A pacata cidade de Papertown está em franco crescimento e você, junto de outros conceituados urbanistas, está responsável pelo planejamento desse crescimento. O caso é que talvez
Papertown não seja tão pacata assim.
Papertown é um jogo
nacional para 1 a 4 pessoas do autor brasileiro
Rodrigo Rego com o tempo estimado de 30 minutos mas que raramente chega a 20. Tendo como principais mecânicas a
colocação de peças e o
reconhecimento de padrão, as regras são simples. Cada jogador terá algumas peças de objetivo na mão e precisará baixar peças de quarteirão na mesa tentando formar o padrão mostrado no objetivo e colocar todos os seus habitantes na cidade.
Setup para dois jogadores
Na vez do jogador, ele terá que realizar uma de quatro ações possíveis: trocar duas peças de construção; trocar duas peças de grande obra; pegar duas peças de quarteirão da pilha de compras, colocar uma em jogo e a outra aberta na área de compra; ou pegar uma das peças de quarteirão abertas na área de compra e colocar em jogo.
Peças de grandes obras e peças de construção
Após o jogador colocar a sua peça em Papertown, respeitando as regras de posicionamento, caso algum de seus objetivos tenha sido atingido, ou seja, a sequência exata de quarteirões em sua peça de grande obra ou construção, o jogador remove quaisquer habitantes (inclusive seus próprios habitantes) que estejam em cima dos quarteirões em questão, coloca a peça de objetivo mostrando o verso laranja em cima de uma das peças de quarteirões e por fim coloca um habitante em cada um dos 3 ou 4 segmentos. E, por fim, compra novos objetivos, de forma que fique sempre com duas peças de construção e uma peça de grande obra.
Final de jogo
A partida termina assim que um dos jogadores colocar seu 12º habitante na cidade, vencendo aquele jogador ou quando não houver mais peças na pilha de compras, neste caso, vence quem tiver mais habitantes na cidade.
Após anos de desenvolvimento, finalmente foi lançado pela Buró em 2021. Contando com a carismática e característica arte do ilustrador
Rafa Miqueleto, Papertown é o jogo mais antigo do autor
Rodrigo Rego, que começou o projeto lá em 2012 e, quase 10 anos depois, está chegando em nossas mesas.
PaperTown visto de cima
Papertown funciona super bem com dois jogadores e conta com um modo em duplas opcional para partidas em 4 jogadores mas que ainda não testamos. Além disso, o jogo tem aquela pontinha muito bem vinda de treta, tão tradicional nos jogos do autor! Aproveitamos para agradecer ao
rodrigorego que nos presenteou essa cópia, com direito a dedicatória e tudo! Muito obrigado pelo carinho, ficamos emocionados aqui. A gente fica muito feliz em ver esse aumento e foco maior das editoras em jogos de autores brasileiros, que não devem em nada aos lançamentos lá de fora.
Livro de Regras e caixa do jogo
E pra falar bem a verdade, quando que um Kiesling ou um Pfister da vida vai ver seus stories do jogo e vai mandar DM dizendo que você tá jogando errado? Correções desse tipo só acontecem com nossos autores nacionais. Não que tenhamos jogado algo com as regras erradas. Xamais…
Este post foi publicado originalmente no site Joga em Dois. Siga-nos no Instagram para saber as novidades assim que forem publicadas!