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  3. Zombicide: Segunda Edição
  4. Zombicide 2ª Edição - Review

Zombicide 2ª Edição - Review

Zombicide: Segunda Edição
  • avatar
    Macard29/01/22 10:00
    avatar
    Macard
    29/01/22 10:00
    57 mensagens MD

    Review: Zombicide 2ª Edição
    por Marcelo Cardoso

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1ca6a_rej8md.jpg

    Hora de esmagar zumbis!



    "Pouco tempo atrás, o mundo era um lugar normal. E então, os zumbis chegaram trazendo o caos. Em meio ao apocalipse alguns de nós tiveram de mudar para sobreviver. Não podemos mais deixar eles dominarem tudo. É hora de revidar! É hora de um zumbicídio!"

    Quase 10 anos se passaram desde o lançamento da edição original de Zombicide, em 2012. De lá para cá, foram diversas versões e milhares de cópias do jogo vendidas no mundo todo. Um sucesso estrondoso!

    E eis que, em 2021, a CMON decide lançar uma versão melhorada e atualizada da 1ª Edição, aquela onde tudo começou.

    Zombicide 2ª Edição chegou recentemente ao Brasil pela Galápagos Jogos, incorporando mudanças em regras menos populares e trazendo outras novas.

    Em comparação à primeira edição, não existe mais a divisão de zumbis em bifurcações, nem o fogo prioritário contra o amigo, ou a necessidade de rolar dados para abrir portas. A prioridade para acerto à distância de zumbis mudou, com os maiores (abominações e balofos) ficando à frente dos demais (lerdos e corredores). Agora existe também a opção de ajustar a dificuldade do jogo através do baralho de entrada de zumbis.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/931bf_rej8md.jpg

    Novo dashboard com personagem e itens



    O jogo vem com 12 personagens, sendo 6 adolescentes (ou crianças), que são fisicamente mais fracos (2 pontos de vida, ao invés de 3), mas conseguem se desvencilhar melhor dos zumbis (todos possuem a habilidade 'Liso', além das suas habilidades normais). Outras novidades são as áreas escuras no mapa, zumbis que se ativam logo que entram em jogo e um maior número de abominações (4), cada uma com um jeito diferente de jogar. A ação de guiar um carro agora permite "dirigir devagar", andando 1 espaço na rua sem causar um ataque, ou "dirigir rápido", andando 2 espaços na rua, causando ataque em ambos, de acordo com o número de acertos na rolagem de dados para cada espaço.

    Visualmente o jogo está melhor do que nunca! As miniaturas estão muito refinadas, cheias de detalhes e bastante variadas. Um detalhe que parece pequeno mas que facilita a identificação na mesa é a diferença de tom entre os lerdos (bem mais numerosos) num tom mais claro, e os demais zumbis, que possuem um tom mais escuro, nesta edição. A arte casa bem com esse estilo mais urbano, e as novidades no tabuleiro tais como as áreas escuras nos ambientes internos, onde ficam escondidos os zumbis que surgem ali (e apenas ali) quando uma porta é aberta, e os locais já marcados onde vão os objetivos e armas especiais, além das portas já desenhadas fechadas, agilizam o setup e a própria manutenção do jogo, deixando-o ainda mais dinâmico.

    O novo jogo traz um número maior de missões, 25 no total (sendo as 10 originais da 1ª Edição e mais 15 inéditas), novas armas e equipamentos e dashboards, painéis plásticos para acomodar as fichas e cartas dos personagens, algo que não existia na primeira edição.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/84927_rej8md.jpg

    Tabuleiro com jogo em andamento


    A essência do jogo ainda é a mesma: diversão com regras simples. Os jogadores, controlando os sobreviventes, têm 3 ações por turno, podendo se movimentar, atacar, explorar uma área... já os zumbis são previsíveis, seguindo para o local mais povoado ou barulhento e, quase sempre, morrendo com apenas um tiro ou golpe certeiro. Porém, sua força está na quantidade, e num piscar de olhos, quando menos se espera, o tabuleiro já está repleto deles!

    Gosto bastante da relação de poder e desafio do jogo: quanto mais zumbis forem mortos, mais habilidosos ficam os sobreviventes e, para equilibrar, mais zumbis aparecem.

