Raio::Raitz::Raio::Bacana seu texto.
Mas me peguei pensando: não são todos os jogos mais do mesmo? Mais e mais do mesmo?
Pra quê um novo jogo de colocação de peças se já existe o Carcassonne? Ou um novo de negociação se todos são de no mínimo três jogadores e já existe o Catan?
Cada vez mais eu, infelizmente, me pego pensando nisso: será mesmo que preciso conhecer um jogo "novo", sendo que ele é apenas uma implementação de uma mecânica já existente, provavelmente por excelência em algum outro jogo?
Nesse sentido, eu penso na questão de como as mecânicas estão mais voltadas ao tema ou, ainda, como a combinação delas traz um modo de pensar diferente e interessante. Às vezes, a repetição das mecânicas não traz novidade a jogadores mais experientes, mas vai divertir os novos. A "repetição" também é válida para sanar a vontade de jogar aquele OOP que o novato chegou tarde no hobby para adquirir.
Enfim, a repetição é bom para uns e ruim para outros.
Entendo o que você quis dizer e digo mais, você tem razão. Porém tudo o que eu escrevi foi num sentido diferente desse que você disse.
A questão pra mim não é privar novos jogadores de conhecerem jogos e com certeza nenhum jogo é insubstituível (excluindo, claro, a memória afetiva e gosto pessoal de cada indivíduo), porém também é claro pra mim que nenhum jogo é inovador o suficiente para que eu fique me perguntando se vale a pena comprar ele ou não.
Foi apenas uma forma amargurada de expor meus pensamentos em palavras.
Todos os jogos são bons. O que estraga são as pessoas que o estão jogando.
Bom, acho válido comentar aqui um ponto.
Há muita dificuldade em se conseguir algo realmente inovador devido ao próprio mercado.
Tenho em mente criar um jogo e seria de fato algo surpreendente, uma mecânica nunca antes vista.
Porém tenho consciência de que, para algum dia chegar a ser produzido por alguma editora, será preciso observar os custos.
A maioria dos jogos atualmente utiliza componentes simples, como cartas, punchboards e meeples. E, se dessa forma já custam caro, imagine um que possua componentes de difícil obtenção.