Fala pessoal!! Chegamos em 2022 e com o ano novo a parte 2 da série sobre as civilizações do nosso querido Clash of Cultures! E hoje vamos para uma civilização que foi muito pedida pelo pessoal lá no Instagram, os Egípcios!
Os Egípcios
Falar do Egito é um tanto complicado e exige "dar uma longa volta" pela história. Aqui nesse artigo vamos falar da Antiguidade Egípcia, ou o famoso "Antigo Egito", uma civilização do Oriente Próximo, no Norte da África e concentrada ao longo do curso inferior do Rio Nilo. Na real, o Antigo Egito era parte de um complexo de civilizações que beiravam o Nilo, também conhecidas como Civilizações do Vale do Nilo.
Também faziam parte desse complexo as regiões ao Sul do Egito, onde hoje atualmente estão o Sudão, Etiópia e Somália.
O Antigo Egito foi uma das primeiras grandes civilizações da Antiguidade, e se aglutinou em torno do ano 3000 a.C. com a unificação política do Alto e Baixo Egito.
Uma curiosidade sobre essa unificação, ela é retratada no jogo Amun-Re, do Dr. Knizia.
Após a unificação a civilização se desenvolveu muito nos três milênios seguintes. Esse sucesso se deve em parte à sua capacidade de se adaptar às condições do Vale do Nilo, se aproveitando da previsibilidade de inundações e a irrigação controlada do vale fértil, para produção das colheitas que geravam excedentes, que alimentou o desenvolvimento cultural e social. Através desses excedentes o governo pode patrocinar a exploração de minérios do vale e regiões do deserto.
Como eu disse, pra falar com detalhes sobre o Egito é preciso MUITO tempo! Aqui foi um breve resumo, agora vamos para os avanços!
Os Avanços Egípcios

Nos avanços Egípcios já podemos notar logo de cara uma característica da civilização que reflete o setup do jogo, a Região Inicial possui um hexágono árido a mais, representando sua localização na região desértica do Norte da África, e isso já nos chama para uma característica muito importante da civilização Egípcia, sua capacidade de prever os períodos de inundação do Nilo para o plantio. O avanço Planícies de Inundação permite que o jogador colete comida ou madeira dos espaços áridos.
Outro ponto muito interessante nos avanços é a Arquitetura. Famosos por seus grandes monumentos, os Egípcios construíram grandes pirâmides, obeliscos, a grande Esfinge e belos palácios, como Luxor por exemplo. Os métodos usados na engenharia Egípcia sempre atraíram muita atenção e admiração de outros povos e nos encantam até hoje, mas também alimentam a arrogância de outros, incapazes de assumir a superioridade arquitetônica de um povo antigo (estou falando com vocês do History Channel hehehehe).
A religião no Antigo Egito também era de uma complexidade grande, acreditava-se em vida após a morte de uma forma quase que literal, tanto que o Embalsamento era praticado para preservar o corpo dos mais abastados no pós-vida. Hoje descobrimos muito sobre essa civilização através dessa prática religiosa, pois junto com a múmia embalsamada os pertences do falecido também eram sepultados não é a toa que Clash of Cultures essa prática dá ao jogador tokens de Cultura.
Uma figura muito importante na cultura antiga do Egito é a do Faraó, que era visto pelo seu povo não apenas como um governante, mas também como um Deus. O Avanço Deus-Homem mostra essa característica. Como uma Teocracia, a sociedade Egípcia na Antiguidade também era uma Autocracia.
Vamos clarificar o que esses termos querem dizer, em uma Autocracia o governante tem poder ilimitado e absoluto, como eram os Faraós. Já uma Teocracia é um sistema de governo onde o poder político se encontra fundamentado no poder religioso. Ora, se o Faraó, um Autocrata é também um Deus, a civilização Egípcia é uma Autocracia e uma Teocracia.
