A primeira linha de trem nos EUA ligava as cidades de Baltimore e Ellicott City. Em pouco tempo os trens chegaram em Washington por esse caminho. Logo os trilhos começaram a cortar todo o país, de leste a oeste, tornando o transporte ferroviário uma mina de outro para investidores. Quer ser um deles? Ride to Rails Tá na Mesa!

Ride to Rails é um jogo criado em 2020 por John Bohrer. De três a cinco jogadores, com duração média de 60 minutos, em Ride to Rails os jogadores devem investir em empresas ferroviárias, conectando o máximo de cidades possíveis, para se tornar um dos magnatas do trem.
- Mais um joguinho de trem? Já perdeu a graça.
Até concordo com você, sabichão. Mas RtR tem um diferencial interessante, não há dinheiro no jogo. Não tem mercado para compra e venda de ações das companhias. Todo início de rodada, os jogadores devem escolher em qual das companhias disponíveis (Nota do Sr. Slovic: O jogo começa com duas e a cada rodada mais uma entre na brincadeira) vão colocar em seus portfólios (Nota da Sra. Slovic: Pode até ser a mesma em toda rodada).
Após escolher seu novo investimento, os jogadores vão criar rotas entre as cidades, colocando pequenos trens das cores nas companhias no tabuleiro para formar a linha férrea. A quantidade de trens depende do número de jogadores. Depois os jogadores, começando pelo inicial, vão movimentar um passageiro entre duas cidades conectadas pela malha (Nota da Sra. Slovic: Na preparação da partida é colocado um passageiro em cada cidade). Depois que se movimentam, os passageiros são retirados da partida. Cada cidade que o meeple passou aumenta o capital do jogador em uma unidade.
- Mentiroso. Você disse que não tem dinheiro nessa droga de jogo.
Tadinho, ficou magoado? RtR não tem dinheiro físico, seja em notas ou moedas. Todo vez que o jogador ganhar algum valor monetário, esse se transforma automaticamente em Pontos de Vitória, que não podem ser reduzidos de maneira alguma. Além de receber 1 PV por cidade, cada empresa utilizada na viagem faz seu índice subir no Índice de Participação.
No fim do turno cada jogador deve multiplicar a quantidade de ações que possui de cada empresa pelo valor que ela está no track, determinando seus dividendos da rodada, que viram Pvs (Nota do Sr. Slovic: Se tenho duas ações da empresa roxa e uma da empresa laranja e as duas ficaram com índice 10, então vou ganhar 20 + 10 Pvs. Ou seja, 30). Durante a fase de viagem o jogador não precisa seguir uma rota que só tenha empresas que possui ações, mas usar empresas que não vão dar dividendos não te ajuda em nada (Nota da Sra. Slovic: Mas ajuda muitos os coleguinhas. Pena que não é um jogo totalmente).
- Está insinuando o que? Que me enganar?
Deixa de paranoia. Não estou insinuando coisa alguma, só querendo dizer é que existe um aspecto do jogo que exige um pouco de cooperação. Como todos os jogadores podem ter participação em todas as empresas, na fase de construção de rotas é necessário um pouco de conversa entre os acionistas. Como cada empresa só pode sair de uma única cidade, os jogadores que escolhem aumentar a rota de determinada companhia vão ter que se unir em um caminho em comum. Claro que pode haver bifurcações a partir da primeira cidade que a trilha alcançar, em geral a criação de rotas é uma tarefa comunitária. O jogador não precisa criar ou aumentar uma única rota por rodada. Ele que determina quantos trens pegar de cada cor quando for sua vez que colocar as peças no tabuleiro. O jogo termina ao fim da sexta rodada e quem tiver mais Pvs ganha a partida. Em caso de empate, a vitória é dividida.

No geral, Ride to Rails é um jogo muito bom. Apesar do tema de trens ter uma infinidade de jogos (Nota do Casal Slovic: O melhor ainda é ao Ticket to Ride), RtR tem alguns elementos que o diferencia dos outros. Ao contrário de qualquer 18XX (Nota do Sr. Slovic: Um subgênero de jogos de trens cujo objetivo é conseguir o maior lucro investindo na construção de ferrovias. Sim, exatamente como o RtR), a partida de Ride to Rails é infinitamente mais rápida (Nota da Sra. Slovic: Algumas partidas de certos 18XX duram mais de 7 horas) e as regras extremamente simples. A arte até que é despretensiosa, mas foi feita pelo grande artista Ian O’Toole, conhecido por Lisboa, On Mar e as versões de luxo de Rokoko e Clinic (Nota do Sr. Slovic: O cara é bom). RtR é uma boa alternativa para quem quer experimentar um 18XX sem precisar ficar a noite interna no mesmo jogo (Nota do Sr. Slovic: Que não é problema para mim. Adoro jogos longos, não é Dominant Species?)
E é isso, Shishô.