    Como na versão original, essa segunda edição permite jogar de 1 a 6 jogadores, com o tempo variando de acordo com a missão escolhida.

    Li alguns comentários de que essa versão está mais fácil, mas não concordo. Na verdade ela está altamente configurável, ao gosto dos jogadores. 

    Além da própria classificação da missão (fácil, média, difícil...) é possível aumentar o desafio usando regras alternativas como a do acerto apenas com um 6 no dado em áreas escuras para ataques à distância, a entrada de mais de uma abominação na partida ao mesmo tempo, jogar somente com as cartas mais fortes do baralho de zumbis... ou o contrário, se o grupo assim desejar.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6f08a_rej8md.jpg

    Infestação de zumbis!



    Veredito e para quem é indicado

    Foi muito bom, depois de ter jogado tantos board games, reviver as emoções de um jogo subestimado por muitos, mas que é muito divertido e possui sim uma boa camada estratégica na coordenação de ações entre os jogadores e na utilização dos melhores recursos disponíveis para se chegar à vitória.

    Além de bonito, o jogo está mais rápido de montar, mais dinâmico de jogar e ainda mais empolgante! Curti a ideia dos adolescentes, que podem, inclusive, servir como companheiros em algumas missões, cedendo a primeira habilidade da sua ficha ao seu parceiro. As abominações em maior quantidade também foi uma grande sacada dos desenvolvedores, assim como a aparição de zumbis nas áreas escuras, e as regras opcionais criadas para essas novidades.

    Sendo assim, recomendo Zombicide 2ª Edição a todos os que gostam de jogos de ação, jogos cooperativos, e fãs de Apocalipse zumbi, é claro.

    O ponto negativo vai para o preço de lançamento do jogo (700 reais!). Quem acompanha o canal sabe que não costumo incluir essa pauta nas minhas avaliações por considerar que, no atual momento econômico, tudo está mais caro do que deveria e não apenas os jogos, mas o valor veio bem acima das expectativas mais pessimistas e, portanto, merece sim ser citado como um importante impedimento para adquiri-lo fora de uma boa promoção.

    Para quem já tem a primeira edição vale a pena pegar essa segunda? Acredito que não, a menos que se consiga vender ou trocar a antiga. Aos que ainda não tem e curtem esse tema mais urbano, estilo The Walking Dead, acho que vale a pena, uma vez que essa edição é o auge da evolução, tanto em produção quanto em regras, de toda a franquia até o momento, em minha opinião.



    Curiosidades:

    * Contando as versões urbanas, medievais e espaciais do jogo, sem considerar as expansões, Zombicide 2ª Edição é o oitavo jogo da franquia.

    * O personagem Phil, o policial da 1ª Edição, foi substituído na caixa base da 2ª Edição pela personagem Elle. Todos os outros 5 personagens adultos do jogo são os mesmo da edição original.

    * Foi lançado no Brasil um kit com cartas adaptando material das edições urbanas de Zombicide, e suas expansões, para essa 2ª Edição.



    Continue acompanhando nosso trabalho no Instagram: @planeta_meeple e no site: www.planetameeple.com.br

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    Comentários:

  • Coelho
    118 mensagens MD
    avatar
    Coelho30/01/22 09:02
    Coelho » 30/01/22 09:02

    Gostei muito do texto.  Parabéns 

    3
  • Macard
    57 mensagens MD
    avatar
    Macard30/01/22 10:59
    Macard » 30/01/22 10:59

    Coelho::Gostei muito do texto.  Parabéns 

    Obrigado :)

    1
  • Djow_
    2060 mensagens MD
    avatar
    Djow_30/01/22 17:51
    Djow_ » 30/01/22 17:51

    Delícia de review original!

    1
  • Macard
    57 mensagens MD
    avatar
    Macard30/01/22 18:13
    Macard » 30/01/22 18:13

    Djow_::Delícia de review original!

    Opa, que bom que gostou, e obrigado por comentar!

    1
  • faustol
    69 mensagens MD
    avatar
    faustol31/01/22 08:43
    faustol » 31/01/22 08:43

    Parabéns, excelente texto. Continue com mais reviews !!

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436131/01/22 10:56
    excluido_74361 » 31/01/22 10:56

    Otimo texto.

