Respondendo meu querido amigo Prof. Fernando, segue MINHA avaliação sobre o FIVE TRIBES:
A primeira vista o FIVE TRIBES é único e extremamente admirável: conjunto de regras simples somado a uma mecânica de mancala, combinada com diferentes habilidades dos meeples e efeitos em bloco, que desencadeiam maneiras fascinantes e interligadas de marcar pontos.
Para mim, contudo, com o passar da partida, tal cenário criou um quadro de difícil leitura das jogadas possíveis. Ainda mais, sob uma análise de competição sem curva estratégica. Explico: considerando que o tabuleiro muda constantemente, cada jogada que antecede seu turno cria oportunidades e, ao mesmo tempo, destrói possibilidades percebidas naquela rodada, tornando jogo muito mais tático do que estratégico, em essência.
Diria, sem medo de claudicar, que essa condição tática não é o ponto mais negativo do jogo, embora tire o charme conquistado inicialmente.
De fato, o que contribuiu para uma experiência insossa foi o tempo de inatividade intraturnos e o excessivo AP (analisis paralisis) ocorrido. As constantes alterações nas posições dos meeples no tabuleiro provocaram momentos de inação de determinados jogadores, com consequente quebra no ritmo da partida e, sem ritmo, questões extra jogo (celular, lanche, etc) ganharam relevância e atrapalharam ainda mais a execução da jogatina.
Para além, a ausência de “evolução” do player durante a partida (aquisição de habilidades ou poderes específicos) me pareceu ser uma carência importante, que os gênios não supriram. Talvez não caiba no design do jogo a existência de conquistas acumuladas e suas ações combinadas, mas um bom e velho combo talvez aliviasse as constantes frustrações.
Por fim, as paulatinas restrições ocorridas no arco de ações durante a partida causaram um fim de jogo anticlimático. Começo com inúmeras movimentações e final bem travado.
Por tudo dito, minha nota para o FIVE TRIBES, na escala do pessoal do Spieldesdjows é 6 (“Nem bom, nem ruim, a experiência neutra. Provavelmente o mesmo grupo, na mesa, sem jogar nada apenas conversando, iria gerar no mínimo o mesmo nível de entretenimento.”). Já no ranking extraído da minha planilha ele obteve nota 6,4, considerando que no quesito “componentes” ganhou um ótimo 7,5.
Abraço.