Os Líderes
Imhotep
Foi um homem de muitos conhecimentos, não se sabe muito sobre seu passado antes de atingir o status que o marcou na história. Ele não foi um líder político, e sim um notável arquiteto e médico. Serviu ao faraó Djoser, foi seu primeiro-ministro, astrólogo matemático e arquiteto responsável por uma das primeiras pirâmides egípcias, além de ser atribuído a ele o primeiro uso conhecido de colunas de pedra para suportar um edifício.
Foi o arquiteto da pirâmide de degraus na necrópole de Sakara.
Por ter servido como médico chefe da nação egípcia e por suas inovações arquitetônicas, ele garantiu essas habilidades da Carta de Líder no Clash of Cultures. Segundo alguns textos antigos Imhotep também projetou o próprio túmulo, que ainda não foi encontrado pelos arqueólogos, seria uma lenda?
Ramsés II
Ramssés II, o Grande, reinou entre 1279 a.C. e 1213 a.C., tendo um dos reinados mais prestigiados da história. Foi treinado desde jovem nas artes militares, fazendo com que mais tarde se tornasse um grande líder militar.
Além das conquistas militares que alcançou durante seu reinado, e que lhe rendeu o título de "O Grande", foi durante seu reinado que diversos monumentos e templos foram erguidos no Egito, dando à sua Carta de Líder a habilidade
Monumental.
Ramsés II lutou diversas batalhas, mas uma das mais importantes foi a Batalha de Cades, travada entre o Egito, comandado por Ramsés II e os Hititas, comandados por Muatal II às margens do Rio Orontes, onde hoje é a Síria.
A batalha terminou com um "empate técnico" mas Ramsés II soube usar os rios e a costa marítima ao seu favor nas batalhas. Um registro da Batalha de Cades diz que as forças Egípcias desbarataram os carros Hititas empurrando-os para o rio, fazendo com que perecessem nas águas. É um feito pouco conhecido, mas faz valer sua habilidade de
Poder Costeiro na Carta de Líder.
A múmia de Ramsés II está preservada no Museu Egípcio, no Cairo, é a múmia de um homem idoso, com rosto longo, nariz e maxilar proeminente. Foi um líder notável, exímio militar e administrador.
Cleópatra
Uma das últimas governantes do Egito, após sua morte o Egito tornou-se uma província do Império Romano. Cleópatra VII Filopátor, seu nome completo, era uma membro da dinastia ptolomaica - dinastia que governou o Egito de 303 a. C até 30 a.C.. Leva esse nome devido ao fato dos seus soberanos terem assumido o nome Ptolomeu, em função do nome do seu fundador, Ptolomeu, um dos generais de Alexandre, o Grande. Mas vamos deixar de lado um pouco a história dos Ptolomeus...
Uma das líderes mais famosas da história do Egito, logo por isso já recebe a habilidade
Lendária na sua Carta de Líder.
Cleópatra governou o Egito e outros territórios como uma monarca absoluta, muito carismática e em uma época completamente diferente dos outros líderes do Clash of Cultures, Cleópatra reinou como uma Rainha.
Durante seu reinado o Egito já fazia parte do que chamamos na historiografia de Antiguidade Clássica, com muita influência grega e romana. Era muito conhecida entre os diversos governantes de civilizações vizinhas, como os romanos por exemplo. Em um mundo onde homens governavam como exímios generais, a
Senhora conseguia dobrar quem cruzasse seu caminho, apenas com seu carisma e poder. Não era simples tomar o poder de um território que pertencia ao reinado de Cleópatra. Acho que isso explica bem sua habilidade na Carta de Líder.
A morte de Cleópatra é envolta em mistério, aos 39 anos teria, segundo crença popular, cometido suicídio ao permitir ser mordida por uma serpente, mas segundo alguns historiadores gregos e romanos ela teria se envenenado usando um produto tóxico ou um instrumento afiado. Isso é relatado através de documentos antigos. Historiadores modernos debatem se houve mesmo suicídio ou assassinato.
Bem, é isso pessoal! Acho que o texto ficou grande, mas é difícil falar sobre Egito Antigo com poucas palavras!
Até a próxima!