Em um futuro distante, a raça humana decide controlar a vida pós-morte, criando seu próprio Jardim do Éden. Chamado de Neevah (lê-se ni-i-vá), esse utópico local é um ambiente totalmente digital, onde a alma de pessoas falecidas são transformadas em dados. Estando no Purgatório, você deve trilhar uma jornada de evolução e autoconhecimento, enfrentando uma horda de criaturas angelicais (simbolizando seus pecados em vida). Conseguirá você ascender ao Paraíso ou declinará ao Inferno?
Imagem meramente ilustrativa do logo do jogo
O jogo
Rising Souls é um jogo de cartas no estilo Rogue-like, para 1 jogador. Trazendo características únicas desse estilo, o jogador terá uma variedade de armas a sua disposição, ao qual deverá combiná-las para derrotar diversas criaturas angelicais, que tentarão impedir sua entrada no Paraíso. Os inimigos surgirão de forma aleatória, sendo um desafio novo ao jogador a cada run (tentativa).
Da esquerda para a direita: Cartas de Habilidade [2]; de Chip; de Combo e de Inimigo
Imagens meramente ilustrativas
O sistema de loop, em que o jogador tem uma nova tentativa de finalizar o jogo, porém começando mais forte, está presente em Rising Souls. Todavia, aqui, o jogador terá um número limitado de rodadas para terminar a partida, fazendo com que suas decisões sejam ainda mais cruciais.
Como jogar?
Rising Souls mistura o gerenciamento de mão com características de deckbuilding, unindo essas duas mecânicas a uma Trilha de Ação, onde o jogador jogará as cartas escolhidas, que além de realizar seus efeitos, ainda podem ser modificadas por cartas de Chip e/ou utilizadas para formar os incríveis Combos.
Player Board, com a Action Track (Trilha de Ação), representado pelos Slots de 1 a 5
Imagens meramente ilustrativas
A partir de um deck único de cartas de Habilidade, formado pelas armas que deseja usar, o jogador sacará cartas para formar sua mão (até o limite de 5 cartas). Durante o seu turno, ele jogará essas cartas nos slots (espaços) disponíveis na Trilha de Ação, realizando seus efeitos.
Cartas de Chip, que estão alocadas abaixo de cada slot, fornecem benefícios às cartas que são jogadas naquele slot. Já as cartas de Combos fornecem habilidades que podem ser ativadas caso o jogador jogue cartas de Habilidade em uma determinada sequência.
Após finalizar seu turno, é a vez dos inimigos. Com suas próprias habilidades, eles ativarão seus efeitos, infringindo dano ao jogador, debilitando-o ou aumentando o próprio poder de combate. Ao final de cada turno, um novo inimigo entrará em combate (até o limite de 3 inimigos simultâneos).
Demonstração de uma rodada do jogo, com Cartas de Habilidade na Trilha de Ação, ativação de um Combo da carta de Brutal Combos e dois inimigos em combate
Imagens meramente ilustrativas
Ao derrotar inimigos, o jogador absorve dados deles, adquirindo mais poder. As recompensas são novas cartas de Habilidade ou de Chip (ficando à escolha do jogador), que imediatamente vão para a mão do jogador ou para um slot na Trilha de Ação, respectivamente.
Quando a vida do jogador chega a zero pontos, a run (tentativa) é finalizada. Porém, caso ainda não tenha atingido o número de rodadas máximas da partida, o jogador terá uma nova tentativa. Mas antes de iniciá-la, ele poderá se preparar melhor, tendo diversos benefícios que podem ser adquiridos nessa etapa de jogo.
O jogo termina se uma de duas condições forem alcançadas: 1) O jogador consegue derrotar o Chefe da partida, tornando-se vencedor ou; 2) O limite máximo de rodadas é atingido e o Chefe não foi derrotado, decretando a derrota do jogador.
Sobre o projeto
Rising Souls é o “primeiro” jogo de minha autoria. Sou Felipe Scheuer, tenho 31 anos, amante de jogos de tabuleiro e, agora, game designer.
Coloquei entre aspas a palavra primeiro, pois esse jogo encontra-se em desenvolvimento, na data de publicação deste post. Ele já passou por diversas etapas ao longo de sua concepção, que iniciou em meados de Agosto, durante a mentoria realizada com Tomás Queiroz, da Cordilheira Games.
Assim como amigos meus, colegas da mentoria e outros game designers da Oficina do Playtest, você pode ajudar no desenvolvimento de Rising Souls. Se curtiu a proposta, você pode entrar em contato comigo por DM para marcarmos um playtest via Tabletopia.
Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas por DM ou nos comentários abaixo.
Desde já, agradeço a você que leu o post até aqui.
Assim que novas atualizações surgirem, venho compartilhar com vocês.
PS: Não prometo um vídeo sobre o jogo no momento, pois ele está em constante mudanças (além que preciso aprender a fazer vídeo hehe)