho, também para quem já tem o Master Set. Então é uma expansão essencial para quem quiser se enveredar por essas bandas e explorar com mais profundidade esse lado do jogo.
Quais são, então, as facções?
Elfos da Fênix: (fogo/divino) Os jogadores antigos vão notar algo interessante sobre os Elfos da Fênix: várias das suas unidades são repaginações da primeira edição: arqueiros, guardiões, bestas. Até seus eventos e campeões, como Queimar, Espírito da Fênix, Fanessa e, claro, o Fire Drake. Mas é notável a escolha de não usar o Príncipe Elien como seu invocador, e sim a Rainha Maldária, mãe do Elien, que na primeira edição vinha na caixa dos Seconds Summoners. Como ainda não revelaram nada sobre a mitologia do mundo de Summoner Wars na segunda edição, não dá pra saber se vão reaproveitar alguma coisa do conflito entre os dois invocadores, talvez o príncipe reapareça em uma nova facção futura, quem sabe.
De qualquer maneira, a ideia básica dos Elfos da Fênix se mantém: eles são focados em dar dano direto. Em contrapartida, a Rainha Maldária tem pouquíssimos pontos de vida, menos até do que o Abu-Ashi! Felizmente, as unidades dos Elfos são capazes de criar uma formação defensiva muito eficiente, empurrando seus oponentes para onde querem e usando a habilidade da Maldária para mantê-la protegida, mesmo depois de ela fazer um ataque devastador. Seus eventos de dano podem ser usados tanto defensiva quanto ofensivamente, e é realmente muito divertido ver as unidades inimigas morrendo durante o próprio turno do adversário, e ainda te dando magia.
Balancear o poder ofensivo e defensivo das unidades frágeis é chave para ser bem sucedido aqui.
Orcs da Tundra: (água/instinto) Os orcs continuam selvagens e imprevisíveis, porém menos dependentes de pura sorte. Suas unidades tem uma enorme capacidade destrutiva, muitos pontos de vida, e o invocador com maior poder de ataque e PVs de todos! Sim, você quer que o Grognak participe da batalha intensamente, mas você precisa ter cuidado para não deixá-lo exposto demais e vulnerável a contra ataques. A habilidade de rerrolar os dados pode ser decisiva, especialmente se seu oponente exigir constantemente o alcance do xamã, sua única unidade básica capaz de ataque à distância. A vantagem é que eles são baratos e tem vários pontos de vida, mas você precisa se conformar com a baixa capacidade de dano.
Embora pareçam extremamente ofensivos, os orcs requerem cuidado: você quer sim avançar e empurrar o oponente para trás, mas não necessariamente você vai conseguir isso impetuosamente. Controlar o centro, manter sua posição e ir minando a do adversário é uma das melhores estratégias, e que o baralho realiza muito bem, principalmente quando você tem campeões na mesa: Targan é barato, mortal, e aumenta a eficiência do seu xamâs, embora exija um posicionamento específico para isso; Shonk é uma parede ambulante, sua força é a quantidade de PVs, mas é muito satisfatório quando você consegue encaixar um ataque realmente destruidor; e Ragnor vai dar rerrolagens extras, que podem ser guardadas para emergências.
Tudo nos orcs deve ser calculado e preciso. Você quer aumentar suas chances de conseguir causar (mais) dano, mas sem dar magia de graça para seu oponente, e a combinação de Pela Glória!, Força Bruta, e a Influência dos Grognak são excelentes suportes à causa. Fique atento a sua economia e tente sempre pressionar o oponente. O baralho não possui nenhum grande truque secreto capaz de mudar o rumo da batalha, exceto por Fúria Primal, que precisa ser bem planejado para não deixar Grognak desprotegido (mas também pode ser usado defensivamente).