Construir uma cidade não é fácil. Fazer ela de forma planejada, para atrair a população, fica ainda mais difícil. Mas em Papertown a tarefa passa a ser divertida e desafiadora. Venha conhecer esse tabuleiro brasileiro gostoso demais de jogar.
Ficha do Jogo Número de jogadores: 1 a 4 Idade recomendada: 10+ Duração da partida: 30 minutos Fabricante/Editora: Buró Editora
As Regras Construa a pequena grande cidade de Papertown e faça grandes obras como o Zoológico, a Usina Nuclear e o Palácio Real. Tente formar construções de três ou quatro peças, na ordem em que aparecem nos objetivos.
É possível comprar peças fechadas (pegando uma e deixando outra no mercado), ou escolher das opções abertas. Se os objetivos estiverem difíceis, também dá para trocá-los usando sua ação na rodada. Coloque todos os seus marcadores de moradores no tabuleiro para vencer a partida.
A Jogatina Quando a Buró Editora anunciou um tabuleiro brasileiro do Rodrigo Rego, a expectativa cresceu por aqui. Divertimos bastante com o Emboscados e um fraco pelo tema de criar cidades. Em PaperTown, o Rodrigo entregou uma jogabilidade simples, boa de jogar até com os filhos pré-adolescentes.
A facilidade não faz o tabuleiro ficar simplista. Na verdade, até fortalece o conflito entre os jogadores, como achar peças de objetivo que substituam parte da população do adversário na cidade. São três ações possíveis na rodada (e só uma pode ser escolhida): comprar peças ou trocar os objetivos (de construção ou de grande obra).
Esse quebra-cabeça fica mais interessante pelas regras de posicionamento. Duas peças do mesmo tipo não podem ficar lado a lado (mas de quina pode). É possível construir em cima de outra peça, se essa peça completar um de seus objetivos. Mas não é possível montar por cima de uma peça de construção (o verso de uma peça de objetivo), colocada lá cada vez que uma obra é finalizada.
É nessa entrega que cada jogador coloca um meeple de população. Só pode haver um desses em cada peça, então se o adversário aproveitar uma peça de um adversário, o “hominho” dele volta para o dono. Essa mecânica gera muitas reviravoltas e enriquece a jogatina.
Ainda há um fator sorte sobre quais peças serão colocadas na mão ou disponíveis no mercado, mas poder trocar de objetivo alivia um pouco isso. Também pode passar batido um objetivo pronto, pela posição das peças na mesa, mas nada que atrapalhe (mais um motivo para ficar ligado em tudo). Por aqui, as disputas são acirradas e muito divertidas em PaperTown.
+ Pontos positivos Fácil de aprender Lindo visual Partidas bem disputadas
# Pontos de atenção A sorte pode pesar um pouco na compra de peças É preciso ficar atento para ver se algum objetivo já não está pronto na cidade
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