Excelente cast! E FINALMENTE estou atualizado no feed do GBG! (Aêêêê!)
Com a participação do toledoesilva, isso aqui só não virou o Meeple Vortex porque não tinha piada do tio do pavê!
Parabéns a todos!
E achei muito legal a definição de multiplayer solitaire como jogos solos jogados ao mesmo tempo.
Queria discordar apenas num ponto do Gustavo (provocado pelo Toledo) quando ao ter um tipo de interação que não é positiva ou negativa olhando um efeito lá na frente. Acho que isso complica um pouco a estruturação dos conceitos. E pra isso vou usar o próprio exemplo de Catan, que se disse ser positiva (os dois ganham) e, por conta disso, quem ganhou pode prejudicar (até no próximo turno) a pessoa com quem negociou. Pra ficar mais fácil a categorização acredito que é mais útil avaliar se a interação é positiva ou negativa apenas no efeito imediato para as partes envolvidas (porque, no futuro, se o jogo é competivivo, o que você quer é ganhar de quem negociou). No mesmo sentido, interação direta ou indireta também deve ser vista apenas imediatamente, porque todo jogo que tem interação direta, você também afeta o outro jogador com consequências de ações no futuro.
Pra saber se é positiva ou negativa, direta ou indireta, eu proporia os seguintes questionamentos:
Os dois têm um resultado imediato e positivo (ou negativo) decorrente da interação?
O alvo da ação do jogador é algo que pertence a outro jogador (ou é algo que não é do outro jogador, mas interfere na sua próxima decisão)?
Outras informações que poderiam ser dadas sobre o jogo seriam a intensidade e a frequência da interação (direta ou indireta / positiva ou negativa). E, talvez esse possa ser um ponto sensível para saber se um jogo é ou não apropriado para um determinado perfil de jogador.
Eu escrevi que apenas iria discordar de um ponto, né? Vou apenas questionar um segundo ponto: 
butilheiro: Por que combates precisam ter um território? Normalmente um jogo exclusivamente de cartas não tem territórios e eu consigo imaginar combates neles. E porque precisam disputar um território? Por que não podem apenas disputar um bem ou eliminar uma ameaça?
O Toledo lembrou do Tabulices, que era um podcast que discutia muito sobre conceito de jogos, termos usados e que falou sobre interação. Eu também queria lembrar que o Lukita desenvolvia também o "Meeple Academy" (em quadros do Meeple TV Radiocast ou em vídeos autônomos) com as mesmas intensões. Coincidentemente, Toledo, Lukita, Danilo e PH são professores.