Fala meus amigos!!
Se preparem que o trem vai sair! Isso aí, tá pra chegar no Brasil (com previsão para Maio) o Ultimate Railroads, sim a "Big Box" do maravilhoso Russian Railroads!
E hoje vamos falar um pouquinho sobre o jogo e o tema!
Então vamos lá... Pra quem tá chegando agora, em 2013 foi lançado o Russian Railroads e naquele ano o hobby aqui no Brasil tava começando a crescer, mas ainda não era como hoje!
Um belo dia cheguei em um evento aqui no Rio de Janeiro - naquela época tinha evento todos os cinco dias da semana, cada dia em um lugar, saudades - e um amigo chegou pra mim e disse: "Edu, tu que gosta dessas paradas russas, tem que jogar esse aqui... E fui apresentado ao maravilhoso Russian Railroads.
Pra quem não conhece o RRR (abreviação para "Russian Rail-Roads"), é um jogo de alocação de trabalhadores onde devemos construir e desenvolver ferrovias no final do Império Russo. Mas não vá pensando que você vai ver um mapa da Rússia com hexágonos e stock market, como em algum 18XX... O que você vai ver no RRR é um tabuleiro de ações e cada jogador com seu tabuleiro individual com uma escolha muito difícil de qual estratégia percorrer para ganhar pontos! Vou explicar...
No RRR nós alocamos trabalhadores para expandir nossas ferrovias de Moscou até três diferentes pontos do Império Russo: Vladivostok, Kiev e São Petersburgo, para isso devemos comprar Locomotivas mais potentes, capazes de chegar mais longe, e construir trilhos até um dos três destinos. E além da construção das ferrovias, há um outro caminho para marcar pontos no jogo que é o desenvolvimento industrial - na imagem abaixo, aquela trilha com os hexágonos roxos.
(imagem do BGG)
Agora vem a parte mega importante do jogo... A rodada acaba quando os jogadores não puderem mais alocar trabalhadores, e é nesse momento que cada jogador marca pontos de acordo com o seu progresso. Cada estrela amarela no tabuleiro indica quantos pontos você fez na rodada, e a quantidade de trilhos que você construiu em cada uma das três ferrovias também conta, de acordo com a cor do trilho (que representa a distância e a qualidade dos trilhos).
Galera, o jogo tem 6 (seis) rodadas e é comum sua pontuação de final de rodada já lá pela segunda ou terceira rodada ser de pelo menos uns 60 pontos! Uma pontuação de final de jogo de RRR chega fácil a mais de 500 pontos!
Bem, eu gostaria muito de falar com detalhes de jogo, mas o Jogada Histórica é sobre temas, então vamos aos temas! No final eu falo mais do jogo e da Ultimate Railroads (que vou chamar de URR).
O tema
Pois bem, no século XIX as ferrovias cresceram no mundo inteiro, e não foi diferente no Império Russo, que naquela época já era o "país" com maior extensão territorial. A primeira ferrovia russa foi construída em 1837 e tinha cerca de 27Km apenas, ligando os palácios imperiais de Tsarkoye e Pavlovsk.
Essa primeira ferrovia não tinha nenhuma importância econômica para a Rússia mas sua construção foi o pontapé inicial para outras ferrovias. Poucos anos depois, em 1845, a Ferrovia Varsóvia - Viena (na Polônia Russa) começou a operar e três anos depois, em 1848 começou a funcionar completamente.
Nesse intervalo, em 1842 foi criada o Departamento de Ferrovias do Império Russo, com o objetivo de supervisionar a construção da ferrovia que ligava a capital imperial, São Petersburgo a Moscou (no tabuleiro do jogador, a segunda ferrovia), a construção foi concluída em 1851.
Devido ao tamanho do Império Russo, era importante o livre transporte entre sua imensa extensão e no final do século XIX o desenvolvimento da região da Sibéria estava prejudicado por más ligações dentro da própria região, eram raras as boas estradas que fossem adequadas para o transporte sobre rodas e os rios congelavam durante o inverno.
Depois da conclusão da ferrovia São Petersburgo - Moscou, o grande projeto agora seria resolver esse problema com a Sibéria, construindo uma ferrovia que ligasse Moscou a Sibéria. A famosa Ferrovia Transiberiana - a primeira rota do tabuleiro do jogador.
A construção começou em março de 1891 e hoje é a maior linha ferroviária do mundo, com quase 10 mil quilômetros, levando cerca de 7 dias para ser percorrida de uma ponta a outra.
Bem, até agora falamos de ferrovias construídas com propósitos comerciais, mas entre 1895 e 1899 começa a ser construída a ferrovia suburbana ligando Moscou a Kiev (hoje Ucrânia), permitindo o transporte de pessoas entre diversos distritos a partir de 1899. É a terceira ferrovia no tabuleiro do jogo e, na minha opinião de jogador, a que dá mais pontos!
A história das ferrovias na Rússia é muito interessante e demasiadamente extensa para cobrir com detalhes aqui numa postagem. Mas a importância para a Rússia e todo o aparato industrial envolvido é representado no jogo, desde a contratação trabalhadores a Engenheiros - que são muito disputados no jogo.
(imagem do BGG)
Bem, e a versão Ultimate?
A Devir Brasil está trazendo essa "big box" do RRR com o jogo base mais todas as expansões e promos lançadas, além de uma nova expansão exclusiva e um modo solo. E claro, uma arte nova!
O RRR tem duas excelentes expansões que utilizam da mecânica do jogo base para explorar duas diferentes ferrovias do mundo, a German Railroads que explora as ferrovias da Alemanha e a American Railroads, explorando as ferrovias estadunidenses. Cada uma traz novas mecânicas, a German Railroads traz um novo recurso para melhorar as ferrovias e indústrias, o Carvão. A American Railroads além de um novo tabuleiro com rotas ferroviárias traz também um mercado de ações, adicionando uma camada econômica ao jogo, podendo ser combinada com a mecânica do Carvão da German Railroad.
(imagem de divulgação)
Então, se eu já tenho o Russian Railroads, devo comprar a Ultimate Railroads? A minha opinião (e desejo pessoal) é sim! Você vai ter em uma caixa um baita jogo com todas as expansões lançadas, uma arte nova otimizada pro jogo e diversas promos.
Fico muito feliz em ver esse baita jogo sendo lançado aqui no Brasil pela Devir!
Espero poder falar mais sobre o jogo após o lançamento, quem sabe com um vídeo de regras e um unboxing?