ARE BABA! Quantos dados! Provavelmente seria assim que você se expressaria em 2009 caso se deparasse com esse jogo. Ou talvez não! O que importa é que hoje, meu Nobre Leitor, falaremos de outro Caminho das Índias, falaremos sobre Rajas of The Ganges, ou só Ganges aqui na América do Sul. Então pegue seu elefante e vamos nessa jornada.
Em Ganges, cada jogador representa Rajás e Ranis, príncipes e princesas, que devem usar seus poderes e riquezas para expandir a Índia. Esses Nobres, têm de desenvolver e prosperar suas províncias a fim de torná-las ricas e magníficas. Para alcançar tudo isso, serão necessários dados… muitos dados.

De forma mais objetiva, nesse jogo você deve desenvolver sua província no melhor estilo de alocação de trabalhadores. Suas ações são geridas pelos dados coloridos em seu poder. São quatro cores de dados e são praticamente seu recurso principal,tendo em vista que TODAS AS SUAS AÇÕES, dependem do uso deles. O principal deles, é o de comprar tiles. Esses tiles serão os territórios de sua província. Para adquirir esses territórios, você precisa ter nos dados o número correspondente ao tile desejado. Mas antes de falar sobre isso, tenho de falar sobre as várias ações do jogo.
Durante o seu turno, cada jogador deve alocar em um dos quatro espaços principais do tabuleiro. Se alocar um trabalhador na Pedreira, você pode realizar uma ação de construção em sua província. Alocando no Mercado, o jogador recebe riquezas pela quantidade de bancas em seu território. No Palácio, os trabalhadores lá alocados podem dar vários benefícios, de acordo com o aposento selecionado. E no Porto, avança-se no rio Ganges para usufruir dos mais diversos benefícios, desde pontuações imediatas, até ganhar mais dados ou bônus de construção.
Voltando a falar dos tiles, eles são determinantes para alcançar a vitória. Como dito anteriormente, ao utilizar a ação da Pedreira, é possível comprar um tile e alocá-lo em seu território. Esses tiles possuem “estradas” que devem ser levadas em conta por dois motivos:
1 - Existem construções especiais em alguns tiles. Essas construções lhe garantirão muitos pontos ao decorrer do jogo, mas para contar, é necessário que elas estejam ligadas à sua residência do seu tabuleiro de jogador.
2 - As Bancas são a principal forma de ganhar dinheiro com a ação de Mercado. Então, montar um território com várias bancas, é bem vantajoso para conseguir moedas extras ao longo da partida.
Mas não só de dinheiro se vive próximo ao Grande Rio. Pois também é necessário conquistar pontos de Glória ao longo de sua jornada. E aqui meus Nobres é que entra toda a matemática que você aprendeu (ou não) no ensino médio. Em Ganges, vence o jogador que primeiro cruzar a trilha de Riqueza e a de Glória. Caso ocorra de dois ou mais jogadores cruzarem as trilhas na mesma rodada, vence aquele que primeiro fez os marcadores se ultrapassarem.
Ganges tem uma pegada estratégica muito bem feita. Você deve não só controlar os seus dados (e o número contido neles), mas também a melhor hora de cruzar certos pontos das trilhas, uma vez que, além de desbloquear mais trabalhadores para você, é possível também conquistar vários benefícios que lhe auxiliarão ao longo de sua jornada de desenvolvimento de sua província.
Outra coisa genial presente aqui é a Trilha de Karma, que serve como uma forma de mitigar a sorte dos dados. Ao usar um Karma, é possível inverter seu dado, isso quer dizer que um 1 pode virar um 6, um 2 se torna um 5, e assim sucessivamente. Não é uma belezura tal como os trabalhadores de Burgundy, mas permite que o jogador faça boas jogadas sem ter que desperdiçar uma ação tentando conseguir um dado específico.
Rajas of the Ganges possui um modo básico, que foi mais ou menos resumido aqui,e os modos Navaratnas, onde usa-se o verso do tabuleiro do jogador e os recursos iniciais são diferentes, o Módulo Ganga, onde os espaços do Rio são modificados além dos espaços do Palácio.
Meus Nobres Rajás e Ranis, esse foi um breve resumo sobre esse jogo maneirissímo que conheci lá no Yucata. Como o preço dele tá bem salgado por aí, você pode usar o site para conhecer essa e outras maravilhas. 100% gratuito. Eu fico por aqui, um abraço e até a próxima.
Gostaria de agradecer imensamente a queridissíma Russanet por disponibilizar as fotos do jogo dela para que esse texto pudesse ser apresentado à vocês da melhor possível. Valeu demais Claudinha, te adoro.
Confira nossas Redes Sociais: https://linktr.ee/losttoken
Site Oficial: https://losttoken.com.br
Feed: CorujaCast – Lost Token
Apoie a Coruja: PicPay
Pra pimpar seus jogos, é só conferir o catálogo da Ludo 3D!: https://www.ludo3d.com.br/
E pra jogar o jogo citado e muito mais, é só dar um pulo na Funtasy Bar e Jogos!: https://funtasy.com.br/