Em Rio 1808 você é o chefe de uma importante família em de um título de nobreza que pode vir a ser concedido pelo príncipe regente Dom João VI, recém chegado ao Brasil junto com a família real, fugindo das locuragens de Napoleão que tá tocando o terror na Europa.
O jogo, do autor mineiro
Anderson Butilheiro, ainda está em fases finais de desenvolvimento mas bastante avançado. A previsão para o lançamento em 2022 pela editora nacional
Vem Pra Mesa Jogos. Tivemos a oportunidade de jogá-lo junto com o autor em uma partida pelo
Tabletopia onde conversamos sobre o jogo, as origens e um pouco os perrengues durante o desenvolvimento.
A realeza de Rio 1808 e a construção dos edifícios históricos
Rio 1808 é um jogo para 2 a 4 pessoas com um tempo estimado de 90 minutos, tendo como mecânica principal a
alocação de dados. Também há elementos de
coleção de conjunto e
controle de área além de um viés econômico bastante evidente. É necessário o equilíbrio entre gerar renda para pagar o salário de seus trabalhadores e manter um saldo positivo para comprar e vender mercadorias em um mercado com valores flutuantes, simples mas muito eficaz.
Além disso os dados alocados que não são rolados, sendo que o valor do dado indica a "experiência" daquele trabalhador, que vai aumentando conforme o jogador vai melhorando-o. Ele não chega a ser um jogo pesado mas exige bastante dos participantes, precisando um bom planejamento de curto e médio prazo.
Tabuleiro individual de Rio 1808
Há várias maneiras de pontuar, como o acúmulo de dinheiro comprando e vendendo mercadorias (talvez não seja a estratégia mais eficiente mas ela existe), paparicando a realeza levando presentes para figuras conhecidas como Dona Carlota Joaquina e o menino Pedro e alguns mais desconhecidos como o Visconde de Cairu e o Conde dos Arcos (que se disserem que são inventados, não duvidarei nem por um segundo), ajudando na construção de grandes edifícios como a Biblioteca Nacional e o Jardim Botânico, influenciando a igreja ou até mesmo patrocinando festas populares.
Visão geral do tabuleiro de Rio 1808
Rio 1808 aparenta ser tematicamente preciso, retratando um período histórico bem atribulado do Brasil, com um grande foco nas artes, educação, cultura e ciências graças ao Dom João que era um moço bem prafrentex. Aparenta porque História nunca foi nossa matéria favorita e talvez tenhamos dormido em uma aula ou cinco… Mas conversando com o autor, é evidente que foi realizada uma pesquisa histórica extensa e, pelo que pudemos notar, bastante cuidadosa.
Cartas de festividades de Rio 1808
Rio 1808 é uma das grandes promessas do ano e mesmo não tendo data certa ainda, ele será o primeiro de uma trilogia, o que nos faz perguntar se o segundo será o Rio 1809 ou talvez Bahia 1808, aguardaremos os próximos episódios! Ahh e vale ressaltar que a imagem em destaque é
meramente ilustrativa!
Você acha que essa onda de jogos com temática histórica brasileira como o recente
Imigrantes e o próprio
Brazil: Imperial tem algum motivo específico ou é devido ao fato das editoras estarem focando mais em autores nacionais?
Este post foi publicado originalmente no site Joga em Dois. Siga-nos no Instagram para saber as novidades assim que forem publicadas!