Gente, vocês nunca jogaram Senha ou Super Senha (Mastermind)? Senha é um jogo para "dois" jogadores (ênfase nas aspas), onde um é o responsável por criar a senha (um conjunto de 4 ou 5 pinos, entre 6 ou 8 cores), o codemaker, e o outro é responsável por descobri-la, o codebreaker. A cada tentativa feita, será informado com pinos brancos e pretos se: acertou cor e posição (pino preto ou vermelho), acertou apenas cor (pino branco), ou não acertou nada (sem pino). Daí depende de variação de jogo: há jogos que o codemaker não precisa informar sobre qual pino colorido ele está informando. Por exemplo, ele pode colocar 1 pino preto e 1 branco para informar: da sua tentativa, 1 está no lugar certo com a cor certa e 1 está com a cor certa no lugar errado, os demais pinos são de outras cores (diferente das que você escolheu). Já há outras versões do jogo que você informa para cada pino, tal como no wordle/termo/letreco. O jogo tem uma pontuação preestabelecida de acordo com o quão rápida a senha é quebrada e codemaker e codebreaker vão se alternando até chegar a essa pontuação.
Eu conheci esse jogo na década de 80, mas, pelo BGG, o jogo foi lançado em 1971.
Não consigo enxergar uma proximidade maior com o Scrabble / Palavras Cruzadas. Senha é definitivamente uma inspiração mais próxima.
Para jogos de palavras como o Palavras Cruzadas, é importante conhecer a frequência das letras no idioma (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Frequ%C3%AAncia_de_letras), no caso do termo/letreco, pode ser importante você conhecer essa frequência também. Por exemplo, no português, tirando as vogais, a letras mais frequentes são S, R, N, D, M... e por aí vai. Haverá mais chances de acertar as letras se testar palavras com essas antes de usar Y, W, K, X, J... Inclusive no Scrabble e semelhantes (destaco o Letter Tycoon), a pontuação das letras é feita pela raridade no idioma, logo, a pontuação num idioma é diferente em outro (O vale 2 em alemão e sueco, U vale 3 em italiano e 4 em sueco, e qualquer vogal vale 1 nas línguas latinas: link).
Uma outra curiosidade é que, o autor do Letreco não usa palavras que repitam letras (arara, por exemplo, não está no Letreco, mas poderia aparecer no Termo).
Já o Palavra do Dia usa verbos flexionados e palavras raras.
Há também sites que não tem limite de palavras por dia como o Charada.
Alguém deu uma canelada dizendo que não há base de dados de palavras em português. Há e cito pelo menos três: VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), mantido pela Academia de Letras; o VERO (VERificador Ortografico), projeto associado do LibreOffice; e o TeP (Thesaurus Eletrônico para o Português do Brasil), mantido pela USP. Os dois últimos são bem fáceis de baixar (pt_BR.dic e base_tep2.txt - ambos são arquivos de texto puro).
Acho que esses são meus dois centavos.
Parabéns pela indicação do prêmio e sucesso na próxima etapa!