Uma masmorra formada por cartas, com um desafio simples e rápido de colocar na mesa. Essa é a proposta de Dungeons of Kards, um projeto nacional bem produzido e com um futuro promissor. Vem conhecer mais:
Ficha do Jogo Número de jogadores: 1 a 4 Idade recomendada: 6+ Duração da partida: 45 minutos Fabricante/Editora: Independente
As Regras Dungeons of Kards entrega em um baralho de 52 cartas para criar masmorras no estilo RPG medieval. No jogo, você enfrenta monstros, explora o ambiente e obtém itens, com a ajuda (ou não) de outros heróis. É possível jogar em modo solo, cooperativo ou 2 contra 2. Outros baralhos da linha expandem o tamanho (e os perigos) da jogatina.
A Jogatina Já fazia algum tempo que queria experimentar o Dungeons of Kards. O conceito simples de pegar um baralho, montar uma masmorra e sair jogando era tentador. O jogo possui duas expansões (Templo Gelado e Floresta, que também são um jogo completo), além de uma versão zumbi em financiamento coletivo (até o momento em que escrevo essa resenha).
No que se propõe, DoK acerta em cheio. A jogatina rola sem travamentos, com desafios randômicos e diversos modos de jogo. Os combates são derivados daquele sistema de livros-jogos: role dois dados e some ao seu ataque. Se for igual ou maior que a defesa adversária, você inflige dano.
Quando seu personagem ou os inimigos perdem vida, os atributos podem mudar. Os itens obtidos na masmorra também tem duração limitada. Isso deixa a partida bem dinâmica, sem deixar mais complexa. O modo arena lembra o espírito de clássicos como Wiz-War, mas por aqui gostamos mais de jogar no cooperativo.
Quem tiver miniaturas sobrando ou pegar a versão completa de Dungeons of Kards vai achar a jogatina bem mais bonita. Aliás, até pelo tamanho da embalagem, o manual não vem junto (é preciso baixar no site oficial). Cada baralho adiciona novos locais, monstros, heróis e equipamentos, mas não introduz mecânicas novas.
Talvez nos próximos lançamentos venha coisa nova, pelo que vimos há várias expansões planejadas. Para quem quer um dungeon crawler rápido, portátil e sem a complexidade dos irmãos de caixa grande, DoK diverte bastante e cabe em qualquer espaço da prateleira.
+ Pontos positivos
Rápido de jogar
Expansões ampliam o tamanho e variedade da masmorra
# Pontos de atenção
Fica mais temático jogar com miniaturas, que não vem na versão básica
Baralhos não incluem o manual, que precisa ser baixado na internet
- Pontos negativos
Expansões Templo Gelado e Floresta não adicionam novas mecânicas
*** O Compilado Joga é uma publicação semanal com análises sobre jogos de cartas e tabuleiros, novos e antigos. Leia nossos reviews, comente, apoie o conteúdo e conheça nosso Instagram.