Uma briga entre aldeões e samurais ou uma guerra entre os jogadores? O card game Hagakure coloca todos em uma disputa simples, mas acirrada. Cada turno é uma batalha e cada rodada acumula (ou pune) as táticas na mesa. Vamos ao review:
Ficha do Jogo Número de jogadores: 3-5 Idade recomendada: 10+ Duração da partida: 25 minutos Fabricante/Editora: Studio H/Buró Editora
As Regras Em Hagakure, o objetivo é marcar mais pontos do que qualquer outro jogador. A carta mais alta jogada vence aquele turno. Se um samurai for jogado, então cada um dos outros jogadores deve jogar um samurai, se possível. Um “velho tolo” jogado sozinho não vale a pena, mas se um segundo ou terceiro for colocado no turno, então o último jogador a jogá-lo ganha o confronto.
Cada jogador começa com cinco tokens “Nobori”. Cada um deles possui um poder especial, e um jogador pode escolher jogar exatamente um, após olhar as cartas. Os jogadores ganham 1 ponto para cada turno ganho, e 1 ponto por capturar outras cartas. Um jogador que não venceu nenhum turno perde 2 pontos. Após 5, 8 ou 9 rodadas, segundo o número de jogadores, quem tiver mais pontos acumulados vence o jogo.
A Jogatina Esse jogo de vaza simples, mas bem divertido, já agrada na entrada. As belas ilustrações e o bonito estilo combinam demais com o tema. O que é um feito, pois a jogatina é bem abstrata, depende apenas das combinações dos números. Com apenas dois naipes (samurais e aldeões), Hagakure é bem acessível para a família.
Para quem não dispensa um bom confronto, as exceções à regra de maior número são bem usadas. Samurai tem que lutar com outros samurais, sempre que possível. O guerreiro mais fraco, a carta 18, dá mais um ponto para quem conseguir ficar com ela no fim do turno. O velho tolo pode virar a disputa, se outros jogadores conseguirem usar seu poder.
Os token Nobori acrescentam táticas interessantes. A alternativa de poder trocar as cartas na mão ou ver a mão de alguém amplia a tensão e a estratégia. Em 3 ou 4 jogadores, é preciso ler bem a mesa para saber quando ativar um dos poderes. Com cinco, o desafio é escolher o melhor para cada rodada, já que é quase obrigatório o uso com a mesa cheia.
Porém, Hagakure roda melhor com quatro ou cinco jogadores. Não que a partida em três não seja boa, o que atrapalha é a duração. Se fossem mais curtas, daria a sensação de “vamos jogar só mais uma partida?”. E, dependendo do desempenho de algum jogador, fica difícil virar a disputa nas rodadas. Para quem gosta de jogos de vaza, Hagakure é uma ótima adição na coleção.
+ Pontos positivos Jogatina rápida e divertida Belas ilustrações
- Pontos negativos Partidas de 3 jogadores poderia ser mais curta Roda melhor com mesa mais cheia
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