    Mas fica em aberto a questao de 450 dolares: Sera q o Marvel Zombicide nao e uma proposta mais interessante? Especialmente com a possibilidade de jogar como zombie ou como herois (pegando a expansao dos X-men)?

    Uma pergunta bonus: Essa 2a edicao incorpora coisas alem das varias mudancas q ocorreram ate o Invaders? Ou seja, tem mais ajustes no core do jogo, ou ela implementa o estado do zombicide invaders, no tema original?

    Valeu..

    1
  • Macard
    57 mensagens MD
    avatar
    Macard31/01/22 15:59
    Macard » 31/01/22 15:59

    faustol::Parabéns, excelente texto. Continue com mais reviews !!

    Obrigado! Vou continuar sim! :)

    0
  • Macard
    57 mensagens MD
    avatar
    Macard31/01/22 16:25
    Macard » 31/01/22 16:25

    metelo::Otimo texto.

    Mas fica em aberto a questao de 450 dolares: Sera q o Marvel Zombicide nao e uma proposta mais interessante? Especialmente com a possibilidade de jogar como zombie ou como herois (pegando a expansao dos X-men)?

    Uma pergunta bonus: Essa 2a edicao incorpora coisas alem das varias mudancas q ocorreram ate o Invaders? Ou seja, tem mais ajustes no core do jogo, ou ela implementa o estado do zombicide invaders, no tema original?

    Valeu..

    Obrigado! 
    Então, eu sempre gostei do cenário urbano de Zombicide, e acho que o da Marvel vai ser parecido. To curioso sobre isso de poder jogar com heróis normais e zumbis. Difícil escolher entre os dois viu, porque realmente curti muito esse... E parece que a Galápagos vai lançar o modo Campanha (história) em futuras expansões para a 2a edição, o que pra mim é mais um atrativo. Se lançarem o RPG então... 
    Sobre o Invader, ainda não joguei mas parece que as marcações fixas no tabuleiro (objetivos, portas fechadas e armas especiais), a entrada de zumbis nos aposentos apenas em áreas escuras, as cartas de zumbis que se ativam já no momento em que entram em jogo, e as múltiplas abominações, foram incorporadas nesta edição. Mas, se alguém tiver mais alguma outra informação, comente aí por favor.

    0
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436131/01/22 16:52
    excluido_74361 » 31/01/22 16:52

    Macard::
    metelo::Otimo texto.

    Mas fica em aberto a questao de 450 dolares: Sera q o Marvel Zombicide nao e uma proposta mais interessante? Especialmente com a possibilidade de jogar como zombie ou como herois (pegando a expansao dos X-men)?

    Uma pergunta bonus: Essa 2a edicao incorpora coisas alem das varias mudancas q ocorreram ate o Invaders? Ou seja, tem mais ajustes no core do jogo, ou ela implementa o estado do zombicide invaders, no tema original?

    Valeu..

    Obrigado! 
    Então, eu sempre gostei do cenário urbano de Zombicide, e acho que o da Marvel vai ser parecido. To curioso sobre isso de poder jogar com heróis normais e zumbis. Difícil escolher entre os dois viu, porque realmente curti muito esse... E parece que a Galápagos vai lançar o modo Campanha (história) em futuras expansões para a 2a edição, o que pra mim é mais um atrativo. Se lançarem o RPG então... 
    Sobre o Invader, ainda não joguei mas parece que as marcações fixas no tabuleiro (objetivos, portas fechadas e armas especiais), a entrada de zumbis nos aposentos apenas em áreas escuras, as cartas de zumbis que se ativam já no momento em que entram em jogo, e as múltiplas abominações, foram incorporadas nesta edição. Mas, se alguém tiver mais alguma outra informação, comente aí por favor.

    Confesso que, para mim,  o marvel e o mais tentador de todos. Mas o KS, sem o Galactus, mas com as caixas todas ja ta dando p cima de 350 dolares. E isso que ta quebrando p/ mim. Pior ainda que so frete ainda sao mais uns 100 doletas pela tabela deles, sendo que e mais perto o Michael sair do escritorio e largar la em casa do que mandar pela transportadora seja la qual for... kkkkkkkkk
    Ou eu passar no escritorio deles p pegar.

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Zombicide: Segunda Edição - Zombicide 2ª Edição - Review
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